FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 27 de julho de 2011

BATATA QUE TE QUERO DOCE! - BOLO DE BATATA DOCE

  


Batata doce cozida no café da manhã, batata doce com carne de sol, batata doce assada na brasa, bolo de batata doce... foi assim que me habituei a comer esse tubérculo, que na minha opinião, goza de muito pouco prestígio na nossa culinária.Quando folheamos livros de receitas, ou pesquisamos cardápios de restaurantes pouco se encontra sobre ela. Existe uma infinidades de pratos à base de macaxeira, jerimum - mas, e a batata doce? Ela deveria fazer parte do dia a dia de todos os brasileiros, já que segundo especialistas,é uma fonte adocicada de inúmeros nutrientes energéticos e protetores, sempre aliado a um sabor e aroma muito peculiares.




                                           
A batata doce (Ipomoea batatas) é a raiz de uma planta rasteira, nativa do continente americano, que cresce sem exigir cuidados especiais para o cultivo. Embora seja menos consumida que a batata inglesa, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil.






Com toda a probabilidade  é uma planta originária da América Central,  é um dos tubérculos mais antigos conhecido pelo Homem. Segundo os historiadores, é consumido desde a pré-história, pois foram encontrados vestígios de batata-doce em cavernas peruanas que remontam a dez mil anos. é a América Central a terra de origem da batata-doce, que pertence à família das Convolvuláceas.








                             
"A batata-doce é rica em vitamina C. A variedade roxa também possui uma substância  antiviral, anticancerígena e antioxidante, que é convertido pelo organismo em vitamina A, antioxidante que ajuda a combater o câncer. Além disso, a batata-doce apresenta alto teor de vitamina E, essencial para a saúde da pele. As fibras desse vegetal, concentradas especialmente na casca, ajudam a baixar o colesterol e melhorar a digestão. Os benefícios agem diretamente no sistema imunológico." ( Revista: Plantas Medicinais da Flora Brasileira )

                                           


Além de constituir alimento humano de bom conteúdo nutricional, principalmente como fonte energética, a batata-doce tem grande importância na alimentação animal e na produção industrial de farinha, amido e álcool.





No Brasil, há quatro tipos de batata doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca, também conhecida como angola ou terra-nova, que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, parecida com a anterior, mas de sabor mais doce; batata-roxa, com casca e polpa dessa cor, é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e, batata-doce-avermelhada, conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado, tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.
Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.


              
              BOLO DE BATATA DOCE

                                                    
                                             
 INGREDIENTES
                                 
                                1 kg de batata doce
                                250 g de margarina
                                1 coco seco (200 g de coco) ralado
                                2 xícaras (chá) de açúcar
                                500 ml de leite
                                 2 xícaras de farinha de trigo
                               
                                     MODO DE FAZER

 1 - Cozinhe as batatas doce na água até amolecer
 2 - Descasque as batatas, coloque o coco já ralado no liquidificador com um pouco de leite de vaca e bata.
3 - Passe o coco batido no liquidificador na peneira e repita a  operação até terminar o coco; deixe um pouco do coco ( 50mg) para colocar no bolo.
4 - Coloque o leite, a margarina, a batata e o açúcar e vá batendo aos poucos.
5 - Acrescente o coco ralado reservado.
6- Unte uma forma com margarina e farinha de trigo e leve ao forno.
Obs.Você vai saber quando o bolo vai estar pronto, enfiando um palito,no bolo com   ele ainda no forno. Se o palito sair "limpo" o bolo está assado.


                                                                 
     






Essa é uma receita básica usada no preparo do bolo de batata doce em Natal. Há quem acrescente ovos e até leite condensado.Mas isso fica a critério de cada um. Esse bolo está muito relacionado para ser consumido nas festas juninas.Mas não espere até lá para saboreá-lo. É um ótimo acompanhamento para o café da manhã ou lanche da tarde. Experimente! 



FONTES 

Pesquisas Web :
  • http://www.musculacaoecia.com.br/batata-doce-o-carboidrato-do-atleta/
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Batata-doce

FOTOS

  • Imagens Gloogle
  • Edição de foto: Programa Pic-Nic - Yahoo/Brasil




11 comentários:

  1. Essa postagem é dedicada à memória de tia Rosa, de quem tenho boas recordações.Ela fazia o melhor bolo de batata de Natal.Saudades tia!

    ResponderExcluir
  2. Arilza, eu lembro de sua tia Rosa, mamãe era muito amiga dela e da Maria (Lourdinha).
    Falando agora no bolo de batata, eu entro aqui vejo essas coisas gostosas e engordo mais só de lembrar,kkkkkkk embora que de vez em qdo eu me atrevo a fazer bolo de batata, aqui em São Paulo o que não falta é batata doce ainda bem kkkk, prefiro fazer sem leite condensado, justamente prá ser bem original mesmo, como faziam nossas avós, é um bolo maravilhoso, alís como vc falou a batata doce com todas suas qualidades deveria ser mais divulgada na culinária, prá mim em particular gosto dela de todas as maneiras que vc escreveu aí em cima, valeu mais uma vez bj

    ResponderExcluir
  3. Arilza, vou fazer este bolo. Deve ser bom demais. Adoro batata doce.

    ResponderExcluir
  4. Aldenize Reis E o bolo de batata doce? Hum!!!!! quitute dos deuses!
    há ± 1 hora via facebook

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com água
    na bôca do seu bôlo de batata doce!

    Comentário do Marquito- Rio Branco/ Acre

    Via email-Yahoo

    ResponderExcluir
  6. Batata doce frita na manteiga, depois da praia no almoço, com suco de frutas gelado.
    Comentário de Eduardo Souza- Rio Branco -Acre

    ResponderExcluir
  7. Esse bolo é manjar de todos os deuses! Faço esse e tb um, substituindo a batata pela mandioca tb cozida, pois é mais comum fazer da mandioca crua.

    ResponderExcluir
  8. O melhor bolo do mundo! bolo de batata doce! Adoro!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Aldenize Reis

    Bolo de batata doce? Fico louca, bom demais!

    ResponderExcluir
  10. Ola moro em SP há 16 anos e só como esse bolo maravilhoso quando vou de férias a Natal (meu lugar que AMO). Nunca ví aqui em SP. Hoje pensei... vou fazer e encontrei sua dica. Obrigada !!! Vou viver um pouquinho da nossa teraa aqui de longe. Abraço Suênia

    ResponderExcluir