FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

domingo, 11 de setembro de 2011

SABOR SAUDADE: MAÇARANDUBAS






É de dar água na boca! Basta olhar pra essa foto que ativo todas as minhas papilas gustativas; me dá uma vontade enorme de voltar a Natal, e  me embrenhar pelas matas para colher maçarandubas. Das frutinhas do morro, maçarandubas eram especiais, e no período  de safra tinha em abundância. As maçarandubas eram também vendidas nas portas - o vendedor passava  com dois balaios cheinhas delas (os balaios eram presos por  cordas em um pau resistente, chamado de galão, que o vendedor colocava nas costas); a medida para comprá-las era em litros, geralmente uma lata de óleo vazia servia de medida. Maçarandubas! Olha a  maçaaaaaa...! gritava o vendedor; e eu corria com uma vasilha mão - quero um litro bem cheio! Levei muita bronca do meu pai porque na maioria das vezes nem lavava as frutinhas, o que eu queria mesmo era me deliciar com aquele leite docinho e pegajoso. Doce sabor de infância ! Sabor Saudade.



 
                                  Maçarandubas colhidas na Mata Estrela


Com a ocupação dos morros e, consequentemente, com o grande desmatamento ocorrido na cidade, a partir da década de 60, as frutas da mata já não fazem parte do cotidiano pessoas. As crianças nem as conhecem, e só aqueles que se aventuram a fazer as trilhas do Parque das Dunas podem encontrar  maçarandubeiras ainda preservadas. Felizmente foi criado o Parque das Dunas, e a sua preservação possibilita às gerações presente e futura,  a oportunidade de conhecer a fauna e a flora nativa desse ecossistema e, quem sabe um dia poder saborear as delícias que a Mata Atlântica tem a nos oferecer.




                 Maçarandubas  de tabuleiro -Foto tirada na Mata Estrela -Reserva 
                                      de Mata Atlântica em Baía Formosa- RN



Esse ano quando visitei o Parque Pituaçu em Salvador, meu irmão me fez uma  surpresa: me levou para ver um pé de maçaranduba que tem dentro do parque, (pelo tronco da árvore deve ser uma maçarandubeira centenária) encontrei também alguns frutos caídos no chão, resquícios do período da safra. Nem preciso dizer da minha alegria ao ver aquela árvore! O encontro com aquela maçarandubeira, foi também um encontro comigo mesma, com as minhas raízes, com a minha infância- acho que nas minhas veias corre um pouco do leite de maçaranduba! E com a intimidade de quem está diante de uma velha conhecida, fotografei a árvore de todos os ângulos e vou guardar as fotos como quem guarda uma relíquia. Enquanto fotografava prometia a mim mesma que, ao voltar à Salvador, iria rever aquela árvore, como quem vai rever uma grande amiga de infância.


                        Maçarandubeira do Parque Pituaçu em Salvador - Bahia


Maçarandubas


No Brasil, as maçarandubas do gênero Manilkara consiste de 19 espécies, apresentando registros em formações de floresta Atlântica, Amazônica, Caatinga e Cerrado. Pertencem a família  Sapotaceae, a mesma do sapoti.
As maçarandubas que me refiro são do gênero Manilkara Triflora, conhecidas como Maçarandubas de Tabuleiro, encontradas em quase toda região litorânea, do Pará à Bahia.
A planta, um arbusto que geralmente não ultrapassa 3m de altura, possui folhas verdes, de 15 a 60 mm de comprimento; seus frutos são do tipo baga, pequenos, alongados, vermelhos, alaranjados e pretos quando bem maduros. 
                  



                                                       




Fontes:

Site: Seres Vivos da natureza-Maçarandubas
Renato Braga-Plantas do nordeste, especialmente do Ceará.Fortaleza: coleção Mossoroense
Volume XLII-1996-pag.329
http://www.parquedasdunas.rn,gov.br/flora.asp


Fotos* Imagens Google
            Site: Seres vivos do RN-Maçarandubas
            Tiradas na Mata Estrela, às margens da lagoa Coca-cola-Baía Formosa-RN.
             
            Acervo pessoal - fotos tiradas "in loco" na Mata  Estrela
            Baía Formosa - RN





17 comentários:

  1. Marilda Nascimento Prefiro nem dizer nada e ficar degustando com os olhos só quem conhece como nós sabe o sabor dessa fruta, que deveria exister em todo Planeta Terraai que saudaes faz muito tempo que não sinto esse sabor rsrsrsrs mais um das suas Arilza bjus
    há ± 1 hora Via Facebook

    ResponderExcluir
  2. Querida Arilza,
    Obrigada por ser minha seguidora.
    Seu blog é maravilhoso!!! Parabéns!!! Vou sempre espiar.
    Ah! Não se preocupe tanto com a adieta, em alguns momentos temos que nos permitir.
    Bjks, Nina.

    ResponderExcluir
  3. Aldenize Reis Sabe que adoro uva coberta só porque lembro do sabor de maçaranduba? Bom demais! Daria qualquer dinheiro para comprar umas... bom demais! Bom demais!
    há 7 minutos Via Facebook·

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua postagem sobre a fruta Maçaranduba (já nem me lembrava mais dela).Um abraço do Marquito.
    Via e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Beta Lima
    Acredita que nao conheco? Quando voce voltar traga para a gente provar. rsrsrsrsrsrs
    há 3 horas no Fscebook

    ResponderExcluir
  6. Margarida Maria Guimarães
    Ai que água na boca...
    há ± 1 hora no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Aline Reis
    Meu tio Neinho ta aki babando, com agua na boca!!!!
    há 13 minutos no Facabook

    ResponderExcluir
  8. Janete Germana
    Não conheço, quero provar!!!!
    há ± um minuto no Facebook

    ResponderExcluir
  9. Liliana Claudia Kreimer
    Nao conheco, com que fruta parece?
    há 28 minutos ·no facebook
    Arilza Pereira Não conheço nada semelhante Lili. É um sapotácea, muito doce, mas que tem um leite muito pegajoso -latex que deixa a boca toda pregada! rsrsrs Só quem foi criança criada próxima a mata atlantica dessas bandas que conhece.Já na cidade não existe mais.

    ResponderExcluir
  10. Aldenize Reis
    Pelo amor de Deus manda pra mim via sedex, estou de água na boca, nao aguento nem ver as fotos!!!!
    há 16 minutos no facebook

    ResponderExcluir
  11. Quer dizer que existe a Massaranduba que cresce muito no caso a árvore e a outra que é um arbusto?

    ResponderExcluir
  12. Moro em Nova Descoberta, Natal/RN vizinho a mata atlântica no tempo da safra vou sempre colher. O sabor é incomparável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando conseguir me contata,tenho sementes de outras frutiferas para trocar ou se vc me vende algumas sementes,faço parte de um projeto de frutas raras,abraço.

      Excluir
    2. POSSO MANDAR ALGUMAS SEMENTE PRA VC VIA SEDEX E -MAIL andrade_tdb@yahoo.com.br

      Excluir
  13. No sítio onde estou construindo tem dois pés de Massaranduba. Um não dá frutos, mas o outro está carregado. Não imaginava que ele era tão importante!!! Super feliz! Sou de Pe em Ipojuca bem próximo a porto de galinhas-Praia

    ResponderExcluir