FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OBA! VAMOS JOGAR PEDRINHAS? DA SÉRIE BRINCADEIRAS INFANTIS

   

Praia de Areia Preta anos 50, no trecho entre o Farol Bar e a Capela de São Francisco. Determinada época o ano a praia ficava repleta de pedrinhas! Era lá que eu me abastecia delas para "jogar pedrinhas". Tinha milhares delas e eu podia escolher à vontade: as mais branquinhas, as mais redondas, as que tivesse um bom tamanho para o jogo. Catar pedrinhas para o jogo era tão importante pra mim como o ato de jogar.



 
                                               Praia de Areia década de 50


ORIGEM DO JOGO

                                           
Segundo Renata Meirelles, autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil" o  jogo de pedrinhas tem origem em um costume da Grécia antiga.Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) e observavam como caíam.Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto), o menos liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos), e o convexo, pranes (4 pontos),conta Renata Meirelles.
Com o tempo,o costume foi perdendo o caráter divinatório, se transformando em brincadeira e os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes.



 

                            Aquiles jogando astrágalos




Elizabeth Lannes Bernardes, da Universidade Federal de Uberlândia -MG, em seu trabalho "Jogos e Brincadeiras Tradicionais- Um passeio pela história escreve:"Nas antigas civilizações os jogos com ossinhos ou pedrinhas serviam de instrumentos divinatórios.Na Odisséia, a deusa Atenas encontra os pretendentes de Penélope jogando pedrinhas: “sentados diante da porta, em pele de bois ,que eles próprios tinham matado, divertindo o espírito com pedrinhas de jogar” (apud. Amado,165).





Tradicionalmente o jogo de pedrinhas era um jogo destinado as meninas,  na minha infância não fazíamos essa distinção; tanto meninas quanto meninos gostavam de exibir suas habilidade nesse jogo, que exige do jogador uma boa coordenação motora.
Esse jogo é conhecido por vários nomes ao redor do país:  no Sudeste é "Cinco Marias" e é jogado com saquinhos de arroz.Em outros lugares,dependendo da região e do material usado no jogo,recebe a denominação de : "Jogo do Osso" -"Nente" - "Belisca" - "Capitão" - "Liso" - "Xibiu" - "Onente"- "Bato"- "Amos" - "Arriós" - "Telhos" - "Chocos" - "Nécara" e "Epotatá" ( que em tupi,quer dizer "mão na pedra"). No Japão recebe o nome de "otedama". 




                               MATERIAL USADO NO JOGo
   

O jogo pode ser executado com cinco pedrinhas, de preferencia, do mesmo tamanho que é a forma mais tradicional do jogo no Nordeste, ou com cinco saquinhos feitos de retalhos de tecido ou feltro, como se costuma jogar no Sudeste.Os saquinhos são recheados com arroz, milho, feijão ou areia.
Curiosidade: no Japão os saquinhos são recheados com feijão azuki e cada um deles possui um sininho no seu interior.



REGRAS GERAIS





Cada participante tem o seu próprio material de jogo(pedrinhas ou saquinhos).
Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo jogador. Quando o outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde parou.
Para decidir quem começa o jogo. os participantes tiram a sorte.Para cada etapa vencida, o jogador ganha ponto ( o número de pontos deve ser combinado com os participantes).
Ganha o jogo quem conseguir o maior número  de pontos.
                                           

                      COMO JOGAR                           



                                                                                                    
  1. Jogar todas as pedrinhas no chão e pegar uma delas sem tocar nas demais;jogar para o alto a pedrinha escolhida, enquanto pega uma das outras quatro que estão no chão, e sem encostar nas restantes; segurar a pedrinha de volta,com a mesma mão, antes que ela caia no chão; repetir o mesmo para cada uma das quatro pedrinhas.
  2. Novamente,jogar as cinco pedrinhas no chão e pegar uma sem tocar nas restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de duas em duas pedrinhas.
  3. Repetir o procedimento anterior,só que agora faz uma jogada pegando uma pedrinha,em seguida outra jogada pegando as três outras que restaram e de uma só vez.
  4. Dessa vez com as cinco pedrinhas na mão, jogar uma para o alto, enquanto coloca as demais no chão; depois joga-se novamente a pedra para cima e pega-se as quatro do chão de uma só vez.
  5. Jogar as pedrinhas no chão e pegar uma sem tocar nas demais;com a outra mão,fazer um túnel por onde as quatro pedrinhas restantes deverão ser passadas, uma de cada vez, enquanto a pedrinha escolhida estiver lançada no ar. Depois que conseguir passar as pedrinhas uma de cada vez, passe duas de cada vez, passe três e finalmente as quatro.
  6. E para finalizar jogar as cinco pedrinhas para o alto e tentar apanhar a maior quantidade possível. com as costas da mão.Nessa etapa o número de pontos é dado para cada pedrinha que conseguir apanhar. 
Observação

Se  o jogador tocar numa das pedrinhas que estão no chão que não seja a escolhida para a execução da jogada ou deixar alguma delas cair da mão, passará a vez para o próximo jogador. 


                         JOGO DAS CINCO MARIAS
                         
                                              
                   

FONTES:

  • Pesquisas Google - wikipédia -a  A Enciclópesia Livre
FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Programa Pic-Nic/Yahoo-Brasil
VÍDEO:
  • Jogo das Cinco Marias -   Enviado ao You Tube por Wanderleif em 06/13/2008



                                  
              

6 comentários:

  1. Aldenize Reis E eu vou jogar aqui com meus alunos.
    há 38 minutos · Via Facebook

    ResponderExcluir
  2. amava essa brincadeira! Mas aqui no Rio se chamava Jogar Pedrinhas. Cinco Marias nunca havia ouvido falar. Meu carinho...

    ResponderExcluir
  3. Eu estou fazendo um trabalho sobre as cinco pedrinhas

    ResponderExcluir