Como eu gostava de trabalhar esse tema com as crianças, quando ainda atuava em sala de aula. Esse imaginário fantástico e tão rico na nossa cultura me fascina e me leva de volta à infância, onde as histórias mágicas parecem se misturar à realidade: bicho papão, papa figo, caipora, cabra cabriola assombravam a todos. Mais tarde Monteiro Lobato, me transportou para o Sítio do Pica Pau Amarelo a conviver com Cucas e Sacis. Mas foi lendo Câmara Cascudo, que tomei conhecimento de outros personagens. Um deles, o Labatut, habita a mente dos moradores das cidades e povoados da região da Chapada do Apodi, nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
A Chapada do Apodi é uma formação montanhosa localizada na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
No Rio Grande do Norte está distribuida em quetro municípios: Apodi, Baraúna, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado. No Ceará abrange cinco municípios: Alto Santo, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte. E foi nessa região, no alto sertão nordestino, que um personagem da nossa história virou lenda de assombração.
Segundo Câmara Cascudo a lenda é uma reminiscência do militar francês Pedro Labatut, que em 1831 veio para o Ceará reprimir a Insurreição iniciada no sertão cearense, conhecida como a Revolta de Pinto Madeira. O movimento era uma reação às mudanças políticas causadas pela abdicação de D.Pedro I. Dizia-se que o general Labatut era extremamente violento e cruel. Fuzilou muitos negros e surrou muitas pretas. Em virtude da sua incontrolável crueldade acabou virando monstro na boca do povo.
General Pedro Labatut |
O MONSTRO LABATUT
- Câmara Cascudo - Dicionário do Folclore Brasileiro -Ediouro Publicações/SP
- Pesquisas Google: Wikipédia
Fotos:
- Imagens Google
- Edição de Fotos: Programa Pic-Nic - Yahoo/BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário