FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sábado, 28 de junho de 2014

QUENTÃO :SABOR JUNINO - PARA AQUECER O CORPO E O CORAÇÃO






Embaladas pelos ritmos típicos e repletas de deliciosos pratos tradicionais, as bebidas também estão presente nas festas juninas. Em agumas cidades nordestinas, como Piaui e o Ceará a  Cajuína e o Aluá, seja ele de milho ou abacaxi, são as bebidas mais consumidas nos festejos juninos. Entretanto, apesar de não ser uma bebida típicamente nordestina, o quentão ganhou adeptos por esse Nordeste afora.





Sua origem não é precisa, não se sabe ao certo onde ele apareceu a primeira vez se, no interior de Minas Gerais ou de  São Paulo. Acredita-se que a bebida foi criada  com o objetivo de esquentar o corpo nos meses frios de inverno. A mistura era originalmente preparada com cachaça, gengibre e especiarias. Com o tempo, e com a adoção do quentão pelas festas juninas, as receitas começaram a variar, incorporando a cachaça, o vinho, canela e até  frutas. 





O quentão é uma bebida bastante calórica - um copo de 200 ml pode chegar a 400 calorias. O teor alcoólico também é elevado, por isso é bom ter cuidado com o seu consumo.
No Nordeste o consumo maior é o quentão feito de forma tradicional com cachaça, água, açúcar, gengibre, cravo-da-índia e canela. Já o quentão preparado com vinho tinto é popular especialmente no sul do Brasil. A receita também leva gengibre, cravo, canela, açúcar, água e o vinho, ao invés da cachaça.o quentão preparado com vinho é o mais apreciado. Há quem acescente laranja e limão à mistura enquanto a bebida ferve. É possível também acrescentar frutas descascadas, como a maçã, o que é geralmente feito no preparo do quentão de vinho.


 Dicas Importantes pra se servir um bom quentão



  •  O sucesso da bebida está em escolher bem  a cachaça, ou vinho. É preciso atenção à origem e propriedades delas. Escolher uma bebida de boa origem, mais envelhecida, pode fazer a diferença entr um quentão sem graça e um drinque memorável da festa junina.
  •  É importante  não fugir da ordem de preparo. No caso do quentão de cachaça, o açúcar vai primeiro para a panela, seguido do gengibre, cravo e canela. A água é adicionada quando o açúcar está derretido, mas antes de ele escurecer. A cachaça vem em seguida – cerca de meio litro de água para cada meio litro de bebida destilada, para que a mistura não fique muito forte.
  •  Utilize uma peneira para tirar os ingredientes sólidos antes de servir.
  • Sirva em copinhos pequenos ( apropriados pra cachaça) ou copinhos de cerâmica; se preferir use canequinhas de ágata.







ALGUMAS RECEITAS DE QUENTÃO



1 - QUENTÃO DE CACHAÇA





Ingredientes:


- 1½ xícara de açúcar
- 1½ xícara de água
- 50 gramas de gengibre em fatias finas
- 3 limões em rodelas
- 4 xícaras de pinga
- 3 cravos-da-índia
- 2 pedaços de canela em pau


Modo de preparar:

Coloque o açúcar em uma panela e aqueça até caramelizar. Em seguida, coloque todos os ingredientes, menos a pinga, deixando que a mistura ferva até dissolver o açúcar. Retire a panela do fogo e acrescente a pinga, mexendo sempre. Coloque novamente a mistura no fogo e ferva por três minutos. Evite servir o quentão em canecas de metal, que tiram o gosto da mistura.



2 - QUENTÃO DE VINHO





Ingredientes:


- 1 garrafa de vinho tinto (cerca de 750 ml)
- a mesma medida de água
- 1 xícara de açúcar
- canela em pau e cravo-da-índia a gosto



Modo de preparar


Coloque a água, açúcar, cravo e canela no fogo, mexendo até dissolver o açúcar. Quando a mistura ferver, deixe-a em fogo baixo por 20 minutos. Depois, acrescente o vinho, deixe ferver por mais cinco minutos e sirva depois de peneirar a mistura. Você pode acrescentar a esta receita raspas de gengibre, laranja ou limão.


3 - QUENTÃO SEM ALCOOL






Ingredientes:


- 1 pedaço de gengibre cortado em pedaços pequenos
- 5 limões cortados em rodelas finas
- 1 xícara de açúcar
- 3 pedaços de canela
- cravo-da-índia a   gosto
- 1 litro de água



Modo de preparar:


Coloque o açúcar em uma panela e mexa até que ele derreta, mas sem deixá-lo escurecer. Acrescente um litro de água e mexa até dissolver a calda. Junte o gengibre, limão, cravo e canela à mistura e deixe ferver por mais alguns minutos. Prove a mistura, se ela estiver um pouco amarga, coloque mais açúcar.



FONTES 


PESQUISAS GOOGLE  -  SITES:

  • http://blog.deville.com.br/blog/gastronomia/218-quentao/
  • Yoki  Junina: http://www.festajunina.com.br/Home?gclid=COKnkoTFnL8CFWQQ7Aodwz8A1A
  • http://colunas.globorural.globo.com/picadinho/tag/quentao/
  • http://receitas.ig.com.br/tudo-sobre-quentao/n1237535073934.html

FOTOS


IMAGENS GOOGLE - SITES:


  • http://www.sobrevinho.net/elaboracao/vinho-quente-quentao
  • http//www.artedamarcinha.com.br/quentao-e-bolo-de-milho/
  • http://www.linkatual.net/receita-quentao.html
  • http://colunas.globorural.globo.com/picadinho/tag/quentao/

EDIÇÃO DE FOTOS: Site Pic Monkey






2 comentários:

  1. Aqui no noroeste do Paraná tem sido feito o "quentinho" em festas de colegios ou igrejas. É a mesma receita do de vinho, mas com suco de uva integral. Sou apaixonada pela versão com vinho!

    ResponderExcluir