FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 27 de junho de 2012

MELÃO-DE-SÃO- CAETANO OU GALINHA- DE MELÃO COMO FALAM OS POTIGUARES





Há certas coisas cujo encanto, cuja magia, permanece na nossa lembrança indiferente ao passar do tempo. A "galinha-de-melão" é, pra mim, uma dessas coisas. Essa plantinha sempre esteve presente na minha infância. Lembro de um terreno baldio que ficava nos fundos do quintal da casa da minha vó que era coberto por elas. Na vegetação dos morros que hoje formam a Ladeira do Sol, era a erva mais abundante. Quantas vezes  colhíamos bacias delas para brincar de cozinhado! Mas não tínhamos a menor noção do valor fitoterápico dessa erva, muito menos que ela pudesse ser usada na culinária. A nossa brincadeira de "cozinhado" era simbólica, não comíamos a fruta. Hoje, me deparo com pesquisas científicas falando da sua importância para o  combate de doenças e para o controle da dengue, como também me surpreendo com o preparo de pratos considerados deliciosos feitos com a nossa galinha -de-melão.

 



A galinha-de-melão ou melão-de-são-caetano, como é mais conhecido, é uma trepadeira, da família das Curcubitáceas, conhecido cientificamente como Momordica Charantia. É encontrado como cerca viva margeando casas pelo interior ou em terrenos abandonados. Popularmente chamado pelos nomes de: erva-de-lavadeira, melãozinho, fruta-de-negro, erva-de-são-vicente, fruta-de-cobra. Seus frutos são amarelo-ouro, com espinhos moles na superfície, que quando maduros, se abrem em três partes, mostrando as sementes avermelhadas. Suas flores apresentam uma textura fina e delicada, de cor amarelo-claro, com cinco pétalas.





Embora de origem africana, a planta se encontra hoje disseminada por todo o mundo. Ela foi trazida da África ao Brasil pelos escravos, que usavam sua infusão contra febres e em banhos para facilitar os partos. Os primeiros escravos que chegaram ao Brasil tomaram o destino da região aurífera de Minas Gerais, em especial Ouro Preto e Mariana. Trouxeram as primeiras sementes e as plantaram ao redor de uma capelinha existente nas proximidades de Mariana. As sementes germinaram e a planta cresceu e frutificou. O padroeiro da capela era São Caetano, e os frutos eram parecidos com um pequeno melão. Em virtude disso, batizaram definitivamente não só o fruto, como toda a planta, de Melão-de-São-Caetano. Em Natal é conhecido como "galinha-de-melão" mas desconheço a origem desse nome.


A Importância Fitoterápica do 
Melão-de-são-caetano


Estudos científicos publicados nos últimos 10 anos mostram que o  melão-de-são-caetano apresenta propriedades anti-tumorais, anti-cancerígenas e antivirais. Pode ser usado contra todas as doenças de pele.A deccoção das folhas trata as afecções da pele. A polpa do fruto misturada à vaselina torna-se unguento que faz supurar furúnculos e abcessos e trata picada de inseto. O sumo das folhas verdes adicionada ao óleo de amêndoa trata queimaduras.
É ótimo coadjuvante para diabéticos, pois tem propriedades hipoglicêmicas, reduzindo o índice de glicose no sangue. Contém duas vezes a quantidade de potássio de uma banana; é também é rico em vitaminas A e C, além de outros compostos químicos.
Seu uso é contra-indicado para gestantes, mães em fase de aleitamento e crianças. Como todo medicamento, aconselha-se o uso dessa erva com supervisão médica.

 O Melão-de-São-Caetano e os Florais Brasileiros



Como essência floral, é indicada para pessoas com pensamentos ruminantes, indesejáveis e repetitivos, tortura mental, preocupação excessiva que atrapalha o viver cotidiano. É útil ao ser ministrada previamente à tomadas de decisões importantes e nas preparações par provas, testes e situações que necessitem de autocontrole e concentração.Essa essência floral concede clareza  de raciocínio, calma, tranquilidade e paz para a mente. sua indicação corresponde no Sistema de Bach a essência floral White Chestnut.


O Melão-de-São-Caetano na Culinária




O fruto do melão-de-são-caetano é usado na culinária ainda verde e é muito valorizado pelo seu sabor amargo. Geralmente é consumido cru, inteiro ou em fatias, mas pode ser feito pickles, conservado em salmoura. Presta-se também para cozidos e acompanhamentos de carnes.Na cozinha japonesa o fruto é conhecido como "Goia". O "Goya Chanpuru"  é um prato típico da região de Okinawa/Japão, preparado com Tofu. Essa combinação do fruto goya com tofu é considerado muito saudável.

Fontes:
  • Pesquisas Google - Site Wikipédia
  • Pesquisas  Google - Site Receita Natural:Propriedades Medicinais do Melão-de-São-Caetano
  • Rede de Agricultura Sustentável (RAS) - Universidade Federal da Paraíba - Uso do Extrato do Melão-de-São-Caetano.

Fotos:

  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey




26 comentários:

  1. Nunca havia ouvido chamar esta planta de "galinha de melão". Não sei, mas pode ser uma corruptela de "capelinha de melão", que é como eu sempre conheci. Sempre fiz referência desta planta com a música junina.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Pepeto, porque eu também nunca ouvi ninguem se referir a essa planta como "Capelinha de Melão". Os nomes das plantas ganham características regionais, e eu continuo pesquisando porque em Natal, toda minha geração e, as mais próximas, antes e depois da minha, conhece como "galinha de melão".È até possível que seja como você afirma "que seja por corruptela, mas tenho que continuar pesquisando. Muito obrigada pela informação, elas são sempre muito úteis.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Ceará sempre, quando criança, nos referíamos como "melão caetano", por "preguiça" de falar o "são". Mas faz sentido, dizer-se Melão de Galinha: brinquei muito com essas frutinhas, enfiando em cada uma, pedaços de palito de dente, como se fossem galinhas...Seria daí, o nome?
    Interessante postagem....vou compartilhar no FB e usar as imagens no meu blog. Posso?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lucia, antes de mais nada muito obrigada por visitar o Vento Nordeste e deixar tão pertinente comentário. Fique à vontade para usar o que quiser. Fico feliz quando alguém se interessa por uma postagem. O meu blog não tem fins lucrativos, escrevo para divulgar as coisa que gosto e que vivenciei nesse nosso Nordeste maravilhoso!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Ter PREGUIÇA de falar SÃO, na palavra são caetano é o FIM DA PICADA.
    Já já vão ter preguiça de ....RESPIRAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é são graça e idiota que nem se identifica e não comenta a postagem!

      Excluir

  6. Brinquei muito quando criança com esta frutinha. Eu adoro mastigar as sementinhas vermelhinhas, melão-de-são-caetano.Sonia M Imamura

    ResponderExcluir


  7. As sementes vermelhinhas são gostosas, quando criança, nos pegavamos na cerca em nosso quintal e comiamos...

    ResponderExcluir
  8. Arilza, eu também conheço como melão de são caetano e mais intimamente como galinha de melão e como comentou a Lucia, também brincava fazendo perninhas com palitos imitando galinhas e outros bichinhos. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. pessoal meu quintal é cheio delas e preciso saber como fazer o chá pra o tratamento de cancer.

    ResponderExcluir
  10. pessoal meu quintal é cheio delas e preciso saber como fazer o chá pra o tratamento de cancer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelma estou em Recife . Você viu o video abobora danta? Veja. 81 996416853 Zap

      Excluir
  11. Olá D. Arilza!
    Pesquisando no Google sobre cucurbitáceas (grupo que pertence o pepino, etc.) encontrei a imagem do melão de são Caetano. Corri pro teu blog e li com surpresa as propriedades medicinais, etc. dele. Porém, o que estou interessado é em um "primo" do melão de são Caetano. Onde tem o melão de são Caetano essa outra plantinha está junta. Tem os mesmos hábitos rasteiros e chega a se confundir com o melão. As diferenças estão nas folhas e nos frutos, principalmente neste. Lembra muito um mini ou "nano" pepino... O sabor é o mesmo... Em meu quintal está cheio dessa e de outras plantas. A senhora poderia me dizer o nome desse "primo"? Tem alguma informação sobre ele? Usos e utilidades. Desde já te agradeço.
    Parabéns pelo blog.
    Carlos, Soure, Pará.

    ResponderExcluir
  12. Jorge
    Em SERGIPE na década de 70 especificamente Serrão Ilha das Flores, lembro-me que nos quintais o melão de galinha se ramava nas cercas e usava-se também como bucha esponja para lavar pratos e outras coisas mais , os pássaros se alimentava-se do fruto as galinha também. hoje tem esse potencial de cura de varias doença.

    ResponderExcluir
  13. Jorge
    Em SERGIPE na década de 70 especificamente Serrão Ilha das Flores, lembro-me que nos quintais o melão de galinha se ramava nas cercas e usava-se também como bucha esponja para lavar pratos e outras coisas mais , os pássaros se alimentava-se do fruto as galinha também. hoje tem esse potencial de cura de varias doença.

    ResponderExcluir
  14. Minha mãe falava que era veneno mas mesmo assim eu e minhas primas comia a frutina Vermelha que super doce

    ResponderExcluir
  15. Uma certa vez em um dia de Domingo íamos almoçar e alguém bateu na porta eu fui ver era um mendigo pedindo esmola, chamei meu pai e ele foi atende-lo após alguns minutos meu pai o convidou para amoçar com a gente ai ele quando viu a nossa cadela com o pelo todo caído e uma sarna caspenta na pele ele disse que conhecia o remédio para sarar aquela cadela "galinha de melão" cozinha a rama e dar um banho morno no animal três vezes por semana fizemos isso e a cadela ficou sarada renovou o pelo e depois ainda deu quatro crias para quem estava marcada para morrer...

    ResponderExcluir
  16. Não sabia o que era até hoje, começou a crescer a mais de 1 ano em um vaso em casa que têm um monte de outras plantas, achei que era pé de uva, foi crescendo e tomou a frente inteira da minha garagem, hoje o pedreiro está fazendo um obra e eu disse pode arrancar com dó no coração, ele me disse é melão de São Caetano, agora que pesquisei e vi o poder dela, não arranca não pelo Amor de Deus, rsrsrs...Quando estoura a frutinha parecia uma planta extra-terrestre.

    ResponderExcluir
  17. Estou maravilhada com esse artigo porque aqui no Ceará a meninada não só brincava com os frutos como também comiam.
    Como Massoterapeuta vou usar a polpa na argila para tratar picadas de insetos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Addistam so vídeo Abobora Danta...saude da próstata. 81 996416853 Zap

    ResponderExcluir
  19. LEMBRO DE MINHA INFÂNCIA EU E MEUS IRMÃOS, AMIGOS COMIA ESSA FRUTA NOS TERRENOS BALDIOS, SEM SABER DO QUANTO FAZ BEM E HOJE EM DIA AINDA FAÇO USO DESTE FRUTO E DAS FOLHAS COMO CHÁ.......

    ResponderExcluir
  20. Eo chá das folhas do melão de São Caetano serve pra que

    ResponderExcluir
  21. E as sementes pode comer porque eu tenho muito dessa planta no meu quintal

    ResponderExcluir
  22. É uma delícia de comer as bagas vermelhas... docinhos...

    ResponderExcluir