FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CARNE DE SOL-PAIXÃO NORDESTINA



O Rio Grande do Norte sempre foi referência quando se fala em Carne de Sol, principalmente se essa carne tiver como origem a cidade de Caicó. Saborosa e de fácil preparo, a carne de sol é responsável pelos melhores pratos da nossa culinária! Tem-se notícias do consumo dessa carne desde 1610 pelos registros de viagem do navegador francês François Pyrard de Laval quando esteve na Bahia - "É impossível terem-se carnes mais gordas e tenras e de melhor sabor" 





Originalmente o preparo da carne do sertão, como também é conhecida, se dava logo após o gado ter sido abatido. Salgava-se a carne e colocava-se para secar diretamente ao sol - daí a origem do nome carne de sol. Hoje,apesar do nome, ela não fica exposta ao sol. Depois de cortada, é salgada com sal fino e deixada em locais cobertos e bem ventilados para maturação. A secagem é rápida, formando uma espécie de capa protetora que conserva a parte de dentro da carne deixando-a úmida e macia.






PREPARANDO A CARNE DE SOL EM CASA


1 - Você pode preparar a carne de sol em casa. Escolha a carne de sua preferência e corte em pedaços de aproximadamente 1 kg (quanto mais magra a carne e mais alto o seu corte, melhor). Passe sal fino de cozinha em toda a sua volta e coloque na geladeira em um recipiente aberto. Três vezes ao dia, por três dias, vire a carne e escoe o líquido. Agora é só assar. Não precisa lavar ou tirar o sal.




2 - Uma outra maneira de preparar a Carne de Sol em casa me foi dada pela minha colaboradora Marilda Nascimento. Há muito tempo morando em São Paulo, Marilda criou o hábito de fazer Carne de Sol em casa e garante que a sua carne  fica tão boa quanto a que comia no Nordeste.Vamos a receita: "Depos de escolher a carne, passe o sal fino em toda a sua extensão e pendure numa corda, em um lugar ventilado da sua área de serviço. O vento que ela tomará em dois dias será suficiente para ela ficar pronta. Durante esse processo, coloque uma vasilha embaixo da corda para recolher a salmoura que a carne vai soltando.Recomendo cuidado com a quantidade de sal". 




Em Natal a carne de sol é servida com os acompanhamentos: farofa d'água, arroz de leite, feijão verde, macaxeira frita ou cozida, salada (alface, tomate e cebola) e manteiga de garrafa. Esta combinação lhe dá um sabor inesquecível.





Irresistível é a combinação dessa carne, assada na brasa e servida com queijo de coalho. Experimente e bom apetite!






FONTES:
  •  Luís da Câmara Cascudo - História da Alimentação no Brasil-Editora Global / SP -  2011
  • Maria Marluce Gomes - História da gastronomia do RN -Natal- Abril de 2004
  • Culinária Nordestina- Encontro de Mar e Sertão - Publicação do SENAC´
  • Jornal Tribuna do Norte - Natal-RN
FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: programa Pic-Nic - Yahoo / BR
       

11 comentários:

  1. Carne de sol, aipim frito (macaxeira) e manteiga de garrafa... Hummmmmm....

    ResponderExcluir
  2. É muito gostosa mesmo! Sempre que vou na Academia da Cachaça, aqui no RJ,eu peço, mas não é tão saborosa como aí no Nordeste...

    ResponderExcluir
  3. Quem é vegetariano não sabe o que está perdendo. Carne de Sol é muito bom !

    ResponderExcluir
  4. Isso é bom de qualquer jeito.E se for frita com bastante cebola acompanhada de uma boa macaxeira,hummmmmm!

    ResponderExcluir
  5. Não dá pra passar sem ela! É gostosa e fácil de preparar:além do mais é como diz o comercial do bombril-tem mil e uma utilidades.Frita com bastante cebola e acompanhada de macaxeira -unhum!É muito bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Arilza
    Esse procedimento do blog, eu faço mas é mais demorado, vc que mora em apto, tem uma forma mais rápida e ate mais original, pois a Carne de Sol, só tem o nome de "Sol", ela realmente é de Vento,rsrsrs ( como diz Camara Cascudo ) ,portanto faça do jeito que está nessa receita só que ,pendure em uma corda , na sua area de serviço, o vento que ela tomará em 2 dias estará pronta, vai cair uma salmora então claro que vc coloca uma vasilha embaixo rsrsrsrsrQdo vc criar o habito dessa fabricação caseira, não sentirá tanta saudades da nossa de Natal, fica tão boa qto pode acreditar, o maior cuidado mesmo é na quantidade do sal, depois me diga o resultado bj.
    Marilda Nascimento
    há 6 horas na página do Vento Nordeste no facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marilda Nascimento! Nada melhor do consultar uma expert no assunto! Vou fazer assim e acrescentar no blog a sua dica, Obrigada mesmo!

      Excluir
  7. Dioberto Nascimento via Vento Nordeste.

    EU,NA CONDIÇÃO DE PRIVILEGIADO EM DEGUSTAR ESSA DELÍCIA-DEIXO A MODÉSTIA DE LADO,E AFIRMO QUE "A CARNE DE SOL DA MARILDA"É UMA MARAVILHA!!!!...

    ResponderExcluir
  8. Marilda Nascimento

    Uma dica que não sei se falei antes, depois de feita pode congelar, aqui em casa sempre tenho um pedaço no freezer, hj mesmo vamos comer

    ResponderExcluir
  9. PRECISO FAZER URGENTE!
    A saudade da Bahia está batendo forte.

    ResponderExcluir