FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 21 de abril de 2011

D.ANGELITA-UMA POTIGUAR ADMIRÁVEL






                                                                                   

                                                                                 


Aos 80 anos ela escreveu seu primeiro livro, intitulado "Brincando e falando sério" uma autobiografia onde faz um relato das suas experiências pessoais e dos costumes sociais da sua época.


                                                 



Agora aos 93 anos está autografando para amigos e familiares seu segundo livro.Nesse ela reúne mais de 600 ditos populares que ouviu ao longo de sua vida, recorda suas brincadeiras infantis, charadas, adivinhações além de dois contos que gostou de escrever."Explosão da Memória-Expressões, Ditos e Contos" é o resultado da memória esplêndida de D. Angelita.Com esse livro ela pretende deixar registrado para outras gerações um pouco da cultura de uma época esquecida e sufocada pelas brincadeiras tecnológicas que mais distanciam que aproximam as pessoas.





                                              



Dona Angelita é assim: uma mulher admirável! Desde cedo demonstrou interesse pelas letras,apesar de só ter feito o curso primário porque em Coqueiros, lugarejo pertencente ao Município de Ceará Mirim onde nasceu e se criou, o acesso à escola era muito difícil.Quando jovem para suprir essa deficiência do ensino,decidiu ser professora e  chegou a percorrer até  12Km a pé  para ir até a praia de Jacumã  dar aulas aos filhos dos pescadores.
Mais tarde, já casada,em meios a toda responsabilidade de cuidar das tarefas domésticas,encontrou tempo para alfabetizar em casa todos os seus 10 filhos.Sua maior alegria era ver todos lendo e escrevendo antes de entrar na escola,já que na  época o ingresso à escola em Natal se dava por volta dos sete anos.





                                                   


De gosto refinado, perfeccionista, habilidosa, exigente e com muito senso estético, D.Angelita chegava a perfeição em tudo que fazia principalmente se o assunto fosse cozinhar, fazer crochet, costurar, bordar à mão ou à maquina.Toda roupa dos filhos eram feitas por ela inclusive a criação dos modelos. 


                                                 



Acreditando em um futuro melhor,lutou incansavelmente quando atravessou dificuldades para cuidar da sua grande prole, depois que ficou viúva aos 49 anos. Hoje,com os filhos adultos e cercada dos netos e bisnetos essa guerreira não para! Antenada com tudo que acontece ao seu redor, participa e comenta  os acontecimentos da cidade,inclusive políticos.Continua administrar sua casa com a mesma garra e lucidez de sempre.Com  mãos habilidosas não deixou de fazer crochet seja um centro de mesa, pano de prato,uma bolsa ou mesmo uma blusa para uma neta.Isso quando não surpreende a todos com mais um livro para ser editado.

                                                


Parabéns D.Angelita! Pode ter certeza de que esses 93 anos de luta não foram em vão.Somos todos muito gratos pelas lições de caráter, de virtude e de amor que passou para cada um de nós. Tenha certeza também de que temos muito orgulho  do brilhante exemplo de vida que nos deu.


                                                  



37 comentários:

  1. Luciana Lins Parabéns não apenas pelo aniversário mas por ter colocado no mundo pessoas do bem e boníssimas! 93 anos de pura sabedoria. muita saúde e vida! Bj
    Via Facebook

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha vó! Uma pessoa muito legal, simpatica, feliz... Eu vim aqui pra te desejar um feliz aniversário, é que Deus lhe dê muitos anos de vida!

    ResponderExcluir
  3. Jane SteinbergerArilza Pereira
    Querida, sucesso na festa de sua mãe! Estou indo passar a páscoa com minha sogra. Saudade amiga , um beijão bem grande em dona Angelita e muita saúde e muita luz em sua vida !!!!! Curta bem!!! esse grande dia !!!!! bjos
    há 7 horas ·Curtir...via facdebook

    ResponderExcluir
  4. Dona Angelita é pra mim mais que uma sogra.è uma pessoa muito especial-uma ponte de união das nossas famílias.Que Deus lhe dê muita saúde e muita paz. Feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  5. Tem coisas na vida que só a experiência é capaz de criar.
    Quando vejo sua forma serena de encarar o mundo,aprendo muito

    Nada me faz mais feliz do que conhecer a vida através dos seus
    exemplos.Ah vó, quem teria tanta vitalidade e esse olhar seguro,
    e tantas histórias bonitas escritas no coração.

    Deus com certeza vai te presentear com muitos dias iguais a este.
    Hoje é um dia precioso para todos nós, porque simboliza a maior
    felicidade que uma família pode sentir.

    ResponderExcluir
  6. Assim como eu, milhares de pessoas jogam na loteria para ficarem ricos.Não sabendo eu que a maior riqueza estava em ser filho de Angelita.Tudo que eu tenho para ser feliz, você está por trás minha mãe. Deus me deu essa mãe maravilhosa, amiga e companheira, melhor do que qualquer prêmio de loteria.Feliz aniversário.

    ResponderExcluir
  7. Uma mulher guerreira, forte e admirável...é tudo que sempre ouço falar dela. Para mim, ela isso e um pouco mais, ela é essa grande mulher e também uma grande vó. Aquela que me dá manga partidinha, a que me presenteia com blusas de lindos bordados, a que me atendia com toda paciência, quando eu, pequena, ligava da Bahia e pedia uma fruta pelo fio do telefone. Parabéns pelo seu dia, pela mulher que você é, e por ser essa grande vó. Te amo!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns vó que Deus lhe der muiiiiiiiiiiiiiiiitos anos de vida,saúde e paz,para que nossa família possa comemorar essa data especial por muiiiiiiiiiiiitos anos.Obrigado por tudo que a senhora fez por mim e minha família,te amo muito!!!

    ResponderExcluir
  9. parabéns tia angelita por ser um exemplo de mãe de mulher,continue sendo essa pessoa admirável e guerreira,fica com deus e um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Depoimento de Bira,
    D. Angelita.o mundo seria maravilhoso, e é porque existem pessoas como você.Parabéns para essa mulher maravilhosa.Muitas felicidades e muitos beijos de Bira Neves

    ResponderExcluir
  11. Sônia Seiblitz Parabés para Dona Angelita! 93 anos muito bem vividos e com uma família M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A não é para qq um...
    há 16 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  12. O depoimento de Alinio vem em forma de poema.Um poema musicado desses que ele dedica todo ano à mãe. Esse ano ele compôs um frevo cantado por ele e sua mulher Rubiana. Ficou maravilhso e muito animou a festa. Eis a letra:

    Hoje é aniversário de Angelita
    Angelita, Angelita!
    Hoje eu quero vê-la mais bonita
    Mais bonita, mais bonita
    E com mais um ano que já completou
    Receba as graças com que Deus lhe abençou

    Mas que bela vida é essa com tanta robustez
    Que depois dela venha a nossa vez
    Mas que bela vida é essa eu respondo a vocês
    È Angelita com noventa e três

    "Angelita com 93"
    Alínio Rosa

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma super-avó!

    Que orgulho da minha avó! Vovó, você é um espelho para todos nós! Uma mulher admirável guerreira que todos os filhos são apaixonados! É muito bonito ver todo carinho que você tem a sua volta. Adoro seu senso de humor e de rir das coisas com você! Ah! tento te seguir com esses seus dotes e espero um dia ser tão completa quanto você é! Sua inteligência é admirável, não é a toa que meu pai é inteligente também!

    Te amo muito!

    Laysa

    ResponderExcluir
  14. D.Angelita. para mim é uma honra em poder falar de vc, que é uma pessoa, tão querida, tão admirável... Dê a si mesmo os parabéns
    por tantas virtudes
    que a fazem conquistar
    todos os que estão ao seu redor.
    Orgulhe-se,
    sem receio,
    por suas qualidades que são tantas.
    Felicidades hoje e sempre...
    te amo!!! ADRIANA.

    ResponderExcluir
  15. Minha vó biza. você é muito linda, e especial...
    EU TE AMO!
    FELICIDADE
    de seu bisneto.
    GUILHERME

    ResponderExcluir
  16. É uma honra poder falar de d. Angelita. Eu que tenho meus sonhos e objetivos, sempre enxergo minha avó como uma fonte de inspiração. A ela que superou o mundo para dar o melhor aos filhos e para oferecer carinho aos netos, deixo minha homenagem.

    Matheus "Matt" Wagner

    ResponderExcluir
  17. Sônia Seiblitz
    Dona Angelita: um exemplo de vitalidade!

    ResponderExcluir
  18. MÃE
    Um exemplo de mulher!
    Sinceridade, honestidade, fidelidade, lealdade,veracidade, generosidade, solidariedade, guerreira e vencedora, são atibutos que nos foram ensinados ao longo dos anos, não por palavras, mas por atitudes demonstradas ao nos educar sozinha.
    Obrigada por saber nos repassar esses valores tão importantes para o nosso crescimento e que eu a exemplo dos outros irmãos tentamos transmitir aos nossos filhos.
    feliz 93, 94, 96, 100, cento e uns anos
    Beijos e muita saúde

    ResponderExcluir
  19. Parabéns dona Angelita! Fiquei muito triste porque não pude ir a sua festa.Adorei o livro e estou fazendo a maior divulgação.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. De Angelita,
    quero falar brevemente de sua memória expressa no seu atual livro "Explosão da memória" onde traz a tona diversas expressões e ditos populares que ouviu desde a sua mais tenra idade. Nele mostra a todos nós sua lucidez e alegria de recordá-las com graça, fazendo piada e rindo da vida.
    Hoje com 93 anos continua com sua memória aguçada a administrar sua casa, seu dinheiro, sua vida e ainda é esteio de sua numerosa prole.
    Eta mulher arretada!

    ResponderExcluir
  21. Lucia Cardoso de Souza Fiquei emocionada ao ler os depoimentos e mais ainda ao saber de um novo livro de D. Angelita. Gostei muito do primeiro, quero ler o segundo.
    há 18 horas ·via facebook

    ResponderExcluir
  22. Vó, obrigado por tudo que fizeste por mim e pelo meu pai. Te amo!

    Narciso

    ResponderExcluir
  23. Um exemplo de mulher de fibra!
    Edi Germano - Natal/RN

    ResponderExcluir
  24. Angelita, mulher virtuosa e muito especial!minha sogra linda que eu tenho um carinho mt especial,ela e um exemplo vivo!
    Rubiana

    ResponderExcluir
  25. que mereces parabens pelo teu aniversario deus te conserve sempre essa mulher amada e que derame sempre a sua bençao.
    Dona Terezinha - Natal/RN

    ResponderExcluir
  26. Minha vó linda, é vc fazendo aniversário e nós que ganhamos o presente de ter vc pra nos dar tar tantas lições de vida!!! FELIZ ANIVERSÁRIO muitos anos de vida ainda, que DEUS venha abençoar a senhora com saúde e vitalidade... Amo muito a senhora vó tenho orgulho de ser sua neta!
    Maíra via Facebook

    ResponderExcluir
  27. Fatima Pessanha Silva Deus a abençoe e que venham muitos anos ainda!!!
    Campinas/SP Via faceboook

    ResponderExcluir
  28. Aniversário em 2012-94 anos- Comentários via Facebook

    Maura Cristina Cristina Felicidades D. Angelita q Deus continue te abençoando ricamente bjos
    há 11 horas

    Edi Germano uma flor no meio das flores, parabéns !muita saúde e alegria na sua vida minha flor!
    há 11 horas ·


    Regina Veruschka Medeiros Diogenes Toda a felicidade do mundo para D.angelita,eu tive o prazer de conhecer essa senhora tão linda e simpática.
    há 9 horas

    Rosana Medeiros Adelhelm Prosit D. Angelita!!!
    há 8 horas

    Paulo Roberto Lameira Parabéns para D.Angelita! Muito carismática, meiga e tão querida!!
    há 6 horas

    Gisele Cohen Parabéns Dona Angelita....muitas felicidades....Parabéns querida Arilza pelo niver da mamãe!!!!!!muitos beijos carinhosos
    há 3 horas ·

    Maria Luiza Nolasco Muitas felicidades para essa pessoa linda que so conheço de foto mas me transmite sinceridade e pureza no simples olhar!Parabens!
    há ± 1 hora ·

    Solange Oliveira Parabéns para a Mãe. Bjsssssssssssssss
    há 45 minutos ·

    ‎Fatima Pessanha Silva- Maura Cristina Cristina- Edi Germano - Regina Veruschka Medeiros Diogenes Gisele Cohen - Maria Luiza Nolasco e Solange Oliveira - Muito Obrigada pelas palavras carinhosas para minha mãe. Com certeza ela vai tomar conhecimento de todas elas. Beijos no coração de cada uma de vcs.
    ‎Maira Veras Soares- Adriana Amador Veras -Ailson Rosa Silva- Rosana Medeiros Adelhelm- Paulo Roberto Lameira´Obrigada pelas palavras de carinho com a nossa Matriarca. Com certeza ela vai tomar conhecimento do que vcs escreveram. Bjos em todos vcs
    há 20 minutos

    ResponderExcluir
  29. Ailson Rosa Silva ANGELITA SOARES NOBRE. Depois com humildade ficou ANGELITA SOARES DA SILVA. Uma menina simples que se destacava pela sua inteligência acima da média. Deixou o lugarejo de Coqueiros para m orar em Natal. Sua história de conquistas é vasta e não cabe aqui, mas enche de orgulho todos os seus filhos. Chega aos 94 anos cheia de garra. Por isto eu digo agora e sempre: Parabéns Minha Mãe ! Eu te AMO DEMAIS !!!
    há 10 horas ·

    ResponderExcluir
  30. Maira Veras Soares Minha vó linda, é vc fazendo aniversário e nós que ganhamos o presente de ter vc pra nos dar tar tantas lições de vida!!! FELIZ ANIVERSÁRIO muitos anos de vida ainda, que DEUS venha abençoar a senhora com saúde e vitalidade... Amo muito a senhora vó tenho orgulho de ser sua neta!
    há 13 horas no Facebook

    ResponderExcluir
  31. Sônia Seiblitz Parabéns para D. Angelita! "'É tempo de lembrança!" como muito bem, por sinal, Alinio cita em sua linda música. Minhas saudosas lembranças a essa doce e guerreira potiguar. Bjs
    Ontem às 11:38 no Facebook

    Marilda Nascimento Parabéns prá sua mãe Arilza, e prá vcs tb pois é uma benção comemorar 94 anos de uma mãe principalmente com a saúde que ela tem Deus abençoe a ela e a todos vcs bjusss
    Ontem às 11:54 ·no Facebook


    Arilza Pereira Obrigada Sônia. A recíproca pode acreditar é verdadeira. Sua passagem por Natal deixou ótimas lembranças e marcou a todos nós. Inesquecível! bjos
    Ontem às 12:42 ·
    Arilza Pereira Obrigada Marilda.É realmente uma benção. Deus abençoe vc e a sua família.tb.

    ResponderExcluir
  32. Fabiane Barretopublicadou emAldenize Reis
    Ontem
    Aldenize Reis, Arilza Pereira... Dá um grande abraço em Dona Angelita por mim!!! Felicidades e muita saúde para essa mulher tão querida!!! Exemplo de vida!!!
    Curtir (desfazer) ·
    Você curtiu isso.
    Arilza Pereira Obrigada Fabiane. Pode deixar que ela tomará conhecimento do seu abraço. bjos
    Ontem às 12:46 no facebook·

    Ana Iris Almeida Dê abraços e bjos nela por mim tb!
    Ontem às 21:51 no Facebook

    Arilza Pereira Obrigada Ana! Quando falar com ela falo do seu recado.Bjos

    ResponderExcluir
  33. Matheus Wagner Parabéns Dona Angelita, que a senhora continue sendo essa avó/ mãe/ bisavó inspiradora para todos nós e continue nos abençoando com seu dom de vida por muito tempo. FELIZ ANIVERSÁRIO!
    há 3 horas no Facebook

    Ailson Rosa Hoje é o niver da minha vozinha que está completando 94 anos... Não quero apenas te parabenizar, quero te falar que és um exemplo de garra e determinação, que adoro passa a tarde conversando com você, na verdade não é apenas uma conversa são ensinamentos da vida, e que te amo muito!! Parabéns vovó.
    há 3 horas no Facebook

    Arilza Pereira Obrigada Matheus Wagnere Ailson Rosa( Segundinho) pelos depoimentos. Podem deixar, que mamãe vai tomar conhecimento deles.Bjos
    há 35 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  34. Boa noite!
    Por favor! Por caridade!
    Preciso da receita desses bolinhos de cuscuz que eram vendidos num tabuleiro, nas portas das casas do Recife. Têm sabor de infância, único, singular. Já tentei fazer mas nunca cheguei nem.perto daquele sabor, manjar dos deuses nordestinos.
    Recentemente soube que seria feito de milho de pipoca moído.Hoje vou tentar com esse milho. Comprei até um pequeno moinho.Quem tiver e receita exata, por amor de Deus, me envie.
    geofreitas51@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Boa noite!
    Por favor! Por caridade!
    Preciso da receita desses bolinhos de cuscuz que eram vendidos num tabuleiro, nas portas das casas do Recife. Têm sabor de infância, único, singular. Já tentei fazer mas nunca cheguei nem.perto daquele sabor, manjar dos deuses nordestinos.
    Recentemente soube que seria feito de milho de pipoca moído.Hoje vou tentar com esse milho. Comprei até um pequeno moinho.Quem tiver e receita exata, por amor de Deus, me envie.
    geofreitas51@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite já conseguiu a receita do Bolinho de Estudante?
      Posso passar pra vc

      Excluir