FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sexta-feira, 16 de março de 2012

MATA ESTRELA - SANTUÁRIO ECOLÓGICO BRASILEIRO




Conhecer a Mata Estrela foi sem dúvida uma das minhas melhores experiências! Mesmo tendo que fazer opção pelo bugre, pois não tenho condicionamento físico para caminhadas naquelas dimensões, um turbilhão de emoções me esperava, a proporção que adentrava na mata.Voltei literalmente à infância, como se estivesse sob domínio da hipnose. Aquelas árvores, aquele cheiro tudo me era muito familiar.A figura do meu avô surgia em flash,e eu me via caminhando ao seu lado, ouvindo suas histórias, como fiz tantas vezes nas nossas andanças pelos morros do Alto do Juruá. Por um momento achei que ia desabar num pranto nostálgico, mas não deu tempo: diante de mim pés e mais pés de maçarandubas carregadinhos delas - fiquei enlouquecida! Descemos do carro e enchemos sacos e mais sacos! Me fartei de comê-las até não poder mais abrir a boca de tanto que  estava impregnada daquele látex docinho. Sabor de infância! Sabor de felicidade! Se a excursão tivesse terminado aí, já me daria por satisfeita. Mas á Mata Estrela é soberba - tem muito mais! E o caminho que nos leva a maravilhosa Lagoa da Coca - Cola, nos leva também a um estado de espírito de alegria, de tranquilidade, de paz, de perfeita comunhão com a natureza.








A maior reserva de Mata  Atlântica preservada do Estado,Mata Estrela, possui uma imensa área, entre florestas, dunas e lagoas. Localizada no Município de Baía Formosa, no litoral sul do estado, a 94 km de Natal, é oficialmente conhecida como  "Parque Florestal Senador Antônio Farias". Os seus mais de 2000 hectares à beira mar, enriquecidos por uma biodiversidade extremamente variada, 14km de praias virgens, riachos e 19 lagoas  límpidas e ricas na sua composição mineral, fazem da Mata Estrela, uma das últimas áreas de Mata Atlântica do Nordeste e a única do Brasil localizada sobre dunas.



                      Uma das entradas de Mata Estrela



Tombada pelo Estado através da portaria nº 460/90 a Mata Estrela, em 1993  passou  a integrar a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Mais recentemente, em março de 2000, esse remanescente foi transformado em um  RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, que é uma unidade de conservação que visa a proteção dos recursos ambientais existentes, permitindo ao proprietário (no caso, Grupo Farias  - proprietário da Usina de Baía Formosa) o desenvolvimento de atividades sustentáveis e a geração de renda.
Segundo Câmara Cascudo, a Mata Estrela estava inserida no antigo Engenho Estrela - o que explica a origem do nome. Tal engenho, teria sido propriedade de João Albuquerque Cunhaú, ligado a primeira oligarquia política do Rio Grande do Norte, a Albuquerque Maranhão em meados do século XIX. 


A EXUBERANTE FLORA DA MATA




"Pau-brasil", "pau sangue", "jatobás", "pau que ronca" (nome de uma planta nativa que tem propriedades sonoras)" amescla" (que exala um ótimo cheiro e tem propriedades medicinais) "pau ferro" "sucupira", "peroba", "pau d'arco", além de "palmeiras", "bromélias", "açucenas", "aráceas", "trepadeiras" e "gameleiras" são algumas das  espécies nativas encontradas na riquíssima flora da Mata Estrela. Entre as gameleiras  uma espécie centenária desperta a atenção, pelo diâmetro do seu  tronco, da sua copa e dos seus  trinta metros de altura.No interior da mata, dependendo da época da safra é possível colher frutos como cajus, cajarana, ubaias doces, muricis, camboins, e maçarandubas.






CENTENÁRIA GAMELEIRA






A Gameleira encontrada na Mata Estrela pertence a família das Moraceas, (a mesma família da jaqueira e do fruta pão) e é conhecida científicamente pelo nome de "Ficus Catappfolia". Cnsiderada a mais antiga da Região Nordeste tem mais de 30 metros de altura; a circunferência do seu caule é de 18 metros e sua copa enorme tem cerca de 35 metros. Os guias costumam dizer que a "copa da gameleira tem o diâmetro equivalente a um ginásio de esportes. Uma fenda no tronco permite que se passe por dentro da árvore; e que para abraçar seu tronco são necessárioas 15 pessoas de mãos dadas".






Reza a lenda que essa árvore existente é protegida por um índio, e as pessoas que a abraçam e fazem um pedido com muita fé, serão atendidas pelo espírito do índio. A gameleira distribui seu simbolismo protetor sobre todos os visitantes. A relação entre árvore e a comunidade, envolve religiosidade retratando a cultura local.



A DIVERSIFICADA FAUNA DA MATA





Toda essa exuberante Flora é habitat natural de uma Fauna muito diversificada: répteis de várias espécies, macacos como o guaribas (ameaçado de extinção)  saguis, cotias, raposas, tijuaçú, aves como o gavião-carijó, xexéu, urubu, e de uma infinidade de insetos.Uma curiosa borboleta chama a atenção de quem visita a mata - a "borboleta estaladeira" : quando voa suas asas produzem estalidos secos e  quando pousa nas árvores é sempre de cabeça para baixo e de asas abertas.







FONTE:
  • Site oficial da Prefeitura do Município de Baía Formosa


F0TOS:
  • Imagens Google
  • Acervo Pessoal de Arilza Pereira
  • Edição das Fotos: Programa Pic-Nic - Yahoo/Brasil




4 comentários:

  1. Essa postagem eu dedico a minha sobrinha Hérika, seu marido Flávio, responsáveis por essa excursão maravilhosa à Mata Estrela.Sou eternamente grata por esse presente que me deixou baratinadamente feliz.Obrigadaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. É a natureza bela do jeito que foi encontrada no "Descobrimento" Aos homens que tiveram a "Estrela na Cabeça" de preservá-la os nossos agradecimentos.
    Ailson Rosa e Silva - Natal/RN

    ResponderExcluir
  3. Que lindo depoimento, amiga! Você, como sempre muito inspirada.
    Sônia Seiblitz - Rio de Janeiro/RJ

    ResponderExcluir
  4. Arilza,se aqui ,sentada a frente da tela,já viajei nessa mata,imagino vc.Uma verdadeira aula ao ar livre...além de um texto escadalosamente emocionante que me fez ter quase a certeza de ter estado lá com vc.....me imaginei no carro e até senti o gosto das maçarandubas.....Parabéns pelo belo trabalho!

    Maria Luiza Nolasc Rio de Janeiro

    ResponderExcluir