FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sábado, 16 de abril de 2011

PROFESSOR LAURO

       
"Fiz uma opção de vida: só permanecer na planície se minhas asas não tiverem forças para arrancar-me do chão;mesmo com asas curtas quero voar"
                                                   Lauro de Oliveira Lima

Vento Nordeste mudou de direção e hoje sopra lá do Ceará,para homenagear um educador brasileiro, que recentemente completou 90 anos - Professor Lauro.Não postarei nenhuma biografia,essa tão ricamente detalhada no blog " Escola de Pais" da sua filha Ana Elizabeth ( Bolg da  Beta ).Farei apenas uma homenagem a esse homem que foi sem dúvida, meu grande mentor intelectual.
Durante anos,dediquei parte dos meus estudos, lendo, assimilando e tentando por em prática seus ensinamentos. Ter trabalhado na Chave não foi uma mera conquista do acaso, mas uma busca minha, uma opção de vida.Foi o que restou de bom na educação desse país, tão devassada nos anos de ditadura e tão sucateada depois dela! Ter conhecido o Professor Lauro, ter participado da equipe pedagógica dessa escola só me enche de orgulho e a sensação de que fiz a melhor escolha.

Da obra do Mestre fundamental na minha formação








Pérolas do Mestre



" Educar já não é prever as necessidades da sociedade, mas preparar os jovens para o imprevisível"

" O professor não ensina, ajuda o aluno a aprender"

" A escola tem representado até aqui um complô contra a livre pesquisa intelectual, fornecendo fórmulas já acabadas que robotizam a solução dos problemas"

"Cada sociedade tem a moral que resulta do nível médio dos indivíduos que a compõe"

"Tudo está fluindo. O homem está em permanente reconstrução, por isso é livre.Liberdade é o direito de transformação"

O Mestre e a Aprendiz

Foto em minha casa no Reveillon de 2011 


Parabéns Professor Lauro! Que as próximas gerações possam continuar colhendo frutos das idéias inovadoras que o Sr. semeou ao longo desses anos.    




27 comentários:

  1. Arilza, que coisa linda amiga. Estou emocionada. Valeu. Amigo e como eu disse no face e assim. Acho que ficara marcado em nos as ideias dele.
    Mil Beijos

    ResponderExcluir
  2. Puxa Arilza ,que linda homenagem e que lindo texto tão bem colocado a nosso grande Mestre!!!!!
    Ele merece todo nosso respeito, carinho e admiração por ter sido nosso grande mentor sempre....
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Arilza, parabéns pela idéia e, principalmente, pelas colocações carinhosas para com o nosso Grande Mestre. Falar do Professor Lauro é fácil, e é difícil. Quem conhece sua obra fica tão encantado quanto todos nós, e sabe que esse legado precisa ser preservado a qualquer custo para o bem das futuras gerações. Excelente sua idéia de postar uma mensagem como essa, no momento em que ele completa seus 90 anos. Valeu. Um abraço. Nelson

    ResponderExcluir
  4. Lindo, Arilza... Emocionante! FAço minhas suas palavras no desejo de perpetuação dos ideais do professor Lauro. Beijos pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Arilza,
    nosso grande mestre! muito orgulho de ter aprendido com ele fundamentos tão importantes para minha formação.
    Um dos homens mais inteligentes do nosso Brasil.
    parabéns a ele e a vc pela iniciativa.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Arilza,

    Eu poderia falar do educador, de suas obras, de tudo que li a respeito do Professor. Mas prefiro falar do meu avô. Lembro com carinho, ainda bem novinho, eu subindo na sala dele pra conversar com ele e no fim ele me dando dinheiro pra comprar balas. Das provocações dele, sempre com um riso meio "moleque", no pouco tempo em que morei com ele.

    Lembro da arapuca pra pegar passarinho, típicas do interior, que eu ganhei e que eu não conhecia, das conversas já mais velho, das "gafes"que ele cometia..rs Me identificava e morria de rir da falta de traquejo dele, rasgando as toalhas de mesa da Beta cortando laranja direto no pano.

    Morri de rir muitas vezes, e aprendi muito ao seu lado. O que eu tenho de melhor pra dizer sobre ele, é que amo ele e me sinto privilegiado de te-lo como avô.

    Muito bonito a sua homenagem.

    ResponderExcluir
  7. Eu fico feliz em ter feito parte dos ensinamentos do grande professor lauro. Sei que parte do merito de minha formação devo a esta grande pessoa. Homenagem muito bem feita.

    Um bjo arilza.

    Felippe Yaghdjian.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Arilza, pelo blog e pela homenagem ao professor Lauro!
    Também aprendi muito com este grande Educador e sua escola. Assim como você, me orgulho muito de ter feito parte de sua equipe. O encontro com Lauro e a experiência na Chave influenciaram em grande parte o modo como hoje encaro a Educação, como lido com crianças, adolescentes, como penso a vida, enfim, o que sou, como mãe, educadora e pessoa.

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS por esta linda iniciativa.
    Em meu quarto livro “FAZER ESCOLA” fiz a seguinte dedicatória:
    “Ao meu pai com amor,
    E ao Professor Lauro de Oliveira Lima, por tudo que aprendi em sua obra para fazer uma educação inteligente e mais feliz.
    Adriana Oliveira Lima

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Arilza!
    O professor Lauro é um grande mestre.
    A Chave do Tamanho é uma escola única, que valoriza o aluno como um todo. O que se aprende na Chave é uma experiência para vida toda!!

    ResponderExcluir
  11. Esta homenagem ao professor Lauro é o reconhecimento do grande mestre na atuação inovadora da educação! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Arilza, bela iniciativa! Quem apoia e investe na Educação merece sempre os nossos aplausos. Que o nosso "mestre" continue sendo referência na formação dos educadores brasileiros.

    ResponderExcluir
  13. Arilza, parabéns pela linda homenagem ao professor Lauro. Ele é um verdadeiro mestre na educação brasileira e seus livros deveriam ser leitura obrigatória aos candidatos a educadores. É isso! Quem como eu, foi aluno da Chave, sabe o quanto essa escola é especial!

    ResponderExcluir
  14. Arilza,
    Muito bonito o post amiga. Valeu. Ele merece tudo e muito mais.Os que o conhecem e sabem da sua obra às vezes ficam tristes em ver que muitas das suas soluções apresentadas há mais de 50 anos ainda não estão implementadas. Fora os que copiam suas idéias e assinam como se fossem deles. Luto muito aqui nesse nosso Ceará para a educação virar uma prioridade real e os professores serem valorizados como todas as outras profissões. Eu, por ter recebido dele o mesmo nome, me vejo, de vez em quando, relebrando a todos que o admiram que o seu trabalho ainda está por ser implementado.

    ResponderExcluir
  15. O que falar deste homem? Um grande mestre, um excelente avô e um ótimo amigo! Não tenho palavras para descrever o que sinto por ele. Amo demais este cara! Com ele, tudo parece ser mais simples, graças ao seu incomparável caráter, humor e jeito de ser. Uma ótima pessoa, humilde, de grande coração! Vô, posso não dizer muito, mas saiba que te amo demais! Tenho muito que aprender com você. O Sr. é tudo pra mim, pra mamãe e para o resto de toda a humanidade. Beijos do seu neto, João.
    João Pedro Lima via Facebook

    ResponderExcluir
  16. Um lindo álbum, oportuno, criativo e participativo! Aprendi convivendo com todos que constroem e disseminam as ideias de Piaget, tão bem aprofundadas pelo educador - Lauro de Oliveira Lima.Comentário de Cristina dos Anjos Oliveira via Facebook

    ResponderExcluir
  17. " Professor Lauro, querido e admirado. O mestre dos educadores!" Com carinho, Luciana Lins.

    ResponderExcluir
  18. Lauro tenho grande admiração por sua pessoa, sua inteligencia e sua capacidade de trazer para Educação algo tão inovador que até hoje supreende muitas pessoas. Felicidades pelo seus 90 anos e que viva por mais 100 anos!!! Marcia
    há 10 minutos · Marcia Gentile via facebook

    ResponderExcluir
  19. Para mim, estudar na Chave abriu as portas da descoberta e da curiosidade. Seu método de ensino sensacional, na época experimental e hoje consagrado, nos ofereceu ferramentas para desenvolvermos e confiarmos em nossos próprios critérios intelectuais, capacitando-nos para a tolerância e a criação! Obrigado ao professor Lauro, que soube extrair do mestre Piaget o que ele podia oferecer aos brasileiros, tornando-se por sua vez, mestre pedagogo tropical. É muito sol e muita luz nesta honraria! Que Deus esteja satisfeito com seu caminho, professor Lauro de Oliveira Lima.Comentários de André Luis via facebook

    ResponderExcluir
  20. Beatriz Barreto de Souza
    Arilza, parabéns por esta homenagem ao nosso Mestre, desculpe pela demora!
    Querido Prof.Lauro, parabéns por alcançar esta data tão especial, sempre tive muita admiração pelo senhor, um homem de caráter e uma história de vida admirável. Beijos, Beatriz Barreto -via Facebook

    ResponderExcluir
  21. "Querido vô, mestre e professor lauro, você chega aos 90 anos com muito vigor fisico e mental. Com seus ensinamentos e, claro suas "pequenas" broncas, aprendi muito a ser uma vencedora, lutadora e acima de tudo, uma mulher confiante. É com muito orgulho que hoje estou à frente da Escola A Chave do Tamanho no setor administrativo fazendo valer a filosofia que nasceu desde 1972. Tento arduamente, porque Metodo Psicogenético não é facil de entender....não é para todos e sim para alguns...te amo muito e muito obrigada por tudo." Fabiana Oliveira Lima-via facebook

    ResponderExcluir
  22. Vô, voce é a pessoa mais fantastica que eu já conheci, eu te admiro muito. Os seus livros são os melhores livros que eu ja li. Considero voce o meu idolo, e pretendo herdar esse seu dom de escrever livros maravilhosos ! Vô parabens por todos esses seus trabalhos e por tanto carinho e amor com todos ! com carinho de sua neta Ana Clara-via facebook

    ResponderExcluir
  23. PAI,obrigada por ter me acolhido,por ter me protegido, por ter me ensinado tantas e tantas coisas simples da vida.Te admiro, te respeito pelo cara que voce é,inteligente,persistente,bom caráter ,gaiato e humano.Beijo, LI.-via facebook

    ResponderExcluir
  24. Arilza,achei sua idéia de homenagear o Papai formidável, eu como fiha fiquei muito emocionada, te admiro como pessoa e amiga,acho que essa empresa que voce trabalha atualmente ,te inspirou bastante.Bj.grande.LILI-via faceboob

    ResponderExcluir
  25. Vô vc me orgulha muito pela sua vida,suas vitorias,pelos prêmios que vc ganhou como professor e educador.Parabéns por tudo que conquistou na sua vida vc merece beijos do seu neto Natan-via facebook

    ResponderExcluir
  26. O ideário pedagógico do Prof. Lauro de Oliveira Lima precisa ser divulgado, pecisa ser debatido, para ser entendido e vivenciado na Escola.
    Profa. Ivonilde Vieira (divulgadora das ideias do Prof. Lauro através da Escolinha Reinações (1989) - Limoeiro do Norte, Ceará.

    ResponderExcluir
  27. Será feita uma homenagem ao Prof. Lauro de Oliveira Lima em sua terra natal, coordenado pela Profa. Ivonilde Vieira, juntamente com o Projeto Valorização, com a participação de outros admiradores e segmentos da sociedade. Acontecerá no dia 25 de abril de 2013 no NIT - Limoeiro do Norte, Ce. (Profa. Ivonilde Vieira - divulgadora das ideias do Prof. Lauro através da Escolinha Reinações (1989) - Limoeiro do Norte, Ce.

    ResponderExcluir