FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE DE NATAL



                  
No dia 14 de Julho  de 1915 nascia o América Futebol Clube, um dos clubes mais representativos da história esportiva potiguar. O primeiro presidente do clube foi o amazonense radicado em Natal, Francisco Lopes de Freitas. Existe uma versão, sobre a oficialização do clube que diz, que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Os Estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.
       Inicialmente as cores do América eram o Azul e Branco.

                                         
TÍTULOS CONQUISTADOS


O  primeiro título americano veio em 1919. Foi o primeiro campeonato de futebol promovido pela Liga de Desportos Terrestres no estado. Três anos mais tarde, o clube conquistou seu segundo troféu e em 1926, abriu o caminho para o primeiro bicampeonato da competição. Na década de 50, a equipe alvirrubra repetiu o bom desempenho em competições estaduais, conquistando o bicampeonato em mais duas ocasiões: 1951, 1952 e 1956, 1957.
Nos anos 70 a equipe natalense marcou presença em campeonatos brasileiros. Em 1973, ganhou o troféu Norte-Nordeste, também conhecido como Taça Almir. Neste mesmo ano, disputando a primeira divisão do brasileiro, ficou em 25º lugar, dentre os 40 times que disputavam a competição. A partir de 1979, o clube iniciou a sua maior série de vitórias no campeonato estadual, sendo tetracampeão.                




O América voltou a ser notícia no cenário do futebol brasileiro, nos anos 90. Em 1996, Liderado pelo habilidoso meia Moura, a equipe do Rio Grande do Norte conquistou o vice-campeonato nacional da segunda divisão, estando no ano seguinte entre os principais clubes do Brasil. Em mais uma demonstração de força, a equipe potiguar venceu a Copa do Nordeste de 1998, derrotando o Vitória-BA na final por 3 a 1.

Dragão- um dos símbolos do América


No ano 2000 o time chegou às quartas de final da Copa do Brasil, desclassificando entre outras equipes o Sport, em plena Ilha do Retiro
O amargo descenso de 2004 à série C culminou numa ascensão meteórica, jamais vista no futebol brasileiro. Após conseguir o acesso para a Série B em 2005, o América fez uma grande campanha em 2006 e ficou em quarto lugar, posição que o garantiu no Brasileirão de 2007. Atualmente a equipe se prepara para a batalha de retorno a Série B do Brasil.
AMÉRICA - 2012



CENTRO DE TREINAMENTO



O América conta com um Centro de Treinamento, situado numa área de 22 hectares, em Parnamirim. Totalmente reformado, o Centro de Treinamento Abílio Medeiros, apresenta uma estrutura capaz de garantir qualidade do trabalho dos treinadores, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas, massagistas, roupeiros e as principais estrelas do espetáculo: Os jogadores americanos. O CT também se tornou celeiro de craques, onde vêm sendo lapidadas as futuras estrelas do alvirrubra.
Um mega projeto está em andamento na diretoria do América FC desde 2007: A construção de uma praça O esportiva -a Arena do Dragão. A construção de um estádio próprio, tirará do papel o sonho de toda torcida americana. 




DA SEDE SOCIAL


Até o final dos anos 50,havia a pequena sede social localizada no bairro do Tirol, no mesmo terreno da atual sede, porem com a frente para a rua Maxaranguape. Era um prédio simples, parecendo um imenso galpão. Mas o clube havia crescido demais e precisava oferecer a seus associados uma sede maior e mais moderna. Os dirigentes decidiram licenciar da Federação por uns tempos, a título de economia e pararam em investir no futebol. Começava assim a construção da monumental sede denominada por muitos de "Babilônia.
A nova sede mudou a vida do bairro e agitou a cidade. Considerado um "clube de elite" era o local preferido pela alta sociedade para a realização de "Bailes de Debutantes", de "Formaturas" e Desfiles. No Carnaval, o América disputava com o Aero Clube o titulo de melhor Carnaval da cidade, chegando a reunir cinco mil pessoas nas grandes noitadas de momo.

 HINO DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE 



                                                                                   
             O nosso time mostra a sua raça no jogo
           É o América, América
           Vai conquistando o coração do povo no jogo
           E na torcida eu sou América
           Eu sou América e tenho orgulho de ser
           Porque o América em tudo é o melhor
           É alegria no esporte e no futebol
           América, América (bis)
           Meu coração vibra nas tuas cores
           Eu sou América,  América
           É uma canção que canta mil amores, enfim
           Cantou América, América
           Vamos em frente gente americana
           Mostrar que o nosso time entrou pra valer
           Bola pra frente, quero ver jogando pra ganhar
            América, América ( bis )
            
                     

FONTES:

  • Pesquisas Google- Site oficial do América Futebol Clube.
  • Jornais: Diario de Natal e Tribuna do Norte -Natal/RN
FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de fotos: Programa Pic-Nic- Yahoo/BR




14 comentários:

  1. Falar do América me trás recordações maravilhosas da minha juventude.Na sede desse clube,participei de festas inesquecíveis, como a de conclusão do curso científico,ainda na sede antiga, e o meu Baile de Formatura ,já na sede nova; isso sem falar nos carnavais, regados a lança perfume! Bons tempos!

    ResponderExcluir
  2. Marilda Nascimento Meu TIME!
    há 14 horas -via facebook

    ResponderExcluir
  3. Aldenize Reis Eu sou América!!!!!!!!
    há 16 minutos ·comentário via facebook

    ResponderExcluir
  4. Que delícia o seu Blog, vc quer me "matar", né? ....Clube AMERICA, onde ocorreu o baile de formatura da turma de Odontologia UFRN, de 1979, da qual tive a honra de fazer parte
    Du Acre via email

    ResponderExcluir
  5. Aldenize Reis Meu time do coração!!!!!!!
    há 27 minutos · Via Facebook

    ResponderExcluir
  6. Jane Steinberger Parabéns meu América !!!!!!
    há ± 1 hora ·no facebook

    ResponderExcluir
  7. Marilda Nascimento
    Pois é Arilza, fazer o quê kkkk América é América meu América de Hoje e Sempre kkkkk
    há 42 minutos ·no Facebook

    ResponderExcluir
  8. Aldenize Reis E viva meu Américaaaa!!!!!!!!!!
    há 3 horas no Facebook

    ResponderExcluir
  9. O América mais uma vez demonstrou sua força em 2011, mostrando o que faz do clube um legítimo representante do Rio Grande do Norte, conquistando o acesso para a Segunda Divisão após obter o 3º lugar da Terceirona. E a Arena do Dragão está cada mais próxima, passando de sonho a realidade aos torcedores.

    ResponderExcluir
  10. eu jogo aiiii lá lá lá lá la'...

    ResponderExcluir
  11. Ailson Rosa Silva
    Tremendo Bom Gosto ! Mecão Campeão Potiguar de 2012 !


    Aldenize Reis
    Eu sou América e tenho orgulho de ser...

    há 6 minutos no Facebook

    ResponderExcluir
  12. Jane Steinberger -Natal/RN

    Estou feliz porque o meu américa ganhou!!!
    há ± 1 hora no facebook

    ResponderExcluir
  13. Esse sim é um TIMAÇO!!!!! ... Porque vai conquistando o coração do povo no jogo eu sou AMERICA!!!...

    ResponderExcluir