FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 25 de junho de 2012

29 DE JUNHO - DIA DO PESCADOR - À ELES TODA NOSSA HOMENAGEM!


                                                            

Aprendi desde cedo a admirar esses homens corajosos que se aventuravam mar a dentro  em busca do pescado! Antes do nascer do sol, lá vão eles com sua jangada e muita bravura! Eles sabem onde encontrar o peixe, onde a pescaria é boa e  como chegar lá sem grandes surpresas. Conhecem o movimento da maré, a direção do vento, e são capazes de fazer a previsão do tempo com precisão, apenas olhando a direção das nuvens, com sabedoria e simplicidade.
                           


                              Pescaria - Dorival Caymmi

Como nasci e sempre vivi próximo ao mar, me acostumei a ver a chegada da pesca de "arrastão" na praia do Meio ( hoje praia dos artistas) as jangadas na praia de Ponta Negra, a pesca nos "currais" da praia de Pirangi do Norte, e o retorno dos barcos pesqueiros do Canto do mangue. E eles estavam lá, cheios de vigor físico! Nem pareciam recém chegados de uma jornada tão desgastante! Chegavam carregados de cardumes, que variavam dependendo da época da ano: cavala, peixe agulha, arabaiana, dentão, cangulo, sirí e até camarão. Comprar o peixe fresquinho na mão do pescador era a realização de todo amante de um bom pescado.



              


De tudo que presenciei, o que mais me encantava, e me encanta até hoje é a chegada das redes de arrastão. É bonito de ver aqueles homens puxando a rede e os peixes, a maioria de cor prateada, saltitando no seu interior. Em Natal, hoje em dia essa prática já não existe na praia dos Artistas (infelizmente o arrastão que a gente ver por lá é outro) mas ainda é possível vê-la  no amanhecer em Ponta-Negra e na Praia da Redinha. 

PESCA DO ARRASTÃO NAS PRAIAS DE REDINHA E PONTA NEGRA






Fotos de Cláudio Abdon (Redinha)

          Foto de Alex Uchôa (PontaNegra)         

                

O dia 29 de junho, dia de São Pedro, o apóstolo pescador, que também é padroeiro dos pescadores, foi escolhido para se comemorar o dia do pescador. Muitas são as homenagens prestadas a esses homens destemidos  tão presentes nas nossas cidades praianas. Mas foi Dorival Caymmi, um amante do mar, quem melhor cantou a alma e os sentimentos desses nossos heróis anônimos. Sua belíssima Suite dos Pescadores comprova isso!


  "Canção da Partida",  a primeira das quatro canções
  da "Suíte dos Pescadores" de Dorival Caymmi" 



O Bem do Mar - Dorival Caymmi



Não menos importantes são as homenagens dos nossos artistas plásticos que com seu arte, retrataram a vida dura desses trabalhadores.

                                                     Dorian Gray
  Newton Navarro
                                                         Tarsila do Amaral
                                                    Di Cavalcanti
                               Escultura em São Luis/ Maranhão

FOTOS:

  • Imagens Google
  • Acervo de Alex Uchôa
  • Acervo de Cláudio Abdon
  • Edição de Foto: Programa Pic-Nic/Yahoo- BR
VÍDEOS:

  1. Postado no You Tube por NoemiaHime em 20/02/2010
  2. Postado no You Tube por SenhordaVoz em 23/06/2010
  3. Postado no You Tube por yakuzatsu em 13/06/2-11




Nenhum comentário:

Postar um comentário