O nome dessa cidade esteve presente no meu imaginário desde criança, razão pela qual sempre quis conhecê-la. Recentemente pude conferir " in loco " que a onça não salta mais e já não oferece nenhum perigo. Está lá, em cima do rochedo, às margens do rio Jaú, servindo apenas de cenário para fotos dos que visitam o lugar, que diga-se de passagem, é o mais belo ponto turístico da cidade.
Pedra da Onça
Em meados do século XIX, mais precisamente em 1850, teve início a organização de um povoamento, quando Ana Joaquina de Pontes, pernambucana, comprou de Florêncio da Costa Palma uma propriedade,estabelecendo-se lá,dando origem assim ao povoado Salto da Onça.
Uma história contada pelos mais velhos explica a origem do nome do antigo povoado: Segundo a lenda "Nas redondezas existia uma pedra rachada ao meio, com uma fenda medindo aproximadamente, três metros. Uma onça, fugindo dos seus predadores tentou saltar nessa fenda mas foi ferida mortalmente em pleno salto por um caçador". O caso se espalhou pelos arredores ficando o lugarejo conhecido como Salto da Onça.
O Vigário de Goianinha, padre Manoel Ferreira Borges, ao celebrar a primeira missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição mudou o nome do povoado para Santo Antônio, mas a população estabeleceu outra denominação - Santo Antônio do Salto da Onça, unindo história e religiosidade. O decreto de 8 de janeiro de 1892, separa oficialmente o povoado da cidade de Goianinha, conferindo-lhe autonomia e restaurando sua condição de Município do RN com o nome de Santo Antônio.
Localizada na região do Agreste do Rio Grande do Norte, Santo Antônio possui uma área de 301.03 km² e uma população de aproximadamente 23.000 habitantes. Sua economia baseia-se na agricultura e na pecuária sendo ambas de subsistência.
Cultura e Lazer em Santo Antônio
O lazer cultural gira em torno das vaquejadas, das festas religiosas, principalmente a da Padroeira no dia 08 de dezembro,e das festas juninas, com destaque para os grupos de quadrilhas.
Na entrada da cidade um enorme calçadão com inúmeros quiosques serve de área de lazer para os Santoantonienses. A tradicional feira livre é realizada semanalmente aos sábados. O belíssimo Terminal Turístico da Pedra da Onça, ao lado do Rio é um local muito agradável para encontros e passeios. Lá também se encontra um bom restaurante.
1. Vaquejadas
2. A Festa da Padroeira
4. As Festas Juninas
6. A Feira Livre
Pedra da Onça
UM GIRO PELA CIDADE
Centenária Matriz se Nossa Sra da Conceição-Padroeira
Rio Jaú - Principal Rio da Cidade
CHICO SANTEIRO E SUA ARTE
Santo Antônio tem um filho ilustre de quem muito se orgulha. Um dos nossos maiores artistas populares, e o segundo mais importante do Nordeste na arte de esculpir- O Mestre Chico Santeiro (o primeiro á o ceramista Mestre Vitalino de Pernambuco) Com peças espalhadas pelo mundo inteiro, Joaquim Manoel de Oliveira - o Chico Santeiro, transformava com maestria a adeira em imagens de Santos, Crucifixos e mais uma infinidade de tipos nordestinos. Grande parte se sua obra faz parte do acervo do Museu de Arte da Universidade do Ceará.
- História dos Municípios - Grandes Vultos Políticos do RN -Aristides Siqueira Neto- 2ª Edição-2001-Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
- Jornal Tribuna do Norte - Natal /RN
- Jornal Diário de Natal - Natal/Rn
- Pesquisas Google - Site "Os amigos da Onça" - Santo Antônio / RN
FOTOS:
- Imagens Google
- Acervo do Site - "Amigos da Onça" - Santo Antônio/RN
- Acervo pessoal de Arilza Soares
- Edição das Fotos: Programa Pic-Nic -Yahoo/BR
Essa postagem eu dedico a minha cunhada Maria José, a nossa querida Mazè, Santoantoniense assumida, e por extensão aos seus pais Dedé e Deúde, que me amar essa cidade.
ResponderExcluirEssa postagem foi refeita por considerar a primeira longa e incompleta.Precisei separá-la em duas partes.Como publiquei novamente e para não perder os comentários anteriores, copiei todos e colo aqui.Obrigada a todos que visitaram a primeira postagem.
ResponderExcluirAnônimoJun 16, 2011 02:30 AM
Com uma câmara fotográfica na mão e uma imaginação esplêndida como a de saber mostrar coisas simples como uma flor singela do campo, paisagens bucólicas que costumamos ver sem dar o valor que merecem, passem a ser verdadeiras belezas regionais admiráveis por todos nós. Parabéns Arilza, você sabe fazer acontecer. Sua postagem está ótima. C' est à dire magnifique
Comentário de Ailson Rosa via e-mail
Responder
MariaJun 16, 2011 03:35 PM
Fiquei muito emocionada de ver a minha terra, principalmente o Capim Açu retratada dessa forma.Muito boa a sua postagem e parabéns pelo blog.
Responder
AnônimoJun 17, 2011 06:10 PM
Gosto muito da maneira como você faz o memorial completo da cidade, associando as experiências. Fica muito gostoso de ler.
A matéria sobre Santo Antonio do Salto da Onça que eu babei! Gostei muito mesmo e já botei o seu blog lá no meu como referência. Aliás, sempre vale a pena divulgar o http://papjerimum.blogspot.com
Comentários do Nelson via facebook
Responder
AnônimoJun 18, 2011 04:17 AM
Muito bom. Conhecer uma cidade assim é diferente. Beta Lima via facebook
Responder
AngelaJun 24, 2011 06:52 AM
Ah, Santo Antônio!O bom de ir pra lá, é mesmo ir pra Capim Açu,me fartar de frutas no quintal de Deúde,chupar "dindim de coco queimado" feito por Pacica,morrer de rir com as histórias de Dedé,jogar buraco até altas horas na Chácara de Mãe Dina,com Maria José e quem mais por lá esteja.Não quero vida melhor!!!!
Responder
lourdes[branca]Aug 24, 2011 11:16 AM
Conheço bem esse lugarzinho maravilhoso.Onde nasci[santo antônio]e desde sempre morei em capim-açú,pense em um lugar bem aconchegante.
Pois todas as pessoas q lá vai nunca esquece,ou até mesmo nem de lá quer sair.
Responder
solangeFeb 9, 2012 06:54 AM
minha cidade maravilhosa , onde tive os melhores momentos de minha vida ... saudades ...
Responder
Agradeço pela lembrança. Quando estou lá e vejo a paisagem me lembro de você e do Blog. Abaços !!!
ResponderExcluirMaria Ribeiro E Silva - Natal/RN
Olá,
ResponderExcluirSou Ranilson Duarte, artista plástico e professor. Adorei ler o amor expresso á nossa cidade - Santo Antônio. Também sou um apaixonado pelo nosso lugar e coleciono diversas fotografias que faço, das mais simples e corriqueiras às mais românticas e exóticas que um dia as transformarei em livro. Continue postando boas informações sobre nossa cidade!
Ahh, cidade de minha família potiguá, que eu prezo tanto, sou filho de Potiguá com Carioca, orgulho-me por isso meu sangue é nordestino com muita honra e conheço Sto. Antonio do Salto da Onça tive o prazer de almoçar no restaurante do Onça, obrigado
ResponderExcluir