FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 6 de março de 2012

FEIRINHA DE PIUM: A COR, O AROMA E O SABOR DO NOSSO NORDESTE




É quase  impossível ir na Rota do Sol, chegar em Pium e não se sentir atraído por essa feirinha. As cores, o cheiro, o sabor das frutas é um convite ao consumo.Com tanto tempo morando fora de Natal, a feirinha de Pium é um deleite para meus os olhos e para as minhas papilas gustativas.Fico atordoada! Quero comprar de tudo e nem sei bem por onde começar: Pitombas, seriguelas, cajás. cajús, graviolas, mangabas, mangas, tem sempre em abundância durante o verão. E para que a minha alegria se estenda semana afora, encho a mala do carro de frutas, macaxeira, feijão verde e outras milongas mais. Chego ao meu destino feliz da vida quase sempre saboreando um bom cacho de pitomba.




Para quem não conhece Natal, a Rota do Sol é belo caminho que nos leva às praias do litoral Sul: Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga...e o Vale do Pium fica localizando, um pouco antes da entrada para a Praia de Pirangi.Portanto quem se dirige a essas praias, passa sempre pela feirinha.Vale a pena  parar  nem que seja para sentir o aroma das frutas e se  hidratar com uma deliciosa água de coco bem geladinha. 



A Feirinha ganhou fama e é conhecida internacionalmente, dada a grande quantidade de turistas estrangeiros que já passaram por ela que se extasiam diante do colorido e diversidade das frutas tropicais.Não consegui saber ao certo desde quando a feirinha existe ( fico devendo essa). Há quem diga ter sido fundada em 1970 por Gonçalo Lira - mas não sei ao certo se essa informação procede. De uma coisa eu tenho certeza: há mais de trinta anos que ela se tornou parada obrigatória para quem gosta de se deliciar com as nossas frutas, nossos legumes, nossas verduras. Há mais de trinta anos que a feirinha de Pium exibe o nosso colorido, o nosso cheiro, o nosso genuíno sabor nordestino!


O QUE COMPRAR NA FEIRINHA


1 - FRUTAS

                                       Mangaba- Cajá- Caju-Pitomba-Carambola-Jaca-Manga Espada

                                     Jambos-Tamarindo-Goiaba-Jenipapo-Azeitona Preta-Pitanga-Banana

                                      Melancia-Siriguela-Pinha-Abacaxi-Manga Rosa-Graviola-Coco Verde

2 - LEGUMES E VERDURAS


                                         Pimenta-Pimentão-Quiabo-Couve-Maxixi-Cebolinha-Coco Seco

                                   Cebola Roxa-Tomate Verde-Coentro-Macaxeira-Feijão Verde
                                                                           Fruta Pão-Jerimum

FONTE:

  • Pesquisas Google - Site de Divulgação da Prefeitura de Parnamirim- Natal /RN
FOTOS;

  • Imagens Google
  • Acervo pessoal - Arilza Pereira
  • Edição e montagens das fotos: Programa Pic-Nic -Yahoo-BR



2 comentários:

  1. Edi Germano é o nosso ópio kkkkkkkkk perfume de frutas kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Com essa postagem sobre a feira de Pium, minhas papilas gustativas estão assanhadas com o colorido dessas frutas, dá quase para sentir o cheiro...Obviamente que os sabores são de dar água na boca.
    Um grande abraço Eduardo de Souza - Rio Branco Acre

    ResponderExcluir