FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 11 de julho de 2017

PASSEIO DE CATAMARÃ PELAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO- CÂNION DO XINGÓ





Com certeza esse foi o lugar mais gostei de conhecer nessas nas minhas andanças pelo Nordeste. A primeira visão  do rio é fascinante. O cenário natural formado pela vegetação da caatinga e seus paredões  de pedras,  emolduram e embelezam o lago de águas represadas do Velho Chico. Paisagens que de tão lindas hipnotizam! Esse tesouro quase que escondido, em pleno Sertão do Nordeste que já foi palco de filmagens de Mini-Séries e Novelas da Globo, nos mostra que as atrações nordestinas vão muito além  de sua praias maravilhosas e  sua culinária.



Vista  aérea do Cânion do Xingó  Foto do tripadvisor



O Cânion de Xingó, tem como porta de entrada o município de Canindé do São Francisco, a 213 quilômetros de Aracaju. Em pleno semi-árido nordestino a paisagem impressiona, com suas formações rochosas areníticas de mais de 60 milhões de anos, que parecem ter sido talhadas à mão, em meio as águas represadas do Velho Chico.
Há pouco mais de duas décadas a região era seca, coberta pela caatinga. Mas  em 1994, quando as águas foram represadas para a construção da usina hidroelétrica de Xingó, o cenário mudou. O leito do rio subiu quase 100 metros e formou uma das mais belas paisagens do país, com paredões rochosos banhados pelas águas cristalinas.







Os cânions do rio São Francisco, que está situado entre os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo. É formado por um vale profundo, co 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e uma largura que varia de 50 a 300 metros. Nessa sua enorme extensão navegável, é possível encontrar vestígios de pinturas rupestres e fragmentos de cerâmica, dos primeiros habitantes do local, que viveram por lá há mais de oito mil anos.


  O Karranca's  sede dos Catamarãs



O passeio para o Cânion tem como ponto de partida o Restaurante Karranca's que, por si só, já é um atrativo. O restaurante tem capacidade para 760 pessoas e oferece, um cardápio variado de excelente comida servida em buffet ou pratos a la carte. Além disso possui espaço para exposições, lojas de conveniência, áreas de banho com chuveiro, banheiros, guarda-volumes e hi-fi em todo restaurante.

                                                        

Foto do Blog Partiu para o mundo

Foto do blog Viagemde fuga


Em frente ao restaurante há uma praia fluvial, com cadeiras e guarda-sol. Pessoas praticam Stand Up Paddle e há um píer para saídas de lanchas e jet-skis. O que considero um pouco perigoso pois o pessoal com os jet-skis fazem muitas manobras radicais próximo aos banhistas.


 Foto do tripadvisor


O catamarã com dois andares, tem capacidade para 250 pessoas. O barco é bem equipado e atende as normas de segurança. Possui banheiros e  lanchonete onde são vendidos petiscos e bebidas. O ritmo do forró embala os tripulantes. No repertório os clássicos de Luiz Gonzaga, canções de Alceu Valença, Fagner, Gilberto Gil, Lenine, entre tantos outros nomes da Música Popular Brasileira.



O Passeio pelas águas do Velho Chico



 Foto do Matraqueando.com



Durante o trajeto de 17 km pelo rio, as formações rochosas vão se revelando e ganhando nomes interessantes, como a Pedra da Àguia, a Pedra do Japonês e o Morro dos Macacos. Em um destes paredões, o pode-se apreciar, encravada  na pedra, uma imagem de São Francisco, como que a proteger e abençoar todos que por ali passam. O acesso a ela é feito somente por pequenos barquinhos, que se aproximam de uma escada esculpida na parede e por ela sobem até chegar à imagem.









           
                                                     Foto de Luiza Machado



O Caminho das Águas e seu Entorno  Monumental














Após percorrer todas essas belezas por cerca de 1 hora chega-se ao ponto alto do passeio: o Paraíso do Talhado, que tem as formações mais belas. Elas medem cerca de 30 metros e têm uma cor alaranjada. Para completar, a água ganha tons bastante esverdeados, revelando um contraste muito bonito. Nesse ponto, o catamarã faz uma pausa de uma hora para os turistas mergulharem nas águas do rio São Francisco.








A parada para banho acontece no local conhecido como Porto de Brogodó, uma plataforma flutuante com duas piscinas: uma com um pouco mais de um metro de profundidade e a outra com 10 metros. Macarrão flutuante fica s disposição dos banhistas.  Quem não quiser entrar na água pode ficar por ali, na sombra da barraca do porto, tomando uma água de coco ou visitando a lojinha de souvenirs.









Nessa parada no Porto de Brogodó pode-se pegar  um barquinho ( tipo canoa) para chegar na Gruta do Talhado com seus paredões avermelhados. Um passeio rápido, que entre ida e vinda não leva mais que 10 minutos. Vale a pena ir até lá pois é considerado um dos pontos mais fascinantes do passeio.









Ao sair da plataforma, o catamarã retorna pelo mesmo trajeto, navegando por mais 1 hora até atracar no Restaurante Karranca’s finalizando o passeio.


O Retorno do Passeio












Fontes:


. Pesquisas Google - Sites:


1. http://www.matraquiando.com.br/canion-do-xingo-como-visitar-o-belissimo-atrativo-que-projetou-o-sergipe-no-mapa-turistico-nacional#ixzz4mFmFxTO9Al 
2 .       https://www.rodasnospes.com/canion-do-xingo
3 .       https://g1.globo.com/jornalhoje/noticia/2015/06/canion-do-xingo-e-paraiso-que-fica-no-meio-do-sertao-sergipano.html
        

Fotos:

1 - Imagens Google - Sites:


.https://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g2000714-d3211003-i149084679-Xingo_Canyons_Caninde_de_Sao_Francisco_State_of_Sergipe.html
ttps://www.matraquiando.com.br/canion-do-xingo-como-visitar-o-belissimo-atrativo-que-projetou-o-sergipe-no-mapa-turistico-nacional#xzz4mFmFxTO9Al  https://guia.melhoresdestinos.com.br/canions-do-rio-sao-francisco-182-4855-l.html
 .       Foto de Luiza Machado
Blog http://partiupelomundo.com
http://www.viagemdefuga.com.br/wp-content/uploads/2016/12/karrancas-restaurante.jpg

2 - Acervo do Vento Nordeste
           Fotos de Arilza Soares
      
3 - Edição de Fotos: Programa PicMonkey

3 comentários:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é a cura perfeita para o vírus HIV, fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias sempre procuro pesquisas para encontrar a maneira perfeita de se livrar dessa doença terrível, porque sempre sei que precisamos porque nossa saúde está na terra. Então, na minha pesquisa na Internet, vi vários testemunhos sobre como o Dr. imoloa pode curar o HIV com medicamentos fitoterápicos poderosos. Decidi entrar em contato com esse homem, entrei em contato com ele para obter medicamentos fitoterápicos que recebi pelo serviço de correio da DHL. E ele me guiou como. Pedi-lhe uma solução para tomar fitoterapia por duas semanas. E então ele me instruiu a ir verificar o que eu estava fazendo. Olhe para mim (HIV NEGATIVO). Agradeço a Deus pelo Dr. Imoloa por usar um poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem uma cura para doenças como a doença de Parkison, câncer vaginal, epilepsia, transtornos de ansiedade, doenças auto-imunes, dor nas costas, entorses, transtorno bipolar, tumores cerebrais, malignos, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doença cardiovascular, entorses, transtorno bipolar, tumores cerebrais, malignos, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doença cardiovascular, entorses, distúrbio bipolar, tumores cerebrais, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doenças respiratórias crônicas, doenças mentais e distúrbios comportamentais, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite mediada autoimune. Doença renal crônica, artrite, dor nas costas, impotência, espectro do álcool feta, Distúrbios distímicos, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome de fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, feridas na boca, câncer bucal, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de Addison, doença crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, paralisia, doença de Celia, linfoma, depressão grave Melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / ou {whatssapp ..... + 2347081986098}

    ResponderExcluir
  2. Water Hack Burns 2 lb of Fat OVERNIGHT

    More than 160,000 women and men are hacking their diet with a easy and secret "water hack" to lose 2 lbs every night as they sleep.

    It's proven and it works all the time.

    Here are the easy steps for this hack:

    1) Get a glass and fill it half the way

    2) And now learn this weight losing hack

    and you'll be 2 lbs lighter the next day!

    ResponderExcluir
  3. Um bolo excelente ninguém vai se arrepender um bolo gostoso delicioso e recomendo a todos parabéns

    ResponderExcluir