FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"NAÇÃO NORDESTINA" - UMA RESPOSTA AO PRECONCEITO





Recentemente nós Nordestinos fomos novamente vítima do preconceito. Dessa vez o alvo foi o criador da excelente página no Facebook intitulada "Nação Nordestina" da qual sou curtidora assídua. Solidário com o criador e editor Bráulio Bessa Uchôa no combate a esse tipo de  preconceito, Vento Nordeste  decidiu postar a  brilhante  resposta da "Nação Nordestina" ao comentário infeliz colocado na sua página. Sempre achei que  uma pessoa que faz comentários maldosos não merece resposta. Engano meu! A "Nação Nordestina"  mostrou que tem algo mais a acrescentar, não importa se quem fez o comentário tenha nível intelectual para entender a inteligente resposta.
Obrigada Bráulio, você é mesmo um pai d'égua arretado! Sua resposta lavou a alma de todos nós dessa "Nação" guerreira!





A  "Nação Nordestina"  que divulga a cultura dessa região foi criada pelo cearense de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe o jovem Bráulio Bessa Uchoa. Todos os dias o editor do perfil divulga fotos de receitas, músicas, paisagens, cantores, escritores e tudo mais o que diz respeito ao Nordeste. Uma das seções mais comentadas e compartilhadas é o “Curso Intensivo de Nordestinês”.




ORGULHO DE SER NORDESTINO


Bráulio conta que decidiu criar a página depois que viu notícias de preconceito contra nordestinos nas redes sociais. “Quando eu vi aquela história de ‘afogue um nordestino’, vi que alguém tinha que fazer alguma coisa em defesa. Pensei: vou criar um blog, página na internet, para manter viva e defender nossa cultura”, relembra. Foi aí então que Bráulio percebeu que não era preciso estar em uma grande cidade para divulgar sua ideia aos quatro ventos. A inspiração do nome da página Bráulio encontrou no título do álbum de 2006, do paraibano Zé Ramalho.





“Nascido e criado no olho do sertão”, Bráulio diz que o orgulho de ser nordestino vem, antes de tudo, do orgulho de ser alto-santense. Ele explica que valorizar o sertão é também uma forma de incentivar os conterrâneos a permanecerem na cidade, sem que seja preciso migrar para ganhar a vida. Braulio trabalha na secretaria de Finanças do Município e nas horas vagas toca bateria e faz Teatro de Rua.



       UMA RESPOSTA AO PRECONCEITO 


   NAÇÃO NORDESTINA

                          


" ei otário vc foi quem criou essa tal de nação nordesdtina neh? eu tenho nojo de vc e desse bandu de inulteis, devem morrer tudo de fome". 

"Não. Lamento desapontá-lo, mas quem criou a "Nação Nordestina" realmente não fui eu.
A Nação Nordestina foi criada por cantores como Zé Ramalho, Alceu Valença, Moraes moreira, Elba Ramalho, Djavan, Raul Seixas (Sim, o Rei do Rock Brasileiro é nordestino de Salvador-BA), Alcione, Lenine, Nando Cordel, Raimundo Fagner,Sivuca, Jackson do Pandeiro, Waldonys, Dominguinhos e tantos outros nomes, além do nosso Rei Luiz Gonzaga, que com sua coragem, talento e capacidade encantou o Brasil e levou o nome do Nordeste pelo mundo através de suas canções.





A "Nação Nordestina" foi criada por escritores como José de Alencar, Patativa do Assaré, Castro Alves, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Gonçalves Dias, Ferreira Gullar.e tantos outros, sem esquecer do Mestre Ariano Suassuna que com suas obras como "O Alto da Compadecida" e tantas outras, acaba de ser escolhido pelo Senado como "Candidato Oficial do Brasil ao Prêmio Nobel de Literatura".




A "Nação Nordestina" foi criada por Paulo Freire que revolucionou a forma de fazer Educação nesse país. (mas isso claro, ainda existe muita gente mal educada como você).
A "Nação Nordestina" foi criada por Padre Cícero, Dom Helder Câmara, Beato José Lourenço, Antônio Conselheiro, Frei Damião, pessoas que através da Fé, até hoje mantém viva a esperança no coração de milhões de pessoas.




A "Nação Nordestina" foi criada por Renato Aragão (Didi), Tom Cavalcante, Zé Lezin, Adamastor Pitaco e tantos outros homens que como o mestre Chico Anísio fizeram e ainda fazem o Brasil achar muita graça.




A "Nação Nordestina" foi criada por Zumbi dos Palmares, por Lampião e Maria Bonita, porem muito além desses nomes a "Nação Nordestina" foi criada pelo "Seu Zé" que trabalha duro pra sustentar 15 filhos dentro de uma casa de Taipa, pela "Dona Maria" que se multiplica em 10 mulheres pra manter a família organizada; a "Nação Nordestina" foi criada pelo meu amigo, pelo nosso povo bravo, batalhador incansável e acima de tudo trabalhador, e caso você não tenha estudado, esse povo sim, foi quem pegou pesado pra criar não só o Nordeste, mas o Brasil.





Quanto a mim já falei, não sou o criador da "Nação Nordestina", pelo contrário, essa "Nação" foi quem me criou e criou um homem que cresceu comendo rapadura, farinha, jerimum, apaixonado pela minha terra, minha cultura, minha história e meu povo e apenas trabalho todos os dias para manter esses sentimentos vivos no coração de cada um de nós, através dessa página!





Ps. Hôme, vá se lascar! (se eu não dissesse isso, depois da ruma de besteira que você soltou dessa boca suja, eu não seria um Nordestino).




Bráulio Bessa Uchôa - Brasileiro/Nordestino/Cearense/Altosantense - Criador e Editor da página "Nação Nordestina"



FONTE:

  • Nação Nordestina - Página no Facebook - Criado e Editado por Bráulio Bessa Uchôa - Alto Santo/CE



FOTOS:

  • Acervo de Bráulio Bessa Uchôa -Pagina "Nação Nordestina"  - Facebook
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos:  1 - Site Pic Monkey 
                                        2-  Site Foto Flexer





12 comentários:

  1. Nação Nordestina

    Boa Tarde amiga, muito obrigado pela belíssima materia em seu blog, é maravilhoso poder contar com mais uma grande figura nessa luta pela valorização da nossa cultura! Um abraço bem arretado!
    Bráulio Bessa

    ResponderExcluir
  2. Sônia Seiblitz

    Esse Bráulio é um nordestino porreta! Esse "tarja vermelha" mais um imbecil preconceituoso que leva um passa fora inteligente e merecido!

    ResponderExcluir
  3. PREZADO BRAULIO
    é com muito orgulho que estou lhe contactando - a sua ideia de criar a "nação nordestina" fez com que nós tivessemos mais um meio de elevarmos o nosso nordeste, pois somos nove estados de 27 e todos com o mesmo vocabulario- estou fora do meu nordeste há cerca de 25 anos e não perdi meu "sutaque" pelo contrario, meus filhos pegaram o meu "sutaque" mesmo criados fora do nordeste, mas todo ano volto ao meu recife e interior pernambucano e recarrego meu sutaque... e que sempre faz sucesso nas rodas sociais, principalmente quando há novelas nas tvs. brasileiras exaltando o nordeste. só uma coisinha; como faço para inserir fotos no "nação" ou enviar para voce- qual seu e-mail ?
    obrigado
    deniltonmelo@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Denilson,
      encaminhei seu comentário para o Bráulio da Nação Nordestina. Você poderá entrar em contato com ele pelo e-mail: projetonacaonordestina@gmail.com
      Muito abrigada pela visita e atenção com o Vento Nordeste. Volte sempre! Um abraço - Arilza Soares/Vento Nordeste

      Excluir
  4. Nação Nordestina

    Olá amiga, fico muito feliz com o reconhecimento desse trabalho duro, porém, feito de todo coração! Entre em contato, envie fotos, dicas, sugestões, esse é nosso e-mail: projetonacaonordestina@gmail.com um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Nordeste é cultura,Nordeste é amor,NORDESTE É BRASIL!
    Nunca vi um povo amar tanto a sua terra ,ter tanto orgulho de ser quem é.Porque ser nordestino é ser Brasileiro.

    ResponderExcluir
  6. jhonatan Morais Rodrigues19 de janeiro de 2014 às 08:25

    Sou 100% Nordestino, filho de pais nordestinos e neto de avós nordestinos que durante anos ajudaram a construir São Paulo junto com milhares de conterrâneos que sabemos fazerem parte desta história. Então porque descriminação por parte do Sudeste? Sinceramente não entendo, o que eles colhem de avanços e através da economia elevada e estabilizada é fruto do que nós nordestinos plantamos no passado e continuamos plantando em suas terras mal agradecidas...

    ResponderExcluir
  7. sou paulista, filho de nordestino e me orgulho muito em fazer parte dessa família chamada nordeste!!

    ResponderExcluir
  8. Faltou dizer que a capital do Brasil, a qual eles queriam, foi construida por nordestinos, que na época eram conhecidos por "Candangos", e que tem dois monumentos destinados a pessoas nesta capital, um a JK (seu criador) e um aos Candangos (seus construtores).

    ResponderExcluir
  9. Como podemos ainda viver em um mundo com tanto preconceito?Tanta ignorância?Quem dera que pessoas desse tipo ai que falam mal de um povo tão guerreiro tivesse um por cento da coragem, força,fé e amor que o povo nordestino tem a vida ,a sua terra e a sua familia.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, sou nodestino e seridoense

    ResponderExcluir