FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sexta-feira, 1 de abril de 2011

AS GARRAFAS DE AREIA COLORIDA DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ



Guardo essa garrafinha há quarenta anos como um amuleto sagrado! Comprei na mão de João Maria, um artesão ainda garoto, que participava de uma Feira de Artesanato em Natal. Foi meu primeiro contato com a arte popular do meu estado. Lembro que fiquei extasiada com a habilidade daquele garoto! Com mãos ágeis de um mestre e usando apenas um palito, ele enchia aquelas garrafinhas com areia colorida formando desenhos maravilhosos! "Se você quiser, disse ele, boto seu nome dentro,aí essa garrafinha fica só pra você" Não pensei duas vezes...
Ainda hoje gosto de dar garrafinhas de presente. Além de lindas dão sorte! 



No Rio Grande do Norte  quando o assunto é areia colorida, a praia de Tibau em Mossoró  é considerada referência. Nos seus morros foram identificadas 25 variedades de argilas e areias. D. Josefina Fonseca pioneira nessa arte, diz que já não lembra do tempo da fartura de cores que existia para a confecção de seu trabalho."Eram cores belíssimas que enchiam os olhos! 

A PRAIA DE TIBAU E SUAS AREIAS COLORIDAS

A técnica usada para fazer as garrafinhas, evoluiu com o tempo. As primeiras eram apresentadas em listras, com camadas superpostas das diferentes tonalidades da areia encontrada naturalmente. Com o uso de desenhos se fez necessário o tingimento da areia de outras cores.  





O Estado do Ceará é hoje, o maior responsável pela produção em grande escala dessa arte. Nas praias de Morro Branco e Canoa Quebrada, entre outras, os artesões desenham paisagens com jangadas, dunas, coqueiros casas, animais, lagoas,  escudo de times e nome dos turistas em poucos minutos, encantando a todos pela habilidade e beleza dos trabalhos.





Uma grande variedade de objetos feitos com a areia colorida estão a venda nas lojas de artesanato, espalhadas pelo Nordeste e é uma ótima opção para quem quer levar uma lembrança do existe de original no nosso artesanato praiano.
Felizmente hoje em dia é fácil ver, nos centros de Artesanato de Natal, artesãos trabalhando nessa arte, aos olhos de quem quiser comprar ou dar uma lembrancinha personalizada a um amigo.







Engana-se quem pensa que o trabalho com a areia colorida limita-se a garrafinhas. Nas mãos de um artesão especializado essa técnica apresenta requintes de uma verdadeira obra de arte.No Rio grande do Norte, painéis inteiros são feitos nos Halls de entrada dos hotéis. O antigo Hotel Ducal, no Centro da Cidade, em Natal, exibia um belíssimo e enorme painel de Areia Colorida.  
Em Fortaleza  artesãos se multiplicam pelas praias e cidades com trabalhos maravilhosos. Eis alguns exemplos:












Fontes:

  •  Jornal Tribuna do Norte- Natal - RN
  •   Pesquisas Google - Site de Maria de Lourdes Fonseca - Artigo: "Tibau e suas dunas Coloridas" Mossoró/RN
Fotos:
  • Imagens Google
  • Acervo pessoal de Arilza Soares
  • Edição de Foto- Programa Pic-nic - Yahoo/BR


14 comentários:

  1. Beta Lima adorei a materia. Tenho muitas destas garrafas. sempre que vou ao Ceara trago.
    há 47 minutos ·

    ResponderExcluir
  2. Nossa, foi uma verdadeira aula sobre o assunto. Vou usar na escola quando trabalharmos o Projeto "Coisas do Brasil". Adoraria ter uma com meu nome e do Beto... Muito romântico!

    ResponderExcluir
  3. Passei toda minha infância nessa regiâo de dunas de areias coloridas por isso amo essas garrafinhas!

    ResponderExcluir
  4. bom dia!

    preciso de areias coloridas para minha cerimonia de casamento. voce sabe onde posso comprar?
    qualquer coisa, meu e-mail é:

    afonsonuneswar@hotmail.com

    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Afonso
    Vc quer as garrafinhas? Não, né? As areias coloridas, ao natural hoje em dia só se encontram em dunas de difícil acesso. Mas estive no Nordeste ultimamente e vi como eles preparam a areia para as garrafinhas ou outros trabalhos. Eles pegam areia da praia seca e misturam com anilina ou outra tinta em pó na cor que precisam. E isso não é difícil de fazer.
    Não sei te dizer, infelizmente onde comprar essa areia.As garrafinhas é fácil encontrar nos artesanatos de Nastal em Fortaleza.
    Um abraço Arilza Soares/Vento Nordeste

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de informações sobre a fabricação e venda desses produtos, por favor, entrar em contato pelo E-mail, Railson.sa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. hoje ainda existe as areias? quantas cores ainda são extraidas?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite gostaria de comprar para revenda. odaniel.10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de comprar para casamento. Sobreira.clara@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Prezados Srs.
    Boa Noite
    Venho através deste pedir a gentileza de informar se vocês poderiam enviar no meu e-mail ( marcelo.charlie@hotmail.com ) alguns modelos de Mini Garrafas de Areia de Natal-RN.
    Aguardo um breve retorno.
    Grato
    Marcelo Cardoso

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostaria de comprar garrafinha de areia para a formatura de minhas filhas. Talvez 100 garrafas. Agradeço.
    Como faço? Meu e-mail é:
    saragaia@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. boa tarde! Ontem minha bebe quebrou a garrafa da minha irmã, que era com areia colorida e um desenho do mickey com o nome dela, eu eu preciso dar para minha irmã, vcs fazem?
    manuelly.borges@gotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Gostaria se compra os chaveiros de Natal como faço ?
    dehmauro@gmail.com

    ResponderExcluir