FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 9 de agosto de 2011

NEWTON NAVARRO - O ARTISTA QUE VIROU NOME DE PONTE



Ponte de Todos Newton Navarro - uma belíssima e merecida homenagem dos potiguares a seu artista maior. A  sugestão do nome para a ponte foi dada pelos imortais da Academia Norte-riograndense de Letras, a pedido dos admiradores da obra do artista, através de abaixo-assinado. Nada mais justo! Grande parte da obra desse artista tem como tema o povo, o rio Potengi, a praia da Redinha.









Newton amou sua cidade como poucos. Certa vez, pintando em terras europeias, afirmou: Eu não acho cidade mais bonita que Natal, nem rio mais bonito que o meu rio. Eu vi uma vez o Sena. Achei uma porcaria. Vi também o Tejo e achei também uma porcaria. Mas o Potengi não. Que azul! E os morros que protegem a cidade? E as madrugadas? E as estrelas da manhã? Só em Natal tem essas coisas. A estrela repetida no forte da pedra... Uma cidade coberta de elísios, embalada pela canção dos pescadores, enfeitada de um lado e de outro, rio e mar, pelos azuis e verdes e pelas jangadas. Que cidade maior e melhor?  Não existe. Nenhuma. (NAVARRO, 1974).




                                       
Newton Navarro Bilro (1928-1992) nasceu em Natal, no dia 8 de outubro. Artista de enorme sensibilidade, Newton foi pintor, desenhista e seus trabalhos literários foram publicados nos mais diversos jornais de Natal e em outras cidades brasileiras.
Foi o precursor da arte moderna no Rio Grande do Norte. A cidade desconhecia o movimento da Semana de Arte de 22, que só se manifestou 27 anos depois, em 1949, através da primeira exposição de Newton Navarro. Muitas telas chegaram a chocar a população da pacata cidade de Natal, acostumada apenas às pinturas bucólicas do pôr- do-sol do Rio Potengi, do Farol de Mãe Luiza, da Praia de Redinha e de outros pontos turísticos.


                                         
     
                                            

Newton Navarro tinha o Nordeste como temática. Desenhou e pintou pescadores, rendeiras, lavadeiras, sem esquecer o sertão, os vaqueiros, cangaceiros e declara: "Mesmo quando pinto Dom Quixote, eu desenho um Dom Quixote vestido de vaqueiro,com traços e características do homem nordestino"(JB-12-06-1980).
A coragem dos vaqueiros de Newton é exibida na cor, no amarelo ouro, na postura do vaqueiro ou do cavalo que ergue o pescoço desafiando o mundo. 








"Há quem compare o trabalho de Navarro com os de Portinari, diz a professora  Elizete Vasconcelos Arantes Filha; o que vai tornar a obra de ambos semelhantes é a ascendência do cubismo e o engajamento regional, que cada um adotou da sua forma fazendo adaptações. No trabalho de Portinari, por exemplo, o nordestino é apresentado como um povo faminto, doente, que sai de sua terra em busca da cidade grande e no caminho se perde. O nordestino de Portinari é um perdedor. No trabalho de Navarro, o nordestino é um povo forte, gigante, com músculos à mostra, um vencedor."

                                                                                                         
  VÍDEO - DOCUMENTÁRIO 
 DEVANEIO DO OLHAR





Dirigido pela professora Elizete Vasconcelos Arantes Filha, como parte de sua dissertação de mestrado em 2004, esse vídeo nos mostra de forma brilhante, porque Newton Navarro é aclamado por muitos como o nosso artista maior.




CORES E TIPOS DO NOSSO ARTISTA MAIOR


1 - Aquarela e Nanquim 










2 - ÓLEO SOBRE TELA





3- PAINEL








FONTES:
  • Jornal Tribuna do Norte - Natal/RN
  • Jornal Diário de Natal - Natal/RN
  • Pesquisas Google
  1. Site Diário do Tempo - Sérgio vilar- Natal/RN
  2. Site  da Professora Elizete Arantes - Natal/RN
  3. Wikipédia   
Fotos:
  • Imagens Google
  • Acervo da Professora Elizete Arantes
  • Edição de fotos: Programa Pic-Nic - Yahoo/BR
Vídeo:
  • Enviado ao You tube por renatofrancis em 28/07/2009
                                





5 comentários:

  1. Naldemir Saraiva
    Grande artista potiguar,que inclusive foi aluno do Atheneu,e professor de desenho tb. Grande homem!

    Comentário via facebook na Página do Vento Nordeste

    ResponderExcluir


  2. Aldenize Reis Adoro os trabalhos de Newton Navarro!

    NO fACEBOOK - PÁGINA DO VENTO NORDESTER

    ResponderExcluir
  3. Um grande artista potiguar. Vi os seus desenhos originais na pinacoteca de Natal, eles maravilhosos e demonstram uma técnica de alto nível e um estilo semelhante ao de Aldemir Martins.

    ResponderExcluir
  4. Só posso sentir muito orgulho desse grande artista que foi meu tio.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, estou fazendo um trabalho de Artes, poderia dizer qual o nome da obra de aquarela e nanquim com um pescador de camisa laranja?

    ResponderExcluir