Carnaúba é uma índia morena/ que Tupã transformou em palmeira...
Durante as pesquisas que fiz na internet sobre "carnaúba" encontrei essa lenda sobre a palmeira mais importante do nosso Nordeste. Essa eu não conhecia. Já tinha lido sobre a lenda do Guaraná, da Mandioca, mas da Carnaúba ainda não! Fiquei encantada com a beleza dessa lenda indígena tão conhecida e divulgada lá pras bandas do Ceará, do Piaui, sobretudo na região do Delta do Parnaíba, provavelmente onde a lenda teve origem. A lenda já foi encenada, coreografada e musicada várias vezes e por vários grupos o que mostra a importância da Lenda de Carnaúba no contexto cultural do Nordeste brasileiro.
A LENDA DA CARNAÚBA
Reza a lenda indígena, que uma tribo muito feliz vivia numa região fecunda e próspera. O sol aquecia as cabanas, amadurecia os frutos. De vez em quando as nuvens cobriam o sol, e a chuva caia, molhando as plantações, aumentando os rios. Mas depois o sol começou a ficar muito quente , muito quente. Tão quente, que foi secando os rios e matando as plantas e os animais.
Os índios rezavam e dançavam pedindo a tupã que lhes mandasse outra vez a chuva que mata a sede das plantas e dos animais. Mas era tudo em vão! O sol continuava queimando... Os índios e animais morriam, os urubus devoravam os corpos abandonados. A seca terrível persistia. Luas e luas e nada de chuva. E a tribo, outrora feliz, viu seus filhos morrerem um após outro. Uma família apenas sobreviveu à catástrofe: um casal e um filho. E, ante a ruína do seu povo, partiram em busca de outras terras.
Viajaram seis dias e seis noites, comendo raízes. No sétimo dia, sob um sol escaldante, avistaram na chapada uma palmeira sozinha perdida no deserto, balançando como ventarolas suas palmas verdes. Vencidos pelo cansaço, os pais adormeceram. Só o indiozinho continuava acordado e preocupado pedia auxílio de Tupã, quando viu uma voz que chamava por ele.
- Talha o meu tronco e com a minha seiva mata a sede de teus pais e a tua.
- Cozinha um pouco das minhas raízes, é remédio. que bebido, fecha tuas feridas.
- Põe pra secar minhas folhas e bate-as. Delas sairá um pó cinzento e perfumado, a minha cera, com que poderás iluminar o teu caminho nas noites sem lua.
- Da palha que ficar, tece teu chapéu e tua esteira.
- Agora faço-te um pedido: Plantas meus coquinhos para que tenhas um Carnaubal, e poderás então construir a tua cabana com a madeira do meu tronco.
A LENDA DE CARNAÚBA
FONTES:
Pesquisas Google:
- http:/www.deltadorioparnaiba.com.br/lendas-Morro Gemedor -Morais Brito -A Lenda da carnaúba
- http://www.pi.sebrae.com.br/guiaturismo/piaui/piaui-atrativos-manisfestacoesculturais-lendas.html
- http:/redecarnauba.blogspot.com/.../lenda-da-carnauba.html-Carnaúba, a árvore da visa: A Lenda da Carnaúba
- http:/www.portalsaofrancisco.com.br/.../carnauba/carnauba ´A lenda da Carnaúba-Carnaubeira: A Árvore da Vida.
- Wikipédia - A Enciclopédia livre
FOTOS:
- Imagens Google
- Edição de Fotos: Site Pic Monkey
VÍDEO:
- Postado no You Tube por moraisbrito em 07/05/2009 - Lenda da Carnaúba - Delta do Parnaíba/PI -http://www.deltadorioparnaiba.com.br
- Música do Vídeo: A Lenda da Carnaúba cantada pelo Grupo de Cantoria Popular - Bixo de 7 cabeças.
Sônia Seiblitz
ResponderExcluirEssa lenda é linda! Valeu pela lembrança Vento Nordeste!
Vento Nordeste
Tudo a ver com a Txai! bjos
Sônia Seiblitz
É msm! Temos um projeto só de lendas brasileiras e no final organizamos um grande musical. As crianças adoram! bjs
No Facebook - Página do Vento Nordeste·
Muito obrigada Rita de Cássia, pela visita ao Vento Nordeste e pela colaboração em relacionar nos comentários essa excelente relação das nossa lendas. Visitantes como vc só acrescentam. Volre sempre! Um grande abraço Arilza Soares / Vento Nordeste
ResponderExcluirDaguia Silva muito lindo essa forma de contar lenda
ResponderExcluirAmei o vídeo da lenda CARNAÚBA. Preparei uma aula p meus alunos. Jóia!!
ResponderExcluir