FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 5 de abril de 2011

CARANGUEJOS E GOIAMUNS -DELÍCIAS NORDESTINA!




Fonte de renda para alguns. Uma iguaria deliciosa para muitos outros que vivem ou visitam o Nordeste.
Acho que nunca aprendi a comer caranguejo direito! A parte do corpo muitas vezes deixo de lado. Um desperdício para quem aprecia essa iguaria. Gosto da pata grande, da patola como se diz em Natal. Aquela cheia de carne! Dá agua na boca só de pensar! Encontrado em todo o Nordeste duas, das suas  variadas espécieis, são mais consumidas: o Caranguejo Uçá e o Guaiamum ou goiamum como querem os potiguares.
Preparado em forma de petiscos variados, ou em pratos mais consistentes, o caranguejo é outro patrimônio da culinária nordestina. Basta experimentar o "Ensopadinho de Caranguejo" da praia de Tambaú em João Pessoa, o "Casquinho de Caranquejo" da praia do Cotovelo em Natal. a "Caranguejada" da Praia de Boa Viagem em Recife, a "Fritada de Caranguejo" na praia de Iracema em Fortaleza, o  "Catado de Caranguejo" em Salvador, para querer incluí-los  em seu cardápio de viagens. Ah! e os "guaiamuns no dendê"  de Valença na Bahia? Esses são imbatíveis!



INGREDIENTES
   1/2 quilo de carne de caranguejo 
    2 tomates,1 cebola, 1/2 pimentão
2 dentes de alho, coentro, sal.
1 copo de leite de coco natural
2 colheres de sopa de azeite  
 1 colher chá de amido de milho 
1 colher de sopa de margarina 
      1/2  xícara de farinha de mandioca 
       casquinhos de carangueijo vazios 


MODO DE FAZER

Frite os temperos no azeite até que comecem a dourar,junte a carne de caranguejo, o leite de coco e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver 15 minutos. Dissolva o amido em um pouco de água,mexendo até ferver.Em uma frigideira doure a farinha na margarina.Encha os casquinhos do caranguejo e cubra com a farofa.






CARANGUEJADA


INGREDIENTES

.2 cordas de caranguejo (20 unidades)
1 molho de coentro
2 cebolas
2 tomates
1 caldo knorr de galinha
3 colheres de sopa de extrato de tomate
Sal a gosto


  MODO DE FAZER

LImpe todos os caranguejos em água corrente com uma escova, retirando toda lama.
Coloque todos em um caldeirão, junto com  os ingredientes e deixe ferver por uma hora e quinze minutos. Experimente para ver se está bom de sal.





Muito apreciado entre os Nordestinos, o caranguejo é um crustáceo que exige certa habilidade na hora de comê-lo. O modo mais prático é ir arrancando as patas, uma a uma, quebrando e retirando a carne. No final abre-se o corpo do caranguejo para comer a gordura que fica depositada no casco. Há quem, nessa hora coloque um pouco de farinha e pimenta.
 Na hora de servir é necessário que se tenha a mão uma tábua e um pedaço pequeno de madeira, para quebrar os caranguejos, ou se preferir use um desses kit para comer caranguejo que exite no comércio.



KIT CARANGUEJO


E enquanto você de delicia comendo caranguejo ouça a ótima interpretaçào de Gilberto Gil na regravação da música do   compositor Gordurinha - "Vendedor de caranguejo" - faixa do album duplo QUANTA de 1998.




FONTES:

  • Culinária Nordestina - Encontro de Mar e Sertão - Editora Senac Nacional
  • Receita de Rejane Tinoco - Natal/RN
FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Programa Pic-Nic - Yahoo/BR
VÍDEO
  • Enviado ao You Tube por sterlingjazz em 29/12/2010



17 comentários:

  1. Sônia Seiblitz Boas recordações!!!! Lembro muito bem do dia em que vc me apresentou esta iguaria... Comer com aqueles tocos de madeira não foi mole não! Pura diversão! Bons tempos, né?
    há 18 minutos no facebook

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia. Meu colega de Curso de Escrita Criativa me deu a dica deste espaço. Adorei. Também sou de Natal e adorei ver a dica de receita de carangueijo. Você está de parabéns! Outro coisa que acho bem caracteristica de nossa terrinha é a Ginga com tapioca, não é não....rs? Um grande abraço! Lis

    ResponderExcluir
  3. Desculpa, querida....me confundi com seu nome. Ah! E a dica foi de seu marido, Gilberto. Abraço novamente e perdoe a confusão...rs. Lis

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog
    Que saudade da minha linda Natal. Do tempo em que estudei no Ginásio São Luis, do CIC - Colégio Imaculada Conceição, do percurso a pé da minha casa, próxima a igrejinha de Santos Reis, até a praia do Forte, do período de férias na praia Barra do Cunhaú (após a Pipa)aliás, sentí falta da foto dessa praia muito mais bonita que a Pipa. Parabéns pela proposta...

    ResponderExcluir
  5. Tia eu tb ñ sei comer caranguejo.. rsrs, mas eu gosto muito!!

    ResponderExcluir
  6. Casquinho de caranguejo é bom demais!

    ResponderExcluir
  7. Durante anos,ainda criança, acordava ouvindo o vendedor de caranguejo cantando essa música: " caranguejo uça, caranguejo uça... cada corde de dez eu dou mais um, eu dou mais um... " saudades. Me deu vontade de chorar. Esse blog é realmente nostálgico.

    ResponderExcluir
  8. Comer goiamum só mesmo em Valença na Bahia.Não tem comparação!

    ResponderExcluir
  9. Quantas noitadas passamos juntas comendo caranguejo.Fazíamos apostas para ver quem fazia o monte maior de cascos lembra.E Toinho a reclamar que você só queria pegar as patas grandes.Bons tempos Arilza.

    ResponderExcluir
  10. Aldenize Reis
    Aiiiiiiiiiii... bom demais meu Deus!!!! esse é o verdadeiro casquinho de caranguejo!!!!!!
    há ± 1 hora ·no Facebook

    ResponderExcluir
  11. Ailson Rosa Silva
    Visto pelo lado da gula é lindo. Mas pensem na carcaça de um animal morto servindo de prato para um bando de guloosos carnívoros. Abaixo a matança de carangueijos !!!
    há ± 1 hora no facebook
    Arilza Pereira
    Se for pensar nisso a gente passa a ser herbívoro!Tenho essa mesma sensação de horror a matanç a quando vejo uma galinha caipira - se vir matar não como.E os pobres dos peixes? lindos! degolados esfaquiados assados e e colocados nas mesas inteiros para serem tbem comidos pelos gulosos.É barra essa cadeia alimentar onde o homem é o maior algoz!

    Arilza Pereira
    PS Mesmo sabendo de tudo isso eu adoro casquinho de caranguejos.

    ResponderExcluir
  12. Fabiano Siqueira

    Caranguejo Uçá
    Caranguejo Uçá
    Apanho ele na lama
    E boto no meu caçuá

    Tem caranguejo
    Tem gordo guaiamum
    Cada corda de dez
    Eu dou mais um
    Eu dou mais um
    Eu dou mais um
    Cada corda de dez
    Eu dou mais um

    Eu perdi a mocidade
    Com os pés sujos de lama
    Eu fiquei analfabeto
    Mas meus filho criou fama
    Pelos gosto dos menino
    Pelo gosto da mulher
    Eu já ia descansar
    Não sujava mais os pé

    Os bichinho tão criado
    Satisfiz o meu desejo
    Eu podia descansar
    Mas continuo vendendo caranguejo

    ResponderExcluir
  13. Janete Germana
    Vontade!!!!!!
    há 5 horas no facebook

    ResponderExcluir
  14. Liliana Claudia Kreimer Adoro!!!
    há 37 minutos no facebook

    ResponderExcluir
  15. Queridos do blog: Amo de paixão esta cidade e este estado. Morei em Natal nos anos 1988-1992, mas sinto-me potiguar de coração, pois fui acolhido por pessoas deste lugar maravilhoso, em um momento difícil. Hoje vou todos os anos à Natal e espero um dia voltar para morar de vez. Amo tudo de bom que vem desta terra. Viva Natal. Gabriel Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Gabriel,
      antes de qualquer coisa muito obrigada pela visita ao meu blog Vento Nordeste e pelo comentário carinhoso. Espero que vc consiga realizar seu desejo de voltar a morar em Natal. Também sou apaixonada pela minha terra, mas moro no Rio já faz tempo. Vou pra lá todos os anos pq graças a Deus tenho uma família enorme morando lá.
      Volte sempre ao Vento Nordeste quando sentir saudades. Escrever sobre a minha terra foi a forma que encontrei de me sentir mais próxima dela. Um grande abraço Arilza Soares

      Excluir
  16. qual o valor do kit caranguejo,por favor

    ResponderExcluir