FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PAÇOCA DE BANANA VERDE



" Banana verde então
      cozida em pouco sal
                                 no coco era preparada no socado"
                                                           "pilão de mulungu" de Alínio Rosa                               
                                                                      
Não sei se gosto mais desse prato pelo sabor que ele tem  ou se pelas lembranças que ele me evoca. Sabor de infância  é isso! De preparo simples,não faltava em nossa mesa de café. Era uma comida artesanal, feita basicamente de banana verde e coco ralado socado no pilão. O ritual do preparo o tempo desfez. O velho pilão foi aposentado e com ele um pedaço da nossa cultura gastronômica foi se modificando ou deixado de lado. Pouca gente hoje em Natal conhece a paçoca de banana verde, mas o valor cultural desse prato precisa ser preservado.


RECEITA DE PAÇOCA DE BANANA VERDE



Ingredientes

                1 dúzia de banana anã (banana d'água) 
 1 coco ralado 
   1 pouco de sal


Modo de Preparo


Cozinhe as bananas com casca e um pouco de sal.Deixe esfriar retire a casca corte em pequenos pedaços.Acrescente  o coco ralado. Misture tudo dentro do pilão e soque o suficiente até formar uma massa consistente. Arrume a paçoca em um prato e deixe descansar um pouco.


           Pronto! Está pronta a paçoca. Agora é só saborear





               
Em outras regiões do Brasil encontramos uma versão doce para a nossa paçoca. É só acrescentar à massa um pouco de açúcar e uma colher de manteiga. 
Na falta de um pilão pode ser usado um moedor de carne ou até mesmo um garfo para amassar as bananas.


FONTE:

  • Receita de Dona Angelita -  Natal/RN
FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Programa Pic-Nic - Yahoo/BR



5 comentários:

  1. Adoro pacoça de banana!Uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Me deu uma vontade enorme de fazer essa paçoca.Vou pegar o pilão da minha mãe que está com a minha cunhada e fazer como manda a receita em Natal.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com água na boca! Realmente, como vc mesma já me disse, a gente come com os olhos e tudo que leva banana e coco é muiiito bom!

    ResponderExcluir
  4. Fiz muito essa paçoca no pilão para os meus filhos quando eles eram crianças, e eles adoravam.Eu também gosto muito,mas esse negócio de pilão já não se usa mais.O que eu tinha aqui em casa dei para uma das minhas noras.Eu achava que era comida de índio!

    ResponderExcluir
  5. O pilão de Dona Angelita ficou comigo e de vez em quando uso para fazer paçoca.Em Valença na Bahia, se faz com banana da terra e é doce.Uma delícia também!

    ResponderExcluir