FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OBA! VAMOS JOGAR PIÃO?



                                 
 "O meu pião ele só roda com ponteira/O meu pião ele só roda com ponteira
   A ponteirinha rasteirinha pelo chão / Ponteirinha rasteirinha pelo chão"...


Sempre que escuto Geraldo Azevedo cantando Meu Pião entro rodopiando no túnel do tempo  e me vejo, na minha rua, observando os meninos brincando com pião; cada  qual com o seu, enrolando o cordão em e o atirando, com muita destreza, quase sempre para um circulo, desenhado no chão.Travava-se verdadeiras "batalhas" disputando para ver quem conseguia atingir o pião do colega.Os mais 'feras" chegavam a partir o pião do outro, tamanha era a força com que atiravam o seu. Mas o que eu  achava o máximo era ver o "pião dormir" por vários segundos. Naquela época, aquela não era brincadeira para meninas, mas confesso que, sozinha em casa, tentei muitas vezes soltar pião. Infelizmente nunca fui muito habilidosa, para minha frustração e alegria dos meus irmãos que odiavam me ver na rua atrás de participar das brincadeiras deles.




                                            RODA PIÃO...BAMBEIA PIÃO



" Pião, brinquedo de madeira piriforme, com ponta de ferro, por onde gira pelo impulso do cordão enrolado na outra extremidade puxado com violência e destreza" - Câmara Cascudo.
Essa brincadeira clássica consiste em puxar uma corda enrolada a um objeto afunilado, com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido. A corda e o elemento intermediário que transmite a força motriz dos braços, fazendo girar o pião em movimentos circulares em torno do próprio eixo que, em equilibrio, gira (por causa da inercia) até perder a força e parar.






Os piões mais comuns são feitos de madeira. O cordão também chamado de fieira, é enrolado em volta do brinquedo. Manipulado com destreza, é ele que faz o pião girar. A habilidade do jogador determina o lical onde cairá o pião e com que velocidade..
É uma brincadeira que se pode jogar sozinho ou com um grupo de amigos, que serão desafiados em "batalhas".
.

              PIÃO - UM BRINQUEDO MILENAR





Não se sabe ao certo a origem do pião. Sabe-se apenas que ele existe desde o ano 4000 a.C. já que foram encontrados piões feitos com argila nas margens do rio Eufrates. Pinturas antigas trazem vestígios da existência do pião. Também alguns textos literários, onde é citado como brinquedo ou jogo. O político e historiador Marco Porcio Catón citou o pião em seus textos. poeta grego Calímaco já  falava da importância do pião e o grande político romano Catão chegou a recomendar o pião como um divertimento mais adequado para as crianças do que os dados.  O escritor Virgílio (século I a.C), em Eneida, narra as emoções dos jogadores. Na Ilíada, de Homero, esse brinquedo é narrado quando Ájax lança uma pedra em Hector, “fazendo-o rodopiar como um pião (strombos); o outro corria girando à toa”. 
Durante as escavações em Tróia foram encontrados piões de barro, e outros exemplares foram desenterrados em Pompéia. No Museu Britânico encontra-se o pião mais antigo que se tem conhecimento, encontrado em Tebas, datado de 1250 a.C.



                                                       PIÃO JAPONÊS


Mesmo sendo o pião um brinquedo existente entre gregos e romanos, foi a cultura oriental, mais precisamente o Japão e a China , a responsável pela introdução desse brinquedo na cultura ocidental. No Japão a brincadeira ganha o status de arte tradicional. Adultos e crianças executam numerosos espetáculos com o pião, decorado com fitas, nos mais variados tamanhos, fazendo-o bailar na palma das mãos, em tábuas duplas passando de uma para a outra, ou mesmo no chão.





O pião foi um dos brinquedos mais populares e difundido na America Latina e no Sul da Espanha. No Brasil foi introduzido  por intermédio dos primeiros portugueses. Dependendo da região do país o jeito de brincar varia e o nome do brinquedo também: Pião, Pião de Guerra, Pião de Chicote, Boi, Barroca e Cela são alguns dos nomes  conhecidos no Brasil.

           
    ALGUMAS MAMEIRAS DE JOGAR PIÃO
        
      
                              1 -  CAÇA
    



  • Consiste em jogar o pião no chão e “caçá-lo” com a mão, recolhendo-o por entre os dedos indicador e médio. Ganha quem ficar mais tempo com o pião rodando na mão
  • Uma variação do jogo, o pião é passado de mão em mão, entre os participantes, até que “morra” na mão do participante que, assim, era eliminado (quando o pião para de rodar, ele “morre"
  • Há também outra variação da “caça”, pela qual o participante joga o pião e, sem que ele bata no chão, puxa-o de volta ao corpo “caçando-o” no ar.
  • Dessa habilidade de "caçar" o pião é que surgiu a expressão "pegar o pião na unha", ou seja enfrentar uma situação difícil.


2 - CELA

 



  • No jogo chamado "cela" se joga " a vera" ou "a valer", ou seja para ganhar ou perder o pião.
  • Desenha-se no chão um grande círculo, a “cela”, e em seu centro uma rodinha onde são colocados os piões que não conseguem rodar ou que não tenham corrida suficiente para sair do círculo. Quando isso acontece o dono do pião perde sua vez de jogar e seu pião vai para a rodinha central.
  • O primeiro a jogar e o primeiro a ter seu pião como alvo são escolhidos por par ou ímpar ou outro sorteio qualquer. Tendo pião dentro da rodinha a intenção dos jogadores é jogar seus piões lá para fazer com que o “ ferrão “ bata  nos ou no pião que esta lá, quebrando , lascando ou mesmo só para retira-lo de lá. Quando um pião é retirado de lá o dono. tem novamente o direito de voltar a jogar seu pião na roda.
  • Uma outra variação dessa modalidade, consiste em jogar o pião dentro da “cela”, sobre os que lá estão e, com habilidade, puxá-lo para fora. Se o pião ficar, está perdido; se com a batida no chão, qualquer outro pião for retirado lá de dentro, o pião resgatado é ganho 
    .
                                                                                              
3 - BATA





  • No jogo de "bata" marca-se um campo de tamanho combinado com os jogadores.
  • Marca-se o meio desse campo e dois "gols" de dois palmos nas extremidades.
  • Uma bolinha de madeira (do tamanho de uma bola de pingue-pongue) é colocada no meio.
  • Dado o sinal os jogadores (um ou mais de cada lado) jogam seus piões, caçam e batem na "bata" com o mesmo, impulsionando-o em direção ao "gol"

O PIÃO E A MÚSICA

 


O Pião e suas respectivas brincadeiras sempre foram motivos de inspiração para muitos compositores. Dorival Caymmi, em 1947 e mais recentemente Geraldo Azevedo são alguns exemplos, entre tanto outros. Mas foi com a canção infantil  "Roda Pião". de domínio público. que o nosso pião eternizou-se. Poucas são as pessoas, mesmo as que  não brincaram de roda, que nunca cantarolou: "O pião entrou na roda ô pião/o pião entrou na roda ô pião /Roda pião-bambeia pião/Rida pião- bambeia pião"...

       O PIÃO NAS ARTES PLÁSTICAS

                           O PIÃO - IVAN CRUZ     
                                   O MENINO DO PIÃO - JEAN BAPTISTE  CHARDIN                       
                                            MENINOS JOGANDO PIÃO DE ARACY
                                    O MENINO COM PIÃO - REYNALDO FONSECA
                                            O MENINO E O PIÃO DE CÂNDIDO PORTINARI


 VARIEDADE DOS PIÕES AO LONGO DO TEMPO




Ao longo da história os piões vem variando quanto ao material  com que e feito, bem como quanto a sua forma e tamanho. Atualmente encontramos esses piões tradicionais com luzes ( luminosos) e outros que produzem sons ao girar (sonoros).


PIÕES NA VERSÃO MODERNA



Outros tipos surgiram tendo como base os princípios do velho e tradicional  pião, como é o caso do Bleyblede e o Levitron.
Bleyblede é um brinquedo baseado no Beigoma, espécie de pião tradicional japonês, porém em uma versão mais "tecnológica", cula produção foi iniciada pela Takara em 1997. Em 2002, a Hasbro produziu beyblades baseadas na série correspondeste de televisão. No brinquedo, a regra básica é jogar o oponente para fora da cuia, denominada Beystadium, ou então fazer o  adversário parar de girar.
Levitron é o nome dado nos Estados Unidos para num brinquedo que, com um jogo magnético é capaz de levitar um pião.


FONTES:
  • Dicionário do Folclore Brasileiro - Câmara Cascudo - Ediouro Edições - SP
  • Pesquisas Google - Site Wikipédia
  • Brinquedos e  Brincadeiras  Infantis - Publicação do Departamento Nacional do SESC - 1979
  • Site o Mapa de Brincar - Folha de São Paulo

FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de fotos: Site Pic Monkey
VÍDEOS:
  • Jogando Pião - Trilha Sonora: Kanda Bonga Man e irmãos.Postado no You Tube por "22jan51" em 22/11/2009.
  • Roda  Pião - Postado no You Tube por "revistanovaescola" em 24/08/2010 - Do CD "O pião entrou na roda" ( live Music-Novodisc) Curso de Musicalização Infantil da UFPR;


2 comentários:

  1. Belíssima matéria, obrigada, pela partilha...
    passei adiante, no FB...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Arilza!
    Quando o meu filho descobriu o pião, pela professora que mostrou esse brinquedo aos alunos, foi um sufoco para encontrá-lo. Encontramos numa pequena loja e a sala de meu filho acabou com o estoque da pequena loja. [sorrio]
    Parabéns pelo blog e pela postagem! Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar O CÔNCAVO NA AXILA DIREITA DE ROSALMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir