FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sábado, 25 de agosto de 2012

LENDAS E MITOS DO FOLCLORE NORDESTINO : A CORUJA RASGA-MORTALHA ( LENDA DA SUINDARA)



FOTO ADICIONADA POR RAFAEL NOLÊTO
 NO SITE FANTASTIPEDIA
EDITADA POR VENTO NORDESTE



Sempre fui apaixonada, desde muito pequena, pelas histórias contadas pelas pessoas mais velhas sobre as lendas e mitos que faziam parte do imaginário popular. Lembro da minha alegria de sentar na calçada da casa do meu avô e ouvir dele as mais fantásticas histórias sobre aves que dão azar, meninas que se transformam em sapos ou cobras, morcegos que chupam o sangue humano, corujas que anunciam morte. Era de arrepiar- mas eu gostava de ouvi-las e muito! 
Muitas dessas lendas e mitos nascem da pura imaginação, outras a partir de fatos históricos. A maioria foram criadas para passar mensagens ou apenas para assustar as pessoas. Mas todas as histórias que ouvi sobre esses bichos, a que eu mais temia era de um dia  me deparar com uma coruja - essa ave para nós tão agourenta! Quando penso nisso hoje dou gargalhadas, embora para muitos a má fama da pobre corujinha resista ao tempo.



FOTO DO SITE: ANIMAIS -CULTURA MIX

                                                 


Na mitologia greco -romana as corujas estão associadas à Deusa Minerva ou Atena, simbolizando a sabedoria e o dom da clarividência. Hoje, entre nós, ela é o sÍmbolo da Filosofia.Na Europa as corujas eram vistas como bruxas e, para espantar o mal que supostamente pudessem causar, eram amarradas em árvores pelos pés e assim abandonadas para morrer.No norte do Brasil, para alguns, elas representam sorte, para outros, trata-se de almas humanas castigadas pelo mal que fizeram, condenadas a vagar pelas florestas na forma animal, sem que ninguém ouse delas se aproximar ou cruzar seu caminho.



                                                           MINERVA E A CORUJA 
                                                    FOTO DO SITE PHILOESOCIO




Dentre as 19 espécies de corujas brasileiras, uma das mais conhecidas é a Suindara ou Rasga- Mortalha. (Tyto alba).
Para Luís da Câmara Cascudo, a Rasga-Mortalha é "uma pequena coruja alvacenta, de voo pesado e baixo. O atrito das asas lembra um pano resistente que fosse rasgado bruscamente. Os supersticiosos dizem que a coruja está resgando mortalha. Atraída pelas luzes acesas dos aposentos dos doentes, a rasga-mortalha insiste nos seus voos e rumores, assustando a todos, com um aviso de morte inevitável e próxima."





FOTO: WIKIMEDIA COMMONS






A coruja Suindara, a Tyto Alba, pertence a família dos Titonídeos. É uma das aves com maior destribuição no planeta, podendo ser encontrada em diversas partes do mundo, exceto na Antártica. Vivem em cavernas, telhados de celeiros, prédios e em torres de igreja mas podem ser encontradas também em lugares abertos, como terrenos agrícolas e pastagens. Quando acasalam, tornam-se parceiros para toda vida. O macho inicia a corte fazendo um voo de exibição, com fortes batidas de asas. Se encontram um lugar para o ninho, o elege também para o resto da vida. A fêmea põe ovos em uma cavidade escura e incuba-os. Cada ovo é posto com dois ou três dias de diferença.





FOTO CORUJAS - COMUNIDADE DO FACEBOOK




Os pais sempre caçam em turnos, evitando deixar os filhotes sozinhos. As crias mais velhas são alimentadas primeiro e por vezes as mais novas morrem de fome, passando depois de mortas, a servir de alimento para as mais velhas. As Suindaras ganham peso até o quinto ou sexto mês de vida, quando começam gradualmente a perder peso e reduzir o apetite, chegando então na fase adulta.






FOTO: LÉO ARTES  DIGITAIS



As corujas amedrontam pelos seus gritos e olhares fixos. Mas quem pensa que ela faz isso para assustar, se engana. "O grito da Suindara, que é um dos mais assustadores, tem um motivo: avisar o companheiro para proteger os ninhos e espantar os intrusos"  é o que  relata Garcia Pereira do Zoo de São Paulo. Outro mito é achar que as corujas tem visão aguçada. As corujas caçam à noite e tem sensibilidade à luz, mas não enxergam bem; durante as caçadas orientam-se pela audição, essa sim apuradíssima. "Elas possuem olhos grandes, como lunetas com um osso ao meio. Isso dificulta a visão periférica. Para compensar ela gira a cabeça aproximadamente 270 graus", explica o especialista.
E quem quiser se livrar delas é bom pensar duas vezes nas consequências. "Elas são ratoeiras sobre asas" acrescenta Garcia Pereira. "Consomem em média 3 a 4 camundongos por dia, um grande favor que prestam nos centros urbanos  e nas áreas agrícolas"




A LENDA DA SUINDARA




FOTO: LEFT-HAND
EDITADA POR VENTO NORDESTE



Diz a lenda que se uma coruja Rasga- Mortalha pousar no telhado ou na sacada de sua casa e piar, um som semelhante ao rasgo de seda é sinal de que alguém da casa logo falecerá.

Há muitos anos atrás, entre as carpideiras ( mulheres com mais de trinta anos que eram pagas para chorarem em velórios e cemitérios) havia uma moça de trinta e cinco anos, obesa e de pele muito branca chamada Suindara. Era filha de Eliel, um feiticeiro perigoso que sempre se vingava de quem fazia mal para sua família. Muito inteligente e culta, Suindara recebeu o apelido de coruja branca na aldeia onde morava.





FOTO DO AGÊNCIA DE NOTÍCIAS "ANDA"



O problema é que Suindara começou a namorar escondido Ricardo, filho de Ruth, uma condessa preconceituosa que nunca permitiria que o rapaz se envolvesse com uma carpideira, ainda por cima filha de um curandeiro. Um certo dia, Ruth descobriu o romance de Ricardo com a filha do feiticeiro e bolou um plano diabólico. Depois que Suindara chorou no enterro de uma pessoa Margarida, a empregada da condessa, passou um bilhete par a carpideira dizendo que que contrataria seus serviços e para isto seria necessário que as duas se encontrassem atrás de uma cripta azul, que ficava no local mais afastado e escuro do cemitério.Quando Suindara chegou no local combinado, foi assassinada por um empregado de Ruth.




FOTO DE JUANJO SEGURA


Toda população se comoveu com a morte da moça. Por isso a carpideira foi enterrada num mausoléu luxuoso e no meio de sua tumba foi esculpida uma enorme estátua de coruja branca em sua homenagem. Seu pai Eliel, através das cartas, descobriu que a verdadeira assassina de sua filha era a condessa da aldeia. Assim ele jurou vingança; foi até onde Suindara estava enterrada e executou um ritual poderoso. Então o espírito da moça penetrou  para dentro da estátua da coruja branca que criou vida.




FOTO:KAIO CÉSAR - SITE BIOLOGIA ATIVA


Naquela mesma noite, a coruja foi até a sacada da janela do castelo onde dormia Ruth e começou a piar um canto estranho - como se alguém estivesse resgando  alguma roupa de seda.Toda a aldeia ficou assustada com aquele som que vinha de uma das janelas do castelo.No dia seguinte descobriram que a condessa estava morta e que todas as suas roupas de seda estavam rasgadas dentro do armário.
A partir da estranha morte de Ruth, um fato estranho passou a acontecer naquela aldeia: sempre quando alguém estava prestes a falecer, uma coruja branca pousava em frente a janela da vítima e piava aquele mesmo som estranho para avisar que a pessoa iria falecer em breve. Por causa dessas histórias a coruja branca recebeu o apelido de rasga-Mortalha.



FONTES: 

  • Luís da Câmara Cascudo -  Dicionário do Folclore Brasileiro - Ediouro Publicações - SP
  • Pesquisas Google - Wikipédia
  • Garcia Pereira  - Especialista do Zoológico de São Paulo

FOTOS:
  • Imagens Google - Sites:
  • pt.fantasia.wikia.com/wiki/suindara_(Rasga-Mortalha)
  • http://philosocio.wordpress.com
  • http://biologiativa3555.blogspot.com.br
  • http://wwwfotonatura.org/galerias/aves - Juanjo Segura
  • http://www.anda.jor.br- Agência de Notícias de Direitos dos Animais (ANDA)
  • http://animais.culturamix.com.informacoes/aves/corujas
  • http//postmania.org/fotos-no-flickr- Left-Hand
  • http://leoartesdigitais.blogspot.com.br -coruja no telhado
  • http://pt,wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tyto_alba_1_Luc_Viatour.jpg
  • https://www,facebook.com/www.claudinha.motociclista
  • Edição de fotos : Site Pic Monkey

82 comentários:

  1. Eita mentira da poxa isso ñ existe se existice todo munda da minha familia taria morto pois desde que minha mãe estava gravida de mim ela via a rasga- mortalha passando e piando e até ontem a noite ela passou por aqui e piou mais ninguém morreu grasças a DEUS mais ela sempre passa por aqui poximo as 22:00 por isso é mentira se quiser mim encontren pelo ggg.Obriga por sua atensão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei que idade tem o anônimo(a) que fez esse comentário - pela ingenuidade deve ser de alguma criança! De qualquer forma, tenha a idade que tiver, a pessoa esqueceu de ler o título da postagem:LENDAS E MITOS DO FOLCLORE NORDESTINO.

      Excluir
    2. Sou muito supersticiosa, tenho 20 anos e sempre que uma passa eu faço minha reza, que foi ensinado quando eu era criança.

      Excluir
    3. se voce nao acredita que passe uma curuja rasga mortalha sobre tua casa quando a curuja rasga mortalha da o aviso de morte ela passa 3 vezes em forma de de uma cruz sobre a casa que tem uma pessoa preste a falecer gritar toda curuja grita que a curuja branca da o aviso de morte da sim isso nao e mito . e verdadeiro ( o aviso de morte a curuja branca faz uma cruz sobre a casa que tem uma pessoa muito mal se prestar bem a atençao voce direito como fosse uma tisoura cortando pano de e aquele mesmo barulho da tesoura ta bem presta atençao !!!!!

      Excluir
    4. eu tenho muito medo quando ela passa aqui em cima da minha casa ontem ela passou gritou e gasgou a mortalia e dives en quando ela passa mas ontem ela rasgou a mortalia eu fiquei cin muiti medo e ainda estou n paro de pensar

      Excluir
    5. aconteceu isso na minha casa ontem, tb estou com mt medo e n paro de pensar

      Excluir
    6. Oi, afinal alguém chegou a falecer depois desse piado da coruja próximo sua casa, aqui está com 3 vezes que ela faz isso, ontem foi um dos dias.

      Excluir
  2. não é mito, pelo menos, conheci pessoas que ouviram a coruja piar e dois dias depois foi assassinado,e outra mãe que acordou com uma dentro de casa ,seu bebê já estava doentinho .....mais nesse dia ,faleceu,já ouvi várias histórias,tenho conhecimento dessas coisas desde 1964.....lá no nordeste ,minha terra natal,que saudades, éramos tão felizes.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o fato simplesmente é que porque, ás vezes um fato sempre acontece sem mudança de rotina e isso leva-nos a crer que foi algum fenômeno sobrenatural, desde que é só coincidência. pois se fosse assim todos os dias veríamos rasgas-mortalhas em todos os lugares, pois todos os dias nasce e morre gente, entretanto não vemos ela todos os dias.

      Excluir
    2. Sou muito supersticiosa, tenho 20 anos e sempre que uma passa eu faço minha reza, que foi ensinado quando eu era criança. A mãe da minha melhor amiga aconteceu isso e com o avó dela também

      Excluir
  3. amei conhecer esta lenda ,podiam escreverem um livro ,parece uma linda e triste história de amor e vingança....a cara do nordestino.

    ResponderExcluir
  4. O que ela quis dizer é que é um mito que os antigos carregavam e acreditavam!

    Claro que a coruja existe! Na minha cidade existe de monte! Elas passam cantando aquele famoso rasgo. Quando elas passam dá aquele arrepio pelo poder do grito mas, nada de mais acontece! Por isso se trata de um mito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc...assim como a cobra grande...essa é so + um mito.. (y)

      Excluir
    2. Gente eu queria uma mais,se alguém quiser me dá uma.

      Excluir
  5. será mesmo cara eu tenho 16 anos moro em bezerros pernambuco eu num sei se é verdade isso mais também num sei se é mentira eu prefiro ficar calado pois eu num quero me envolver nessas coisa pois tudo nesse mundo existe .

    ResponderExcluir
  6. olá.....
    Cheguei aqui por acaso, procurando uma lenda sobre corujisse (vó coruja) kkkkk
    amei seu blog, parabéns.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passou uma aqui ontem a noite em minha casa e repriendi pq só quem sabe quando a gente vai morrer é Deus É Mais ninguém realmente essas história vem dos mais antigo e deixa a gente de cabelo em pé mas meu ponto de vista só quem sabe do amanhã é Deus

      Excluir
  7. é bom o mito muiti bom mas só é q tem só um mito mas dexa fico bom. ^_^

    ResponderExcluir
  8. Segundo a cultura popular é verdade. A coruja sobrevoando em cima de uma casa significa a morte de alguém, e para não acontecer com familiares ou amigos próximos é bom que grite a seguinte frase: "Viva os noivos!!!", que ela desvia o alvo e se recolhe. Pesquisei a cultura popular em vários municípios do RN e obtive essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela informação. Comentários como o seu só enriquece a nossa pesquisa.Um abrwço

      Excluir
    2. Também conheço essa versão, e todos gritavam a mesma coisa. Certa vez fiz isso, ela fez um barulho horrível e mudou seu curso, gritei novamente, outra vez ela fez o mesmo barulho e foi embora... deve ter uma explicação,mas certamente não sei qual é :)

      Excluir
  9. Nossa!
    Muito legal esse texto!!!
    Também já ouvi essas coisas sobre as corujas e tenho receio! Rsrsr
    Mas são tão lindas e misteriosas...
    Beijos

    http://genieletrajano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Só sei que quando ela passa por aki ,eu dou um arrepio tão grande que chego a gelar,se é mito ou não eu tenho muito mas muito medo dessa coruja ,,aff .Sou de Barreiras/BA

    ResponderExcluir
  11. e verdade , essa coruja, começou a piar um som, de tecido rasgando,perto de minha casa, ai foi ficando cada vez mais frequente e forte, chegando a arrepiar a todos de minha residencia, quando foi ontem a noite, ela passou voando em cima de minha casa, piando fazendo uma cruz, quando foi de tarde minha vó faleceu, estou muito triste, isso realmente e verdade,a rasga mortalha ela foi embora no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  12. AAAAFFFFF, nada a ver, corujas são criaturas de Deus também, o ser humano é muito pior que a CORUJA-DE-IGREJA=TYTO ALBA E SUINDARA=TYTO TENEBRICOSA, adoro corujas são incriveis seres,li uma historia que uma cidade matou varia corujas-de-igreja por essas lendas tolas, depois todo mundo ficou doente pois a populaçao de ratos aumentou, corujas sao boas, os animais nao tem culpa se foram afetados pelo pecado, tadinhas

    ResponderExcluir
  13. eu tenho minhas duvidas, mais eu tenho muito medo de corujas.

    ResponderExcluir
  14. cara eu morro de medo dessas coisas, principalmente de corujas.eu acredito sim nessas histórias ai de corujas, e até hoje passou uma coruja rasga mortalha em cima da minha casa, e ela fez um barulho muito estranho como se fosse um pano se rasgando cara foi assustador.

    ResponderExcluir
  15. Essa história é verdade, infelizmente fui testemunha dela. Ela passou na minha casa e no outro dia meu pai faleceu.Antes eu não acreditava, mas os antigos tinham sabedoria.

    ResponderExcluir
  16. linda historia pena q fala sobre morte e não e bom

    ResponderExcluir
  17. achei legal mais eu adoro corujas,se eu tiver a oportunidade de cuidar de uma eu adoraria...adorei a lenda!

    ResponderExcluir
  18. Eu já penso de outra forma,o símbolo da escola dos meus filhos é uma coruja. E pelo o que eu sei, coruja é o símbolo da sabedoria e não de assombração.

    ResponderExcluir
  19. coruja e um animal qualquer,agora lenda é lenda existe pra tudo....

    ResponderExcluir
  20. bom eu acredito na maioria dos casos e verdade,ja testemunhei varias vezes,ontem mesmo essa dito rasga-mortalha passou com esse som por cima da casa do meu vizinho,e hoje ele foi encontrado morto,foi morto a pedradas.
    Bom sendo verdade ou não com essas coisas não se brinca né.

    ResponderExcluir
  21. Essas corujas são frequentes no meio urbano, vu em nas cidades, e são vistas todos os dias. Do mesmo modo pessoas morrem todos os dias, não há relação nenhuma da morte de alguém com um mero piado de uma coruja. Ela possui esse piado estranho por ser um animal muito ancestral, esse som se assemelha ao dos répteis que viveram em sua época. Mas as pessoas costumam associar tudo a tudo, e tentam justificar a morte de alguém com esse argumento estupido e ridículo.
    Há vários projetos de conscientização ambiental sobre a coruja Suindara ou rasga mortalha, como preferirem, inclusive meu projeto que busca evitar a matança dessa ave.
    Inclusive...EU TENHO UMA CORUJA SUINDARA, ela se chama Kamali, e pia todos os dias aqui em casa, ninguém morreu, eu não morri, e pra morrermos só basta estarmos vivos.
    Quero através do meu projeto deixar a sociedade menos hipócrita, e formar pessoas que cuidem dos animais e vejam seu potencial para nós.
    Se quiserem mais informações, meu Facebook é Ively Maluna Almada. Procure-me, eu tirarei suas dúvidas e ajudarei todos que como eu protejem os animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ively, que bom saber que tem alguém procupada com a peservação da Suindara! Muio obrigada oelos seus comentários esclarecedores..
      O meu objetivo aqui é realatar as Lendas do nosso folclore, masna postagem. confesso que não tinha noção do quanto essa lenda ainda assusta muita gente -é só dá uma olkhada nos comentários colocados na postagem. Outro detalhe: de todas as lendas que coloquei ela é a mais vista, sinal de que a lenda está realmente muito presente no imaginário popular do nosso povo
      Eu como sou uma apaixoinada por corujas acho a suindara uma das mais bonitas. Bjos Arilza Soares/ Vento Nordeste

      Excluir
    2. Estou com medo uma rasga mortalha passou encima de nossa cabeça minha e do meu marido estou com medo

      Excluir
    3. eu acredito esssa bixaa feia odeio corujas e borboletas elas sempre traz azar ma´noticiaa .. tenho 26 anos e acredito sim nos antigos minha vo e do nordeste e teve relatos dessa corujaa olha o nome disso rasga mortalhaa CREM DEUS PAIII

      Excluir
    4. eu acredito esssa bixaa feia odeio corujas e borboletas elas sempre traz azar ma´noticiaa .. tenho 26 anos e acredito sim nos antigos minha vo e do nordeste e teve relatos dessa corujaa olha o nome disso rasga mortalhaa CREM DEUS PAIII

      Excluir
    5. Ela grito 2 ves em cima d casa ontem agorinha um. Pego cmdeus pq so ele pd tira vida. Isso sera que mito

      Excluir
    6. E ai como vc ta hoje ?

      Excluir
  22. Aaah... Sou do Amapá, e vim parar aqui buscando dados para meu projeto . Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso com seu projeto Ively, espero que essa ppstagem possa ter sido útil em alguma coisa. Volte sempre ao Vento Nordeste. Visitas e comentários como os seus só acrescenta!. Beijos

      Excluir
  23. Sou apaixonado pela figura da rasga mortalha é um dos animais mais lindos que conheço, uma pintura de Deus.

    ResponderExcluir
  24. Tudo isto é verdade!!!
    Já presenciei vários fatos dessa natureza.
    Elas fazem uma premonição da morte de algum familiar, fique atento, elas podem de matar ou matar algum familiar seu.

    Fique atento!!! isto é muito sério!!

    ResponderExcluir
  25. Sou do interior de São Gonçalo do Amarante. E desde criança tenho medo de corujas! Minha tia me contava que para espantá-la era só dizer: "coruja, vou btar sal no fogo!", mas isso não funcionava.

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi q para desfazer o pio dela de morte se dizer:aqui não tem tesoura nem pano,aqui não tem ninguém morando! #ficaadica #euacredito

    ResponderExcluir
  27. bm eu so sei que o barulho que ela fza e muito assustador, pelo o menos isso vcs tem que concordar, i elas tambem vivem muito solitarias pq sera? que elas sao diferentes das outras aves elas sao isso eu tenho certeza.
    e tao diferente que ninguem nuva quis provar da carne dl.

    ResponderExcluir
  28. Acredite ser quizer mais a peste dessa curuja e amaldiçuada msm, pois essa praga, maldita ficou gritando aqui em casa ate meu irmão e minha mãe morre depois foi embora

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente há quem acredite e quem não acredite ... mas essa coruja já passou duas vezes em cima de minha casa e todas as vezes infelizmente morreram pessoas de minha família.

    ResponderExcluir
  30. Muito interessante, aqui na minha cidade existe também a rasga mortalha e toda vez que canta alguém morre. Por isso eu acredito..

    ResponderExcluir
  31. Eu acredito. Eu sou aqui do oeste paranaense e meu avô sempre contava historias sobre a rasga mortalha até que um dia ouvi o estranho canto de coruja e a minha vizinha faleceu.

    ResponderExcluir
  32. Eu acredito, claro que não quer dizer que toda casa que ela passe em cima e faça o barulho no dia seguinte irá falecer alguém, mas ela avisa sim, tenho várias histórias onde eu a vi cantando muito em cima de determinado local e no dia seguinte alguém da casa faleceu, a mais intrigante foi de uma menina que morava em frente a minha casa, eu não estava, mas minha irmã contou que uma noite antes, várias dessas aves fizeram um coral no pé de manga do muro da casa da mesma e todo mundo se assustou pq era um canto diferente e assustador, no outro dia cedo ela apareceu enforcada

    ResponderExcluir
  33. É verdade sim,meu primo estava muito doente no Hospital e pasou bem na janela do quarto dele um rasga mortalha dias depois ele morreu.

    ResponderExcluir
  34. Eu não tinha medo e nem acreditava ,mas perdiinha mãe poucos dias ,estive férias e fui visitei ,dias que estive casa dela ,essa coruja passava e sentava pé mangá fundos intrrior minas ,dia manhã tomando café com ela minha mãe ,ela disse que não gostava cântico dessa coruja ,pq gorava pessoas perto de morrer ,fiquei gelado e inculcado com ela disse ,bom voltei cidade grande trabalhar ,mês depois minha mãe tinha feito cirurgia câncer mama 5 anos passou mal e veio falecer e estranho coruja sumiu de lá ,existe sim e acho que depende religiosidade cada pessoas e fé ,pode sim ser transmitida por animais ou passados ou sinais .somente depois acontecido VC voltar recapturar sobre acontecido ,verá que tem algo haver ..
    !!!!

    ResponderExcluir
  35. Eu não tinha medo e nem acreditava ,mas perdiinha mãe poucos dias ,estive férias e fui visitei ,dias que estive casa dela ,essa coruja passava e sentava pé mangá fundos intrrior minas ,dia manhã tomando café com ela minha mãe ,ela disse que não gostava cântico dessa coruja ,pq gorava pessoas perto de morrer ,fiquei gelado e inculcado com ela disse ,bom voltei cidade grande trabalhar ,mês depois minha mãe tinha feito cirurgia câncer mama 5 anos passou mal e veio falecer e estranho coruja sumiu de lá ,existe sim e acho que depende religiosidade cada pessoas e fé ,pode sim ser transmitida por animais ou passados ou sinais .somente depois acontecido VC voltar recapturar sobre acontecido ,verá que tem algo haver ..
    !!!!

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Nao acredito em história assim sobre coruja
    amo elas e tenho até uma tatuagem nas costas de coruja

    ResponderExcluir
  38. Pode ser lenda, mas que coruja é um bicho assustador, disso não tenho dúvida!

    ResponderExcluir
  39. Eu acredito sim! Eu acredito q ela tenha uma premonição, e não q ela atrai a morte.
    Um dia estávamos eu e um amigo na calçada d casa conversando e passou uma coruja dessas,logo imaginei q algo aconteceria na minha família ou na família d meu amigo. Dois dias depois minha avó faleceu (e uma coruja dessas todas as noites vinha cantar perto da casa da minha avó. Meses depois o pai d meu amigo tb morreu.

    ResponderExcluir
  40. Gente acredite isso e verdade sim;as corujas parecem prever quando alguem vai morrer.Morei muitos anos com meus pais na mesma casa;e nunca tinha visto uma coruja;em janeiro de 2016;duas corujas toda noite ficavam em um muro enfrente minha casa.Se passaram poucos dias;minha mae q estava saudavel morreu com um infarto fulminante.Elas sumiram.Agora em novembro estou com meu pai em SP com um cancer em estagio avancado e ela apareceu de novo.Eu sinto q ela veio me avisar q a morte esta por vim.

    ResponderExcluir
  41. Claro que ela avisa. Não sei que tipo de explicação dar mas acontece. Conheci muitos caso, um deles é de minha vizinha de 15 anos. Um dia antes de sua morte elas fizeram festa no pé de manga da casa dessa moça. Digo pra era muito barulho e não era só uma, todo mundo da rua ficou combro medo no dia seguinte ela se suicidou.

    ResponderExcluir
  42. Eu acredito que seja verdade,pois sempre que algum vizinho está doente ela passa rasgando, e a pessoa morre sim! Fico com medo, e falo "tá amarrado" toda vez,kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  43. Sou de Natal-RN. EU amo corujas, meu sonho é criar uma - com permissão do IBAMA claro. São muito belas. São simplesmente demais.

    ResponderExcluir
  44. E infelizmente, essas corujas muitas vezes acabam pagando com a própria vida por causa da ignorância e falta de informação de algumas pessoas. Triste (-_-)

    ResponderExcluir
  45. Sobe a soindra coruja nao e lenda nem flocore ta eu ja perdi varios vizinhos e parentes ao ouvir o seu canto a noite.Nao e o passaro que e agorento pois este dom foi deus que deu a esta ave para avisar para tomar cuidado mas muitos dizem que sao lendas. Isto e real assim como o galo que so pode cantar apartir das 00:00 i nao antes se cantar antes esta prevendo ou acidente ou morte isto nao qer dizer que seja pra vc mas pode ser para aulgem ali proximo da familha ou no bairro ou rua. Lembrando que o galo canta durante o dia apartir das 18:00 ele so ira cantar as 00:00 a nao ser que seja galo de briga valeu galera isto nao e lenda basta vcs observar bem a hora que o galo canta ai vcs Vao ver que e pura verdade.

    ResponderExcluir
  46. Boto fé nessa fantasma sim,essa só veio agitar meu irmão e nem com pedrada ela saía do muro de casa! Um mais recente foi meu vizinho no dia acidente ela passou aki 17 hs da tarde coisa muito rara uma dessas pias,foi data por volta de 19:30 foi a notícia que ele tinha sofrido acidente!

    ResponderExcluir
  47. Jesus Cristo é o senhor e Salvador creia nele ele é mais forte

    ResponderExcluir
  48. E verdade sou testemunha disso mais gracas a deus a minha irmã não chegou falece minha mãe estava na porta de casa quando ela passou e fez esse barulho aí minha mãe falou vai de reto satanás prazo de dois minutos minha irmã que tava brincando normal começou a incha a bariga dela e começa a grita ninguém sabia o que era Nei os médicos ela fico internada 4 dias aí foi ficando boa as pouco

    ResponderExcluir
  49. Eu acredito só que ela também não vem só avisa se for da família não amigos próximos ou vizinhos ela faz isso já aviso do meu amigo que veio falece no outro dia

    ResponderExcluir
  50. Passou uma aqui em cima do meu telhado...chega meu coração gelou. Eu sou evangelica mas desde que eu subi dessa lenda eu fico com medo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu alguma coisa , alguém faleceu ? Preciso saber

      Excluir
  51. Acabou de passar uma em cima da casa n sei bem se foi em cima da minha casa so sei q escutei ela rasgando...estou com medo aff...n gosto de ouvir ela cantando...apesar de q ja ouvi várias vezes ela rasgando..pq eu moro perto de uma mata.

    ResponderExcluir
  52. Quem tem fé no senhor Jesus só ele sabe a hora de partimos DEUS SEJA GLORIFICADO TODOS OS DIAS

    ResponderExcluir
  53. Então uma acabou de passar aq em cima do meu telhado mais ela passa as vzs pq minha casa é em cima aí ela passa a noite

    ResponderExcluir
  54. Mano Isso é verdade Eu sou da Paraíba e minha avó me ensinou desde pequena q quando escutasse uma coruja dessa ai eu falasse viva os noivos...elas toda vez q piava no outro dia agente sabia q uma pessoa morreu...juro elas da mt medo a noite

    ResponderExcluir
  55. Nossa... eu sou apaixonada pelo folclore brasileiro... Mais fora as histórias mais conhecidas que são as que conhecemos na escola eu não conhecia outras lendas... na minha cidade também tem umas mais creio que não tão conhecidas fora de Cuiabá... Obrigada pela história,acrescentou bastante conhecimento.

    ResponderExcluir
  56. Eu acredito já vi esse fato acontecer ...
    Estava no meu quarto dormindo quando 3 horas da manhã passou uma rasgando na hora eu fiquei apavorado era criança ainda corri e fui dormi embaixo da cama do meu irmão pois não sabia ainda o que era .
    Quando foi no outro dia fiquei sabendo da morte de um amigo da família que foi assassinado!!!

    ResponderExcluir
  57. Agorinha mesmo passou uma aque em casa só espero que a história não se repita .

    ResponderExcluir