SEBRAE - Catálogo de Artesanato do RN
O primeiro artesão foi Deus, que, depois de criar o mundo todo, pegou o barro e fez Adão.
(artesão anônimo da Paraíba)
A arte é uma das manifestações mais antigas do ser humano, e existe desde quando o homem primitivo vivia em bandos nômades dependendo da caça e da coleta de alimentos para sobreviver.Esses homens já sabiam pintar e fabricar instrumentos de pedra, de osso e de madeira. Como prova disso, estão as paredes das grutas e cavernas como da Lascoux na França, Altamira na Espanha, Serra da Capivara no Piauí ,Sítio Arquelógico Xique-Xique em Caraúbas dos Dantas no Rio Grande do Norte.
Sítio Xique-Xique -Caraúbas dos Dantas RN
No Brasil os índios já eram mestres na arte da pintura, da cestaria e da cerâmica, muito antes da chegada dos portugueses. Eles já utilizavam pigmentos naturais e produziam cocares, tangas e outras peças de vestuário ou ornamentos feitos com plumas de aves. Podemos até afirmar que os nossos índios foram nossos primeiros artesãos.
Índio na FIART - Natal - RN
Infelizmente no Rio Grande do Norte não temos uma produção significativa do belo artesanato indígena. Aliás, indio por aqui só se ouve falar durante o carnaval com os blocos e escolas de samba.Desde o início do século XX, segundo dados históricos, já não havia remanescentes indígenas no estado. "Estava decretado o fim dos índios potiguares". Hoje, sabe-se que há um número relativamente importante de registros da presença indígena no estado,apesar do não reconhecimento oficial pela FUNAI.A arte indígena que encontramos nas feiras de artesanatos são, na sua maioria, produzidos pelos índios potiguares que vivem na Baía da Traição na Paraíba e na comunidade da praia de Sagí no Rio Grande do Norte.
A PRODUÇÃO ARTESANAL NO RN
Esteira de Fibra de Carnaúba
Sisal - Cerâmica - Cabaça
Fibra de carnaúba
Trançado de Cordão -Varanda de Rede
FIBRA DE COCO
Os produtos artesanais sofrem variações de município para município,de acordo com a presença e abundancia dos materiais encontrados.Assim são marcas registradas: as cachaças de Parnamirim e Caicó, a cerâmica de São Gonçalo do Amarante, os bordados, as redes e os artigos de couro de Caicó, as rendas de Alcaçuz, as bolsas de fibra de carnaúba Assu e de sisal de Lajes Pintada, a arte entalhada em madeira da região do Seridó, as garrafinhas de areia colorida da praia de Tibau em Mossoró, entre outros.
Santo Antônio do Potengi
São Gonçalo do Amarante
Cerâmica Azul de
São Gonçalo do Amarante
Cerâmica Preta
de São Gonçalo do Amarante
Arte Sacra- Acar--RN
Mestre Ambrósio
A RENDA E OS BORDADOS
Introduzida no Brasil pelos portugueses e pelos colonos açorianos, a técnica de fazer renda é um trabalho tradicional de vários pontos do litoral brasileiro. Apesar de não ser um produto originalmente brasileiro, tornou-se um produto local através da aculturação e têm um importante papel econômico nas regiões Norte, Nordeste e Sul do País.
O estado produz rendas de bilros, labirinto, irlandesa e filé. E bordados em ponto de cruz, ponto- cheio, rococó, richellieu e redendê. A região do Seridó concentra a maior produção de Bordados e de Renda Irlandesa ou Renascença. No litoral é maior a produção de rendas de bilros, de labirinto, e filé. Os bordados do Seridó, atualmente enfeitam as embaixadas brasileiras espalhadas pelo mundo. São toalhas de mesa e diversos tipos de panos de panos utilitários que deixaram o interior potiguar, principalmente após a divulgação e comercialização dos produtos pela internet.
Renda de labirinto
RENDAS
Renda de labirinto
Renda Irlandesa
Renda de Bilros
Renda Filé
Renda Filé Colorida
Renda Renascença
BORDADOS
Richellieu
Redendê
Rococó
Ponto de Cruz
Richellieu- Ponto Cheio
Fontes:
- SEBRAE -Projeto de apoio ao artesanato para a geração de renda-SUDENE - 2002
- SEBRAE - Catálogo de Artesanato do Rio Grande do Norte - ‘Mãos Potiguares – Transformando Arte em Negócios’ - 2010
- Artesanato do Nordeste do Brasil. Vainsencher, Semira Adler - Pesquisa Escolar On-Line - Fundação Joaquim Nabuco - Recife-PE.
- História do Rio Grande do Norte - Luiz da Câmara Cascudo
- Jornal Tribuna do Norte- Natal-RN
- SEBRAE-Catálogo de artesanato do RN
- Imagens Google
- Site da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-RN
- Acervo pessoal
Essa postagem é para a minha irmã Aldenize, a mais entusiasmada e maior consumidora do artesanato potiguar!
ResponderExcluirAldenize Reis AVE MARIAAAAAAAA!!!!!!! Sou realmente a maior fã desse artesato!!!! Amo demaissss!!!!! Jesus! Fico louca!!!!! É lindo! É lindo! É lindooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirhá 4 horas no Facebook·
Beta Lima Aetesanato maravilhoso. Amo, amo, amo...
ResponderExcluirComentário via Facebook
Vera Mayerle Linda postagem!!!Parabéns!!!!
ResponderExcluirhá 51 minutos · no Facebook
AMEI SEU BLOG PARABENS!!!
ResponderExcluirMUITO SUCESSO E FELICIDADES!!!
Amei suas postagens é incrível ver tanto talento e beleza, nos inspira em conhecer melhor nosso norte e nordeste
ResponderExcluirEssa postagem encaixou direitinho com a pesquisa escolar do meu menino. Valeu!
ResponderExcluirMuito lindo, mas uma pena não ter endereços ou telefone dos artesões para comprar.
ResponderExcluirOnde posso adquirir um cocar pra um apresentação cultural e que tenha um bom preço. O evento será em homenagem aos caboclos e estou com dificuldade de encontrar. Se alguém souber onde posso adquirir por um valor módico, por favor entre em contato, pelo e-mails até sábado próximo. Luciane_monnerat@hotmail.com - aguardo notícias, muito grata.
ResponderExcluirArtesanato riquíssimo. Parabéns pelo seu blog.
ResponderExcluirVeja milhares de fotos de Barra do Piraí - RJ, em: https://barradopirai-rj.blogspot.com.br/
olá você comercializa xales em renda de bilros ou na renda filé?
ResponderExcluirAdoro o artesanato nordestino, saudade das feiras que faziam aqui no sul onde expunham seus trabalhos, compramos vários deles, ainda tenho alguns que guardo como verdadeiras relíquias.
ResponderExcluirMuito lindo!!
ResponderExcluir