FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

LENDA DA CARNAÚBA - UMA LENDA INDÍGENA QUE VEM LÁ DO PIAUI!





Carnaúba é uma índia morena/ que Tupã transformou em palmeira...


Durante as pesquisas que fiz na internet sobre "carnaúba" encontrei essa lenda sobre a palmeira mais importante do nosso Nordeste. Essa eu não conhecia. Já tinha lido sobre a lenda do Guaraná, da Mandioca, mas da Carnaúba ainda não! Fiquei encantada com a beleza dessa  lenda indígena tão conhecida e divulgada  lá pras bandas do Ceará, do Piaui, sobretudo na região do Delta do Parnaíba, provavelmente onde a lenda teve origem. A lenda já foi encenada, coreografada e musicada várias vezes e por  vários grupos o que mostra a importância da Lenda de Carnaúba  no contexto cultural do Nordeste brasileiro.


A LENDA DA CARNAÚBA



Reza a lenda indígena, que uma tribo muito feliz vivia numa região fecunda e próspera. O sol aquecia as cabanas, amadurecia os frutos. De vez em quando as nuvens cobriam  o sol, e a chuva caia, molhando as plantações, aumentando os rios. Mas depois o sol começou a ficar muito quente , muito quente. Tão quente, que foi secando os rios e matando as plantas e os animais.





Os índios rezavam e dançavam pedindo a tupã que lhes mandasse outra vez a chuva que mata a sede das plantas e dos animais. Mas era tudo em vão! O sol continuava queimando... Os índios e animais morriam, os urubus devoravam os corpos abandonados. A seca terrível persistia. Luas e luas e nada de chuva. E a tribo, outrora feliz, viu seus filhos morrerem um após outro. Uma família apenas sobreviveu à catástrofe: um casal e um filho. E, ante a ruína do seu povo, partiram em busca de outras terras.








Viajaram seis dias e seis noites, comendo raízes. No sétimo dia, sob um sol escaldante, avistaram na chapada uma palmeira sozinha perdida no deserto, balançando como ventarolas suas palmas verdes. Vencidos pelo cansaço, os pais adormeceram.  Só o indiozinho continuava acordado e preocupado pedia auxílio de Tupã, quando viu uma voz que chamava por ele.






No topo da palmeira uma índia lhe dizia: Eu me chamo carnaubeira e estou aqui pra te ajudar. Há muitos anos a minha tribo também foi atormentada pela seca. Socorri a todos e, quando morri a lua me transformou nesta árvore para salvar os desamparados. Faze o que te aconselho e ainda serás feliz: 
  • Talha o meu tronco e com a minha seiva mata a sede de teus pais e a tua.
  • Cozinha um pouco das minhas raízes, é remédio. que bebido, fecha tuas feridas.
  • Põe pra secar minhas folhas e bate-as. Delas sairá um pó cinzento e perfumado, a minha cera, com que poderás iluminar o teu caminho nas noites sem lua.
  • Da palha que ficar, tece teu chapéu e tua esteira.
  • Agora faço-te um pedido: Plantas meus coquinhos para que tenhas um Carnaubal, e poderás  então construir a tua cabana com a madeira do meu tronco.





O menino fez tudo  o que a índia lhe aconselhou. Dentro de alguns anos, um carnaubal imenso balançava-se ao vento. E o indiozinho, já homem, despedia-se dos seus pais para levar a todas as tabas os cocos da boa árvore da providência, como a chamam hoje os caboclos felizes.


                                     

A LENDA DE CARNAÚBA


FONTES:

Pesquisas Google:
  • http:/www.deltadorioparnaiba.com.br/lendas-Morro Gemedor -Morais Brito -A Lenda da carnaúba
  • http://www.pi.sebrae.com.br/guiaturismo/piaui/piaui-atrativos-manisfestacoesculturais-lendas.html
  • http:/redecarnauba.blogspot.com/.../lenda-da-carnauba.html-Carnaúba, a árvore da visa: A Lenda da Carnaúba
  • http:/www.portalsaofrancisco.com.br/.../carnauba/carnauba ´A lenda da Carnaúba-Carnaubeira: A Árvore da Vida.
  • Wikipédia - A Enciclopédia livre

FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey

VÍDEO:
  •  Postado no You Tube por moraisbrito em 07/05/2009 - Lenda da Carnaúba - Delta do Parnaíba/PI -http://www.deltadorioparnaiba.com.br
  • Música do Vídeo: A Lenda   da Carnaúba cantada pelo Grupo de Cantoria Popular - Bixo de 7 cabeças.
        

4 comentários:

  1. Sônia Seiblitz
    Essa lenda é linda! Valeu pela lembrança Vento Nordeste!
    Vento Nordeste
    Tudo a ver com a Txai! bjos
    Sônia Seiblitz
    É msm! Temos um projeto só de lendas brasileiras e no final organizamos um grande musical. As crianças adoram! bjs
    No Facebook - Página do Vento Nordeste·

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Rita de Cássia, pela visita ao Vento Nordeste e pela colaboração em relacionar nos comentários essa excelente relação das nossa lendas. Visitantes como vc só acrescentam. Volre sempre! Um grande abraço Arilza Soares / Vento Nordeste

    ResponderExcluir
  3. Daguia Silva muito lindo essa forma de contar lenda

    ResponderExcluir
  4. Amei o vídeo da lenda CARNAÚBA. Preparei uma aula p meus alunos. Jóia!!

    ResponderExcluir