Teco, teco teco, teco, teco
Na bola de gude era o meu viver
Quando criança no meio da garotada
Com a sacola do lado. eu jogava pra valer ...
Sempre que escuto essa música volto á infância e me vejo com uma lata na mão cheias de bilocas! E não era pra jogar não! É que sempre tive mania de colecionar tudo. Bem que eu queria jogar mas os meninos não deixavam "isso não é brincadeira de menina"- diziam. Eu não insistia, mas ficava por perto, olhando o jogo e pensando com meus botões: nunca vou "jogar à vera!" - imagina se eu perco e tenho que entregar minhas bolinhas...
Das brincadeiras dos meninos era a que mais me encantava.Lamento que o jogo de biloca, assim como outras brincadeiras de rua tenham desaparecido da infância das novas gerações.Bolinha de gude passou a fazer parte das brincadeiras folclóricas, embora ainda sejam produzidas em diferentes cores e tamanhos. E eu até hoje continuo colecionando essas encantadoras bolinhas de vidro.
ORIGEM DO JOGO
Registros históricos e arqueológicos mostram que o hábito de jogar com bolinhas é muito antigo.As primeiras notícias são do ano 3.000 a.C. Em um túmulo de uma criança egípcia, foram encontradas bolinhas feitas de pedras polidas de jade e de ágata, datadas de 1.450 a.C.O Museu Britânico tem em seu acervo bolinhas da Ilha de Creta, na Grécia,datadas de 2.000 a.C. feitas de materiais como o mármore, cerâmica, madeira e até ossos de animais.A Civilização Romana conhecia jogos com bolinhas.O jogo era tão popular na roma dos Césares,onde era conhecido como "esbothyn", que o imperador César Augusto, tinha o costume de parar na rua para assistir as partidas. Romanos brincavam com nozes, que acabaram tornando-se símbolo da infância e dando origem a expressão "nuces relinquere" , que significa " deixar as nozes" para se referir à passagem para a vida adulta.Avelãs, castanhas, azeitonas e sementes com formas arredondadas também eram populares.
O nome "gude" vem do provençal "gode" que significa "pedrinha redonda e lisa"
Reprodução do quadro Children's Games, de Pieter Bruegel (1560)
Pertencente ao Kunsthistorisches Museum, em Viena
Mostra várias brincadeiras de crianças.
No destaque, o jogo de bola de gude
O nome "gude" vem do provençal "gode" que significa "pedrinha redonda e lisa"
Com a fabricação do vidro, as bolinhas passaram a ser feitas com esse material.E foi com bolas de vidro que a brincadeira chegou ao Brasil, trazida pelos colonizadores portugueses.
O brinquedo logo popularizou-se no país e recebe diferentes nomes: biloca, baleba, bilosca, birosca, bolita, búraca, búrica, cabiçulinha, firo, pirosca, ximbra, berlinde, bute e bilha.
ONDE JOGAR
COMO JOGAR
Existem várias maneiras de jogar.Pode ser com o objetivo de conquistar as bolas do adversário ou simplesmente testar a precisão dos movimentos; mas a base de todas, é tentar acertar as bolas nas áreas delimitadas (linhas, círculos, buracos) e na dos adversários, podendo conquistá-las ou não.Depende se os participantes combinaram jogar pra valer "jogar à vera"- "jogar à ganhe" ou seja, concordando em perder as bolinha se for o caso, ou ficar com as suas bolinhas no final do jogo, de decidirem "jogar à brinca" - "jogar a brinques"
Algumas Formas de Jogar
1 - Loca
1 - Loca
Faça um buraco no chão.De uma distância de aproximadamente de 3 metros, cada jogador deve tentar colocar a bolinha no buraco.Quem conseguir ganha 1 bolinha de cada jogador.Quem errar vai para o fim da fila.Ganha o jogo quem conseguir ganhar mais bolas dos adversários.
2 - Três covinhas, Búlica ou Borroca
Faça três buracos (covinha) em linha no chão de terra, com uma distância de 2 metros entre eles.Para decidir quem começa, joga-se uma bolinha na direção da covinha mais distante;ganham preferência os que chegarem mais perto.O jogador começa lançando uma bolinha em direção à primeira covinha. Se errar passa a vez ao próximo jogador.Se acertar ele tenta lançar na segunda covinha.Dessa vez ele continua jogando, mesmo que a bolinha fique a um palmo da cova..O objetivo é acertar as três covinhas, em sequência, na ida e na volta.Quando acertar a primeira covinha, pela segunda vez, o jogador ganha o direito de "caçar" as bolinhas dos adversários.Assim, cada vez que ele jogar e acertar uma bolinha do adversário,essa bolinha fica pra ele.
3 - Biroca
|
4 - Mata - Mata
É a mais simples das modalidades: cada jogador deve tentar acertar a bolinha jogada pelo anterior e, assim, ganhá-la para si. O jogo começa com uma bolinha grande colocada no chão, em espaço livre. O primeiro jogador tenta acertá-la, o segundo mira a bolinha do primeiro e assim por diante. O jogo só acaba quando os participantes quiserem.
5- Triângulo
Nesta modalidade, risca-se um triangulo na terra. São colocadas no interior deste, três bolinhas de cada jogador.O objetivo é "matar" as bolinhas dos adversários, até que não existam mais bolinhas para serem atingidas.Para isso um jogador joga a sua bola contra a do adversário, tentando tirá-la de dentro do espaço, ou seja ele deve "tecar" a do outro e tirá-la do espaço delimitado.A bola que ele jogar não deve ficar dentro do triângulo, senão ele perde a vez.Ganha quem conquistar o maior número de bolinhas.
Fontes:
- História dos Esportes - Orlando Duarte- Editora SENAC
- Pesquisas Google - Wikipédia Fotos: Imagens Google
FOTOS :
Imagens Google
Imagens dos desenhos de Ivan Cruz
Joguei muito isso Arilza, e era um jogo espetacular para a garotada. Torneios intermináveis, e a emoção do jogo "à vera" que acontecia de vez em quando. Uma delícia esquecida que você trouxe com maestria à tona. Obrigado.
ResponderExcluirPrimeiro tirávamos o ponto.
ResponderExcluirAgora começava a brincadeira: mata mata ou búlica ou zepe ou triangulo... a vera ou a brinca!
Jogo com os meus netos ainda!
Mesmo que você tenha mais de 100 anos, mesmo que exerças um daqueles cargos sociais que façam parecer que você -e mais ou maior ou com muito poder, ... nào deixe que a criança que você tem dentro do teu coração morra! Continue brincando!
Ivan Cruz
Uma delícia de brincadeira que anda esquecida.
ResponderExcluirMargarida Maria Guimarães -Guaratinguetá/SP
ainda jogo com os meus colegas da escola,só jogo "á vera" e de vez em quando jogo "á brinca,na minha escola se joga diferente,se joga assim:faz uma linha na terra,ai joga a ximbra(como meus colegas chamam),quem ficar mas perto da linha começa o jogo,ai faz um bura(como meus colegas chamam o buraco),quem entra dentro do "bura" deve acerta o outro adversário,se acerta e for a "vera" vai ter que pagar 1 ximbra ao ganhador,se for a "brinca" paga nada Emerson Danillo,de Boca da Mata (AL)
ResponderExcluirEsse jogo para Android:
ResponderExcluirhttps://play.google.com/store/apps/details?id=br.playapp.boladegude