FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sexta-feira, 8 de junho de 2012

DOCE DE JERIMUM COM COCO E TORTA POTIGUAR - DUAS RECEITAS DELICIOSAS!



Se você me perguntar qual é o doce que me deixa mais feliz eu, respondo sem titubear - doce de jerimum com coco servido com uma fatia de queijo de coalho assado. Gente que delícia! Mas não é apenas pelo sabor que gosto desse doce - gosto principalmente  das referências afetivas que ele me traz ao saboreá-lo. Comi muito esse doce na casa de uma grande amiga de colégio, quando de férias íamos para Assu. Doces lembranças das tardes na varanda, quando dona Zulmira chegava com o doce pra gente lanchar. Era divino! Não lembro de ter comido outro doce melhor que aquele.
Na minha família não tínhamos o hábito de comer doce de jerimum. Esse doce passou a fazer parte novamente da minha vida, depois que vim morar no Rio, aqui com o nome de doce de abóbora. Amo aqueles de consistência durinha que a gente compra nas lanchonetes do Rio; e em casa, vez por outra. quando estou inspirada faço a minha sobremesa preferida: o  doce de jerimum com coco que aprendi a fazer com dona Zulmira.




                         
Jerimum é o nome genérico dado para os vários frutos da família das Curcubitáceas. É encontrado em diferentes variedades,  formas, tamanhos e cores. No Rio Grande do Norte as variedades mais cultivadas pelo nosso agricultor  são: o jerimum caboclo, e o jerimum de leite, sendo o primeiro o mais aceito. Segundo costume e hábitos potiguares  "é tão sadio que até doente pode comer". 




Não se sabe ao certo a origem do jerimum. Uma das hipóteses existentes admite a tese de que algumas de suas variedades teria ocorrido na Africa tropical e uma outra versão afirma ter sido na Ásia Meridional. O que se sabe ao certo é que antes dos europeus chegarem a América, as civilizações Maia, Asteca e Inca que habitavam esses terras, já incluíam o jerimum na sua alimentação.
A palavra é de origem tupi "Yurum-um" que significa "pescoço curto". Em outros estados brasileiros é chamado de "abóbora". Cultura de vazante e de rios ou açudes, emprestou seu nome para apelidar o povo Norte-Riograndense, pois somos conhecidos pele alcunha de papa-jerimum.


Flor do Jerimum Caboclo


Os jerimuns são colhidos maduros e armazenados em  "rumas" (uns sobre os outros), em lugar de sombra seco e ventilado. Para um novo plantio usa-se a semente dos melhores frutos, que  foi guardada em cabaça ou garrafa de vidro, misturada com cinzas de lenha. Devem ser cultivados sob sol pleno, em solos férteis e drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados em intervalos regulares. Planta tropical não é tolerante à geadas ou secas prolongadas.



Uma ruma de jerimum de leite

Tem poucas calorias. Para cada 100g de jerimum encontramos 40.0 k de calorias, 12mg de cálcio. e 27mg de fósforo. Possui  boa quantidades de vitaminas antioxidantes, como vitamina C e E, além do betacaroteno. Também é rico em vitamine A e vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Contém ainda  o licopeno um elemento essencial para a visão. As sementes são ricas em ferro. Estudos comprovam que  o seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame.



Entre os sertanejos ele é muito apreciado cozido e amassado com leite,nos cozidos de carne, em sopas, no feijão, e com coalhada. Durante muito tempo era consumido apenas para acompanhamento de feijão, de carnes ou peixes, e como mistura para o café. Só ultimamente está sendo utilizado com mais frequência em outros preparos. De uma versatilidade impressionante, na culinária pode ser preparado em pratos doces e salgados. Pode ser cozido, frito, grelhado, assado e presta-se nas preparações de sopas, caldos, purês, tortas, pudins, molhos saladas, pães etc.

Doce de Jerimum com Coco



Ingredientes


• 1 quilo e 1/2  de  jerimum  maduro 
• 1 quilo de açúcar 
• 03 xícaras de chá de água 
• Pau de canela e cravo à gosto 
• 2 xícaras (chá) de coco ralado seco e natural. 

Modo de fazer 

• Descasque o jerimum, corte-o em pedaços pequenos e reserve; 
• Junte à água, o açúcar, a canela e o cravo e leve ao fogo para fazer uma calda rala, transparente; 
• Quando a calda estiver no ponto, coloque o jerimum e o coco ralado; 
• Deixe o jerimum amaciar. Em seguida apague o fogo e deixe esfriar na própria calda; 
• Sirva gelado, puro ou acompanhado de um queijo de coalho assado.


Torta Potiguar - Uma Receita Campeã




Em 1998 uma revista de nível nacional, lançou um concurso intitulado "Minha receita vale um prêmio". A seridoense Maria  Marluce Gomes entusiasmada com os elogios que recebera de uma receita que criou, feita com jerimum, submeteu sua "Torta Potiguar" ao concurso. Concorreu com 1200 receitas de todo o Brasil e arrebatou o primeiro lugar para o Rio Grande do Norte. 

Eis a Receita*

  1. Massa de pão-de-ló, leite condensado, ricota ou requeijão cremoso, jerimum, gelatina, semente de jerimum.
  2. Faz-se um creme com o leite condensado, o requeijão ou ricota e o jerimum;no final junta-se a gelatina e dar-se mais uma misturada.
  3. põe-se este creme por cima do pão de -de-ló  e leva-se a gela.
  4. Faz-se o acabamento com gelatina amarela e semente de jerimum torrada.
                                       * Transcrito do Livro História da Gastronomia do Rio Grande do Norte de Maria Marluce Gomes


Fontes:

  • Cleudo Freire  - Papo Jerimum - Dicionário Rimado de Termos  Populares - Ed. Sebo Vermelho - Natal/RN
  • Maria Marluce Gomes - História da Gastronomia do RN- EMATER/RN
  • Pesquisa Web - Site de Fernando Dannemann - Artigo: Abóboras.
  • Receita do doce de Jerimum: Dona Zulmira - Caicó/RN

Fotos:

  • Imagens Google
  • Edição de fotos: Site Pic-Monkey


3 comentários:

  1. Janete Germana Adoro!!! Eu quero...
    alguns segundos atrás no facebook ·

    ResponderExcluir
  2. Elizabeth Reis Dalmeida Humm.Que delícia!
    há 32 minutos no facebook

    ResponderExcluir
  3. Edi Germano

    Essas receitas tb vou copiar adoro jerimum......
    há 58 minutos no facebook

    ResponderExcluir