FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CARNAÚBA - A ÁRVORE DA VIDA, DA PROSPERIDADE E DA BELEZA


Pôr do Sol em Xique-Xique na Bahia
Foto de Juarez Moraes Chaves




Nascida no litoral nordestino, me acostumei a ver palmeiras majestosas balançando ao vento, nos lindos coqueiras à veira mar, o que me fez uma amante desse tipo de planta. Lembro que nos meus desenhos de criança não faltava um coqueiro. Se tivesse nascido no sertão com certeza seria a carnaúba que estaria presente nos meus desenhos. Nessa minha última viagem ao sertão do Rio Grande do Norte, me encantava  ver as carnaubais ao londo da estrada. A carnaúba, como planta isolada , já me era muito familiar. Em Natal, ela é árvore ornamental de ruas e jardins, mas o carnaubal é diferente: ele forma cenários belíssimos na região,  verdadeiros oásis em meio àquela vegetação seca. E, se já gostava  dessa palmeira,  foi pesquisando sobre sua utilidade e importância, que entendi  o real significado do nome como ela é conhecida  Árvore da Vida!







A carnaubeira ( Copernicia  prunifera) é  uma  árvore que pertence à família das palmeiras (família Arecaceae). O nome Carnaúba vem do tupi e significa "árvore que arranha".   A resistência e longevidade da carnaúba sempre foi motivo de orgulho e satisfação para os sertanejos. A  "árvore da vida" como é conhecida consegue suportar às adversidades da caatinga, como exemplo de resistência e poder produtivo. Países como Alemanha, Índia, Japão e Estados Unidos tem investido,  sem sucesso, na tentativa de cultivar a Carnaúba em virtude da importância da  cera extraída de suas folhas.








A Carnaúba que também é chamada de Carandá ou Carnaíba atinge em média 15 metros de altura. Sua copa é formada de leques, o tronco é parcialmente coberto por uma base de sulcos, em forma de hélice. Possui numerosas flores minúsculas e frutos em cachos, com cerca de 3cm de comprimento. As maiores concentrações de carnaubais encontram-se nos estados do Piaui e Ceará, sempre nos vales dos rios e terrenos arenosos. Intimamente ligada a seu habitat, a carnaúba é de grande longevidade, podendo viver até 200 anos.






O aproveitamento dessa palmeira é múltiplo e integral. Como bem diz o sertanejo "na carnaúba nada se perde"! Endêmica do semiárido nordestino, a  árvore da vida, oferece uma infinidade de usos ao homem. È utilizada de forma que não prejudica nem a planta nem  o meio ambiente. Suas palhas são retiradas  e postas para secar ao sol, sem consumo de energia produzida de maneira poluente. Na retirada da cera, o que resta se torna adubo. A Carnaúba é importante para a natureza, e imprescindível para a economia da região.



A CARNAÚBA E SUAS UTILIDADES


1. O TRONCO (LENHO)






O lenho da carnaúba é resistente, podendo ser usado no na construção de edificações rústicas, e como lenha pesada. Inteiro, o estipe da carnaúba costuma ser usado como poste; fragmentado ou serrado, fornece ótimas porções de madeira usadas em construções, podendo também ser aplicada na marcenaria de artefatos torneados, tais como bengalas e objetos de uso doméstico. No Nordeste brasileiro, habitações inteiras são construídas com materiais retirados da carnaúba. O tronco dá o emadeiramento, os esteios, as linhas. as terças. as ripas, os caibros ou seja a ossatura geral da construção. Mais ainda. Todo mobiliário e utensílios são de carnaúba. As prateleiras, as mesas, os bancos, o armário são de taboas de carnaúba, porque essa palmeira fornece taboas sólidas e  resistentes.



2. A FOLHA (PALHA)





Com suas folhas fazem-se telhados e coberturas de casas e abrigos. A palha forte e lisa presta-se para a confecção de acessórios os mais variados. Tecem-se esteiras, urupemas, as peneiras usadas no nordeste, a vassoura, o abanador e até sacos sólidos e duradouros para  o transporte e acondicionamento dos cereais. A palha macerada e batida reduz-se a fibras, e temos uma nova série de produtos - os artefatos de  fibras: as cordas, os trançados e até redes.


3. O FRUTO E RAIZ





A carnaúba produz um fruto comestível, que fornece uma fécula do mesmo valor alimentício que a mandioca. Seus frutos comestíveis e abundantes, quando verdes, constituem boa ração para o gado. Quando seco fornece um óleo fino. Torrados e moídos dão uma bebida semelhante ao café.
As raízes, principalmente da carnaúba conhecida como branca, são tradicionalmente reputadas como de propriedades medicinais no tratamento de algumas doenças. Possui propriedades diuréticas e usadas como chá é indicada para o tratamento do reumatismo e da sífilis.



4. A CERA





A cera de carnaúba já chamava a atenção desde o tempo do Brasil  Colônia. Usada para fazer as velas que iluminava as casas da nobreza européia, tornou-se. já naquela época, em um dos principais produtos de interesse   dos portugueses. O consumo aumentou nos séculos seguintes e atingiu o auge nos anos 50, quando a produção de cera chegou a atingir 100.000 toneladas. Hoje, a cera de carnaúba é um insumo valioso que entra na composição de diversos produtos industriais. Os principais mercados consumidores são os Estados Unidos, a Europa e o Japão. Vale lembrar que a cera de carnaúba, por ser um produto extrativista regional, tem como único país produtor e exportador o Brasil. 





A cera,  principal produto obtido da carnaúba é, ainda hoje, extraída por processos manuais bastantes rudimentares: depois de cortadas, as folhas novas são estendidas pelo chão e postas ao sol, por vários dias, para secar. Quando as folhas secam e a película de cera que as recobre se transforma em um pó esfarinhado, elas são levadas para um quarto escuro, sem janelas. Ali , são rasgadas com grandes garfos e começa a "batedura" até que toda se desprenda, na forma de minúsculas escamas brancas, e possa ser separada da palha. Depois esse pó é recolhido e levado ao fogo com um pouco de água em grandes latões.Essa calda transforma-se em uma pasta esverdeada, que é jogada em uma prensa rústica de madeira, a partir da qual se obtém uma cera líquida que depois é despejada em gamelas de barro ou de madeira até esfriar.




Em 1935, Herbert Johnson, presidente da empresa SC Johnson, fabricante das Ceras Johnson e de outris produtos de limpeza, vaio ao Ceará para pesquisar as potencialidades da carnaúba. A cera produzida aqui era o principal item para os produtos fabricados pela SC Johnson, e Herbert Johnson quis conhecer o potencial de cultivo da carnaubeira a fim de assegurar uma fonte de recursos renováveis e manejáveis.Em 1938, foi a vez de  Sam Johnson, filho de Herbert, vir ao Ceará onde fez várias doações e Entidades do Estado.



APLICAÇÕES DA CERA DE CARNAÚBA





Comercializada há mais de um século, a cera de carnaúba esteve presente na lista dos dez produtos de exportação do Brasil. Esse produto assumiu o seu lugar na indústria contemporânea e o mercado atendido hoje, vem ampliando suas aplicações na industrialização de diversos produtos:
  • Polidores: Utilizados na fabricação de ceras para polimentos de automóveis, assoalhos, sapatos, móveis. 
  • Fundição: Isolantes e moldes
  • Acabamento: Couros para calçados e afins.
  • Cosméticos: Cremes, batons
  • Embalagens de alimentos: Impermeabilizantes para frutas e queijos finos
  • Revestimento: Cola. verniz, esmalte, papel, bombons. goma de mascar r porcelanas.
  • lubrificantes:Graxas e óleos finos
  • Escritórios: Papel carbono, tintas
  • Limpeza: Detergentes e aromatizantes
  • Medicinais: Cápsulas de comprimidos
  • Informática: Chips de computadores e Código de Barra.



UMA ÁRVORE VALIOSA







A Carnaubeira é apontada como uma das árvores mais valiosas, do ponto de vista econômico para o Nordeste do Brasil razão porque é destaque nas bandeiras do Rio Grande do Norte, onde aparece de forma bem evidente, e na bandeira do Ceará, cujo desenho  faz parte do Brasão do Estado presente na bandeira. Encontrada em todo Nordeste, é nos Estados do Piaui, Ceará e Rio Grande do Norte onde ela ganha expressão econômica. Nesses estados representa geração de emprego e renda durante todo o ano, sendo muitas vezes, a única atividade, em muitas localidades.




UMA PLANTA ORNAMENTAL






Imponente, esbelta como a maioria das palmeiras brasileiras e, por isso mesmo, com alto potencial paisagístico, a carnaubeira deixou de ser apenas uma planta de grande beleza do sertão , para fazer parte do cenário urbano, ornamentando ruas, parques e jardins das cidades. Em Natal ela confere uma aparência distinta e um belo cenário em toda extensão da Rua  Potengi, no Bairro de Petrópolis, e na Rota do Sol, uma longa avenida que nos leva ao Litoral Sul do Estado. Em frente ao Centro de Turismo também encontramos exemplares da magnífica carnaúba.


CARNAÚBAS DA RUA POTENGI -NATAL/RN
CARNAÚBAS DA ROTA DO SOL -NATAL/RN
CARNAÚBAS DO CENTRO DE TURISMO - NATAL/RN





FONTES:

  • Antonio Fagundes ( Da Associação dos Professores) - Leitura Potyguares - Edição Fac-similar da Sebo Vermelho- 2009 -Natal/RN.
  • Revista Super-Interessante - Arvore com brilho próprio - escrito por Ivonete D.Lucírio e Rita Célia Faheina (de Fortaleza - CE) - Fevereiro de 1999.
  • Pesquisa Google: Carnaúba - Wikipédia, a enciclopédia livre.
  • www.infoescola.com)...)Reino das Plantas-Carnaúba-Copernica prunifera-Plantas Brasileiras-Info-Escola -Artigo sobre a Carnaúba uma árvore típica do nordeste , em 27/08/2008.
  • http:/www.newtonfreitas.nom.br/artigos.asp?cod=71-Newton Freitas-Cultura da Carnaúba.
  • redecarnauba.blogspot-Carnaúba a Árvore da Vida.

FOTOS:
  • Imagens Google.
  • Acervo de Juarez Moraes Chaves:
  • http://xiquexiquense.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html
  • Acervo do Vento Nordeste
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey





23 comentários:

  1. Cenário da infância de muitos nordestinos; meu marido tem verdadeira paixão por essas palmeiras que ainda nos dias de hoje é fonte de sustento de muitas famílias!
    Edi Germano - Natal/RN

    ResponderExcluir
  2. Faltou incluir na bela reportagem os efeitos medicinais para combater a diabete e outros males que vem assolando o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar,como faço o chá de carnaúba para cura da diabetes

      Excluir
    2. Já ouvi falar,como faço o chá de carnaúba para cura da diabetes

      Excluir
  3. Por acaso é extraído algum produto denominado popularmente, leite de Carnaúba??

    ResponderExcluir
  4. Como boa cearense não posso deixar de admirar essa árvore que tão bem representa a força do povo nordestino.

    ResponderExcluir
  5. Maria luisa de castro vasconmcelo9 de fevereiro de 2015 às 08:24

    lindas eu tenho um terreno de carnaubeiras

    ResponderExcluir
  6. Sempre que vejo os carnaubais lembro da minha infância no meu querido estado do Piauí nas lagoas na beiras dos rios nossa comia muita carnaúba muito saborosa e doce realmente e um presente de Deus pra essa região tão castigada pelas secas e altas temperatura se você chegar no nordeste duas árvores representam muito bem essa região com seu verde carnaúba e o cajueiro

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A carnaúba é um excelente chá para tratar problemas de insônia e pressão arterial e diabete alta e ajuda no emagrecimento.

    ResponderExcluir
  9. http://www.polluxdistribuidora.com.br/img/5a72fdc0363ec4b64e515444795f8c50.jpg
    CERA AUTOMOTIVA COM CARNAÚBA

    ResponderExcluir
  10. eu preciso da raiz de carnaúba, alguém pode me informar quem vende?

    ResponderExcluir
  11. carnaúba;árvore símbolo do nordeste!!!

    ResponderExcluir
  12. Maravilhosa matéria. Mas alguém poderia me informar como faço para encontrar a farinha, raiz e os frutos da carnaúba?

    ResponderExcluir
  13. Adorei conhecer sobre esta arvore que e considerada a arvore da vida e agora.quero transfomar a minha fazendo o que amo gastronomia

    ResponderExcluir
  14. Onde encontro a cápsula da carnaúba para combater a diabete

    ResponderExcluir
  15. Depois de um texto rico como esse, só posso agradecer pelo excelente trabalho de pesquisa e pelo reconhecimento dessa preciosidade do nosso sertão.

    ResponderExcluir
  16. A canauba amarga serve para o cabelo

    ResponderExcluir