FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O IMPONENTE SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS NA SERRA DO LIMA EM PATU/RN





Estive no Santuário de Lima por duas vezes. A primeira para pagar uma promessa que a minha avó paterna fez pra mim,quando, ainda criança sofri um acidente ao cair em uma fogueira durante os festejos juninos. Minha avó que a tudo presenciou, se valeu de Nossa Senhora dos Impossíveis, santa de sua devoção. O fato é que saí da fogueira com as roupas em chamas, mas praticamente ilesa - apenas pequenas queimaduras nos braços. Para minha avó esse era mais um milagre de Nossa Senhora dos Impossíveis. E com certeza foi! 
Voltei ao Santuário recentemente, nessa minha viagem ao sertão. Me emocionei  muito lembrando da minha avó. Ela esteve presente em cada recanto do Santuário que visitei. Essa postagem é dedicada a você vó. É a minhas forma de agradecer o carinho e cuidados que teve comigo. Pena que eu não pude lhe dizer isso enquanto a viveu! Mas,  esteja na dimensão que estiver, pode ter certeza   de que desde cedo, aprendi com a Senhora  a amar e respeitar esse lugar sagrado.




O imponente Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis ou Santuário do Lima, como também é conhecido, é um dos mais importantes complexos religiosos do nordeste do Brasil. Está localizado na Serra do Lima no Município de Patu, estado do Rio Grande do Norte a uma altura de 430 metros. Situado a 6 km da cidade de Patu, a 380 km  de Natal (capital do RN) e a 125 km de Mossoró (segunda cidade do RN), tem acesso facilitado até lá pelas estradas totalmente asfaltadas. Por sua beleza e originalidade, foi eleito pelo voto popular, como umas das sete maravilhas do Rio Grande do Norte. O local do Santuário é um convite para o turismo religioso e ecológico, proporcionado pela bela serra quase inexplorada.


A FUNDAÇÃO DO SANTUÁRIO





O Santuário de Lima foi fundado pelo Padre Henrique Spitz, em 1948. No local já existia uma capela, construída no século XIX, que foi destruída para dar lugar ao atual Santuário. O Padre Henrique Spitz faleceu em Recife/PE, no  dia 17 de fevereiro 1979, mas foi sepultado no Santuário de Lima, ao lado de entrada de acesso à Igreja do primeiro andar (nave) em um túmulo esculpido em bloco único de pedra de granito: "Hoje dorme em paz, no repouso eterno em solo patuense"



A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS



A imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis foi trazida de Portugal, em 29 de Janeiro de 1758, pelo coronel Antônio de Lima Abreu Pereira e sua esposa Paula Moreira Braga Pessoa. Essa imagem, até hoje, ainda é venerada pelos milhares de devotos que visitam o Santuário do Lima.



O SANTUÁRIO DO LIMA E SUAS IGREJAS


ENTRADA DO SANTUÁRIO E A SUBIDA DA SERRA

O PÓRTICO DO SANTUÁRIO

 A IGREJA PRINCIPAL-NAVE - DO PRIMEIRO ANDAR

A SEGUNDA IGREJA LOCALIZADA NO TÉRREO



O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis é constituído de duas igrejas: Uma no primeiro andar - a nave principal, de forma circular e cônica, com uma acústica maravilhosa e com iluminação solar indireta. A outra é térrea, onde fica a Pia Batismal,  com piso de mármore e altar de granito trabalhado, onde são celebrados os atos litúrgicos diariamente. Nessa igreja são colocadas urnas com os restos mortais dos padres que a ela pertenceram.



A SALA DOS MILAGRES





A Sala dos Milagres está localizada ao lado do Santuário.   É um lugar muito visitado pelos fiéis. Nesse espaço se conhece um pouco da força de fé dos devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis. A sala abriga uma exposição de ex-votos que é a  a forma como o devoto encontra para agradecer a ajuda espiritual que recebeu de Deus através de seus Santos, no caso, de Nossa Senhora. A materialização do agradecimento dos romeiros se constitui de objetos em madeira, barro, gesso. tecido, cera entre outros. Na maioria das vezes esses objetos representam partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas.


AS FESTAS NO SANTUÁRIO




Todos os anos celebram-se duas festas principais no Santuário, com a presença de bispos de Mossoró, sacerdotes, e milhares de romeiros, A primeira festa acontece no dia 1º  de janeiro, onde os romeiros saúdam o ano novo e pedem bençãos para o ano que se inicia, e, a outra é celebrada no dia 21 de novembro, dia de Nossa Senhora dos Impossíveis.




O dia 21 de novembro é feriado municipal em Patu em decorrência das comemorações do dia de Nossa Senhora dos Impossíveis, padroeira do Santuário do Lima. Durante as comemorações duas imagens da Santa peregrina pelas residências dos devotos da zona urbana e rural. A programação para o dia da festa inclui uma caminhada às 6:00 da manhã saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores até o Santuário do Lima. Após a caminhada é celebrada uma missa. Uma praça de Alimentação é instalada para os visitantes e romeiros.


AS ROMARIAS






O Santuário atrai diversas romarias, apoiando-se na tradição e religiosidade do homem do interior, cuja cultura está sedimentada no catolicismo trazido pelos portugueses. Com mais  de dois séculos de existência o local tem registrado um aumento na procura de jovens pelos milagres em Nossa Senhora dos Impossíveis. As principais romarias acontecem no mês de março - a Romaria dos Vaqueiros e  no mês de outubro - a Romaria da Juventude.


INFRAESTRUTURA DO SANTUÁRIO





Administrado pela Diocese de Mossoró, o Santuário oferece toda uma infraestrutura  de hospedagem e acomodações para visitantes e romeiros peregrinos procedentes das mais variadas regiões do Nordeste e do Brasil. Registros do Santuário mostram que os visitantes vêm, em maior parte, dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, mas recebem também gente do Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, e de países como Itália e Portugal.







As missas e confissões são celebradas diariamente, sempre as 8:00 da manhã. Aos domingos, missa as 9:00 da manhã e logo após celebração dos batizados e casamentos.
O Santuário conta com um excelente sistema de divulgação de suas atividade através da Rádio Santuário - O ponto alto da Fé.



FONTES:

    Pesquisas Google:

  • http://www.santuariodolima.com.br/
  • http:
    //blog.patunews.com.br/2012/05/portais-historicos-do-santuario-do-lima.html
  • http://aluisiodutra.blogspot.com.br/2012/08/santuario-do-lima.html
  • http://joaquimtur.blogspot.com
  • Padre Domingos de Sá -  Santuário do Lima - Patu/RN
  • Luis da Câmara Cascudo - Viajando o Sertão - 3ª Edição- Fundação José Augusto -CERN -1984 -Natal/RN

FOTOS:

  • Imagens Google
  • Acervo do Vento Nordeste
  • Raniery Alves
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey


2 comentários:

  1. Olá. Esse ano café o minha primeira viagem no lima. Pela descritivo,percebi que o lugar parece fantástico.

    ResponderExcluir