FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ROTEIRO TURÍSTICO DA CIDADE DE NATAL - DICAS DO POETA E ESCRITOR POTIGUAR NEI LEANDRO DE CASTRO



Há muito que penso em postar um Roteiro Turístico da minha cidade. Mas o fato de morar fora de Natal me deixa um tanto insegura para isso. Decidi pesquisar os sites com os roteiros turísticos existentes na Web. Entre muitos, um me chamou a atenção: Natal para Principiantes - com dicas do nosso grande poeta e escritor Nei Leandro de Castro. Não pensei duas vezes em postá-las, já que a palavra desse conterrâneo ilustre, merece todos os créditos. As imagens não constam do texto original, foram colocadas para adaptar o texto às postagens do Vento Nordeste. Vamos as dicas!


FORTALEZA DOS REIS MAGOS





1 - Visite a Fortaleza dos Reis Magos, presença do português colonizador que se mantém bela e muito bem conservada. Vale a pena contratar um guia mirim ( cinco ou dez reais pagam) para lhe contar um pouco da história da cidade que nasceu a partir dali.Peça para conhecer o quarto escuro onde morreu André de Albuquerque maranhão, líder da revolução republicana de 1817.Suba até as ameias e veja, ao sul, a beleza tranquila da praia da Redinha.



PRAIA DA REDINHA




2 - Vá a Redinha, do outro lado do Rio Potengi, sente-se numa mesa de bar ao lado do mercado, com piso de areia da praia. Peça uma cerveja acompanhada de ginga com tapioca. É de deslumbrar a alma.



PRAIA DE GRAÇANDU




3 - No Litoral Norte, conheça a praia de Graçandu, uma praia solitária com dunas e enseadas de água morna e azul. É uma praia histórica.Na década de 80, o marxista-leninista Danilo Bessa e dez de seus camaradas construíram ali nas suas dachas, mudaram o nome de Graçandu para Praia Vermelha e fundaram a Primeira república Socialista do Litoral Norte que durou até o desmanche da União Soviética. Hoje numa curva da praia você encontra jet-ski de aluguel e bares que fazem um drinke com vodka e abacaxi que apaixona até empedernidos maoístas. Graçandu, mesmo solitária, tem uma pousada de alto nível: a pousada do Tio, de um sobrinho do saudoso jornalista Castelo Branco.



HOTÉIS DA VIA COSTEIRA


                                HOTEL PORTO DO MAR


4 - Em Natal e nas praias dos arredores, há hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Uma dica: na Via Costeira (uma avenida á beira-mar, onde só se pode construir hotéis ou restaurantes), há o Hotel Porto do Mar, quatro estrelas, vista maravilhosa.


  CAJU: PARA SER SABOREADO DE TODAS AS MANEIRAS 






4 - Na época do caju, que vai de outubro a começo de janeiro, peça a um nativo como se bebe cachaça com caju. Ou aprenda simplesmente a se deliciar com essa fruta sem sofrer com seu ranço ou cica.



PASSEIOS À BEIRA MAR E AO SABOR DOS VENTOS



     
                                               VENTO NA PRAIA DO MEIO

5 - Aos casais são aconselháveis passeios à beira-mar, aspirando a forte maresia, que é um afrodisíaco incontestável. Os ventos que agitam os coqueiros e cabeleiras em Natal vem da Africa, sem fazer curva. Segundo o poeta natalense Diógenes da Cunha Lima, esses ventos evitam rugas na mulher e tornam os homens mais viris.


RESTAURANTES DA CIDADE


                               RESTAURANTE CAMARÕES


6 - Onde comer? O restaurante Camarões, no bairro de Ponta Negra, serve camarões de oito maneiras. Um prato dá para duas pessoas e as vezes sobra. Em comparação com os preços do Rio e São Paulo, os do Camarões são outra delícia a ser saboreada.


´
                                       RESTAURANTE FAROFA D'ÁGUA




8 - A cozinha regional já foi mais presente na cidade. Enfraqueceu com o fim do Cane do Sol do Lira e, mais recentemente, com a invasão dos restaurantes a quilo. Vale uma incursão pelo Farofa D'Água - Av. Roberto Freire e, principalmente pelo Restaurante do Lula - Rua Xavier da Silveira, Morro Branco. No cardápio do Lula, variadíssimo, bato palmas para o guiné à cabidela (galinha d'angola ao molho pardo).


                                                RESTAURANTE MANGAI


Mesmo quem foge dos restaurantes a quilo, convém conhecer o Mangai, um superfestival de comidas regionais: filé de bode, cabrito na panela, porco torrado, farofa de bolão, farofa sertaneja, arrumadinho, arroz à Bessa - uma infinidade de pratos sem falar nos doces caseiros. O Mangai fica na Rua Amintas Barros. Não serve bebida alcoólica e sua dona, uma paraibana braba que só a gota, desfila prá lá e prá cá com uma imensa peixeira na cintura, talvez para inibir os que pretendem insistir por uma bebibinha...


O AGITO DA CIDADE EM PONTA NEGRA




9 - O agito da noite acontece principalmente em Ponta Negra, onde há a maior concentração de bares e restaurantes por metro quadrado.








O BANHO DE MAR NA PRAIA DE PONTA NEGRA



                              MORRO DO CARECA - PRAIA DE PONTA NEGRA



10 - Na Praia de Ponta Negra para curar a ressaca vale um demorado banho no pé do Morro do Careca. Foi ali, no verão de 1633, que os holandeses desembarcaram e marcharam para tomar a Fortaleza dos Reis Magos. Dizem que alguns soldados flamengos tiveram um surto diante de tanta beleza.


SOBRE NEI LEANDRO DE CASTRO





"Nei Leandro de Castro, nascido em 1940, muito provavelmente é o maior escritor contemporâneo do Rio Grande do Norte. Autor de pelo menos dois livros antológicos de poesia ( Era uma vez Eros, 1993 , e Diário Íntimo da Palavra, 2000) e dois romances primorosos ( O Dia das Moscas, 1983, e As Pelejas de Ojuara, 1986), além de um premiado dicionário de Guimarães Rosa (Universo e Vocabulário do Grande Sertão, 1970), sem contar com outros livros e contos inéditos, Nei Leandro, embora pouco conhecido no Sul do país, é um nome modelar para se compreender a literatura brasileira da segunda metade do século passado, Um nome que em pleno século XXI, continua produzindo com fulgor criativo".
                                                             (Moacy Cirne - comentando sobre o livro do Nei Leandro - As  Dunas Vermelhas )


QUE TAL VIR A NOSSA CIDADE?


Para fechar essa postagem vamos ouvir o convite que o poeta e compositor Alinio Rosa faz em nessa sua declaração de amor á cidade de Natal


                                                      TERRA POTIGUARA


Fontes:

  • "Natal para Principiantes" - Crônica de Nei Leandro de Castro - Site pesquisado no Google e transcrito na íntegra.
  • Fragmento do comentários de Moacy Cirne sobre o livro "As Dunas Vermelhas"de Nei Lenadro de Castro - Site: Uma coisa ou outra - Literatura.

Fotos:
  • Imagens Google
  • Edição de foto: Site Pic Monkey
Vídeo:
  • "Terra Potiguara" - de Alínio Rosa - Compositor Potiguar- Postado no You Tube por Arilza Soares em 12/01/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário