FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 24 de março de 2011

CASA DE MARIA EM PIRANGI



Um lugar especial! Um lugar histórico! 


Ano de 1970. Em meio a dunas, coqueirais, e o mar maravilhoso de Pirangi do Norte, Mariazinha apresentava aos amigos a sua mais nova conquista: sua casinha de praia. Uma casa de taipa construída por um pescador. Nada em volta, só ela e aquela natureza exuberante! Uma casinha pequena mas grande o suficiente para receber os amigos e até abrigá-los, se necessário fosse, para protegê-los da ditadura durante os anos de chumbo...
Nesse local praticamente nasceu Pirangi do Norte. Aqui presenciamos com tristeza a derrubada dos coqueiros para a colocação dos postes da rede elétrica, as máquinas aplainando as dunas para dar lugar a pavimentação das ruas. Mas vimos com muita alegria a chegada dos amigos que se tornaram nossos vizinhos queridos.

                                                     

Pirangi cresceu se desenvolveu e hoje é uma das nossas mais badaladas praias. A casinha teve que se ajustar ao progresso e foi substituída por uma de alvenaria sem luxo ou ostentação - como a dona da casa!
Hoje, em meio as mansões, a casinha de Pirangi se distingue pela simplicidade e beleza rústica! Mas para os amigos o mais importante permanece: a energia que emana de João e Maria,  os proprietários! Nessa casinha, se respira e se pratica a solidariedade, a generosidade, a amizade, o respeito e a alegria de viver. E como se não bastasse tudo isso tendo com pano de fundo o  mar de Pirangi ! 




Quando escrevi o texto, falei todo tempo na primeira pessoa como se a casa fosse minha. Mas é assim que me sinto, um pouco dona do pedaço! Desde o início, estive presente em tudo, e aqui vivi momentos maravilhosos. E Mariazinha foi, é, e sempre será a minha eterna companheira de jornada. Essa postagem é dedicada a você minha amiga. Com muito carinho.




                                                                     


6 comentários:

  1. Quando escrevi o texto falei todo tempo na primeira pessoa como se a casa fosse minha. Mas é assim que me sinto, um pouco dona do pedaço!
    Desde o início estive presente em tudo e aqui vivi momentos maravilhosos.E Mariazinha foi ,é , e sempre será a minha eterna companheira de jornada!

    ResponderExcluir
  2. Sônia Seiblitz Arilza, acho que lembro desta casa... Nós não ficamos lá alguns dias? Se não me falha a memória tenho até fotos...
    há ± 1 hora · Curtir

    ResponderExcluir
  3. Linda e bucolica. As lembrancas sao tudo.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ter na vida simplesmente... Ter uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela, só pra ver o sol nascer.

    ResponderExcluir
  5. Arilza, minha amiga: Sou mesmo bicho do mato, não tenho dúvida! não consigo gostar de computador e por isso quase nada sei fazer na danada da máquina. Fiz um curso de informática e como não pratiquei, terminei esquecendo muita coisa. Mas, consegui ver o seu lindo blog e fiquei emocionada ao ver a nossa casinha de Pirangi e ao ler o que você escreveu sobre ela, sobre nós, sobre os momentos vividos, sobre nossa amizade. Escrevi um pequeno comentário. Não sei se deu certo. Peço-lhe desculpas ! Um forte abraço. Maria.

    ResponderExcluir
  6. Curti muito essa casinha!E aqui também passamos bons momentos.Valeu Maria !

    ResponderExcluir