FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sábado, 17 de maio de 2014

A MINA BREJUÍ EM CURRAIS NOVOS / RN - A MAIOR MINA DE SCHEELITA DA AMÉRICA DO SUL






Localizada no município de Currais Novos, na região do Seridó no Rio Grande do Norte, A mina Brejuí é considerada a maior minha de Scheelita da América do Sul. O minério Scheelita, teve um papel relevante na história da mineração brasileira. Descoberto, ao acaso, quando  vaqueiro José Dias aboiava o gado na propriedade do Desembargador. Tomaz Salustino. A rocha brilhante foi entregue ao  o proprietário das terras que a enviou para ser analisada no estado do Rio de Janeiro, em 1943. Depois de alguns dias recebeu o resultado da analise da rocha, confirmando que era o minério scheelita do qual se extraia o Tungstênio, metal que estava sendo usado nas indústrias metalúrgicas.


A SCHEELITA NO RIO GRANDE DO NORTE



A scheelita é  tungstato de cálcio, minério do qual se extrai o tungstênio e seus compostos. O tungstênio de cor branca acinzentada, brilhante, muito duro e denso, além de ser escasso, somente é encontrado em forma de óxido ou de sais em certos minérios, entre eles a scheelita.
A maior concentração de scheelita no Brasil, encontra-se no Rio Grande do Norte, nos municípios de Bodó, lajes, Santana do Matos e alguns municípios da região do Seridó, com destaque para Currais Novos, onde se localiza a Mina Brejui responsável pela exploração do mineral com destino principal o mercado exterior.


USO E APLICAÇÃO DA SCHEELITA NA FABRICAÇÃO DOS PRODUTOS NAS INDÚSTRIAS





  1. Indústria Metalúrgica: Ligas metálicas, aços rápidos, metal duro;
  2. Indústria Elétrica: filamentos de lâmpadas, contatos elétricos para fornos de altas temperaturas, equipamentos de raio-x.
  3. Indústria Mecânica: brocas, ferramentas de corte e perfurações, material abrasivo.
  4. Industria de canetas: usado para a fabricação das pontas das canetas esferográficas.
  5. Industria Aeroespacial: motores de foguetes, turbinas de aviões. caixa -preta, revestimento de mísseis
  6. Indústria Bélica: projéteis, canhões, metralhadoras.
  7. Indústria Petrolífera: ferramentas de perfuração de rocha.

A MINA BREJUÍ EM CURRAIS NOVOS





A partir da descoberta da mina o Desembargador Tomaz Salustino resolveu explorá-la. Em 1951 A empresa contratou um engenheiro de minas que planejou a construção de uma usina de beneficiamento, adquirida em Denver, nos Estados Unidos. Com a modernização das instalações e compra de equipamentos e maquinas a Mina Brejuí tornou-se uma empresa modelo conhecida no Brasil e no exterior.  A mina. Brejuí teve seu  apogeu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os americanos compravam toda a produção de scheelita para extrair o tungstênio, que era utilizado nas indústrias de armamentos


Área de beneficiamento da mina



Durante período de apogeu da mina, o progresso se fez notar na pequena cidade de Currais Novos. A produção mineral resultou em acumulação de capital social: grande parte da cidade foi saneada, muitos domicílios tiveram acesso ao abastecimento d'água e a rede elétrica além de construções como o Tungstênio Hotel, cinema, posto de puericultura, emissora de rádio, estádio de futebol, campo de pouso, colégios, hospital e casa do idoso. Até hoje os lugares de memória do ciclo mineral se espalham pela cidade.



O imponenteTungstênio Hotel

O Obelisco da Praça Cristo Rei

O velho Coreto


No final da década de 90, com a entrada da China no mercado, houve uma queda do preço da scheelita no mercado internacional, tornando-se antieconômica a exploração desse minério. Várias minas brasileiras tiveram que reduzir suas lavras e ocorreu a paralisação da maioria delas. A Mineração Tomaz Salustino foi uma das últimas a fechar com a crise econômica do dumping chinês.



Vista aérea da Mineração Tomaz Salustino



A partir de 2004, após  momento com alta produção, a China depara-se com suas reservas limitadas e toma decisões políticas do governo em reduzir sua escala e passar a importar o minério, fazendo com que  as mineradoras nacionais e internacionais retornassem suas atividades. Diante desse cenário, a mina Brejuí, retorna suas atividades e monta uma estrutura mecanizada. Foram compradas novas máquinas e restaurado todo equipamento de produção. Uma nova equipe técnica de mineração foi formada, com engenheiro de minas, topógrafo, geólogo, mecânicos. A empresa se mantém trabalhando a todo vapor para aumentar a produção com potencial para o futuro.











O potencial econômico mineral da Mineração Tomaz Salustino está representado não só pela scheelita como também, pelas volumosas dunas de resíduos  do minério. Esses resíduos poderão ser aproveitados em várias industrias, principalmente as de cimento, cal, e cerâmica branca, entre outras.





                         Fotos: Dunas dos resíduos



Durante o tempo que esteve fechada a Mineração  optou também investir no ramo do turismo proporcionando espaço para visitantes e afins. Nesse contexto turístico a mineração ganhou projeção nacional, quando foi escolhida para gravações da novela Flor do Caribe da rede Globo, em 2012.



Cenas da novela Flor do Caribe



O GRANDE EMPREENDEDOR DESEMBARGADOR TOMAZ SALUSTINO







Tomaz Salustino Gomes de Melo. nasceu em Acari/RN no dia 06 de agosto de 1880.Filho do Cel. Manoel Salustino Gomes e Dona Ananília Regina de Araújo. foi casado com Dona Tereza Teraza Bezerra Salustino com quem teve 13 filhos.
Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife/PE. Primeiro Juiz de Direito designado para a comarca de Currais Novos, representando além desse  município, a cidade de Florânia em três legislaturas.
Foi deputado e como tal atuou na Constituinte de 1915, que reformou a Constituição Estadual do Rio Grande do Norte.
Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do RN em 1940.
Exerceu o cargo de Vice-Governador do RN, para o qual foi eleito juntamente com o Dr. José Augusto Varela para o período administrativo de 31 de julho de 1947 a 31 de janeiro de 1951.



Estátua do Des. Tomaz Salustino em Currais Novos


Homem de visão e grande empreendedor, Tomaz Salustino, soube como poucos acumular uma fortuna a ponto de ser considerado na época um  dos homens mais ricos do mundo. Muitos  o chamavam de o "Rei da Scheelita".

Deixou um grande legado na cidade de Currais Novos construindo uma infra-estrutura para impulsionar o desenvolvimento da cidade, como campos de pouso, a Rádio Brejuí, o Hotel Tungstênio, um Cine-Teatro, a Agência do Banco do Brasil, Posto de Saúde e Puericultura, a Capela de Santa Tereza D'Ávila.
Faleceu  em 30 de junho de 1963, em Natal-RN, sendo sepultado no Cemitério de Santana em Currais Novos.






FONTES: PESQUISAS WEB


  • http://minabrejui.com.br/site/
  • http://www.minabrejui.com.br/historia.html
  • https://www.facebook.com/ParqueTematicoMinaBrejui
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Currais_Novos
  • http://jonatasarquivos.blogspot.com.br/2011/03/mina-brejui-maior-mina-de-sceelita-da.html
  • http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-minh-possui-um-bom-potencial/155099
  • http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/1218/133
  • http://www.quimlab.com.br/guiadoselementos/tungstenio.htm
FOTOS

  • Arquivos do Site da Mina Brejui
  • Arquivos do Parque Temático da Nina Brejuí no Facebook
  • Arquivos de Jonatas Atquivos -blogspot.com
  • Arquivos do Site:Guia dos elementos do tungstênio
  • Arquivos do Vento Nordeste
  • Fotógrafo Identificado: Canindé Soares









3 comentários:

  1. Olá, adorei o post coloquei umas imagens dele no meu blog. Algum problema? Veja lá! http://www.rncidades.com/a-mineracao-de-scheelita/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim nenhum problema Fernando - mas a maioria das fotos não são minhas. Acho que vc deve citar as fontes:Arquivos do Site da Mina Brejui
      Arquivos do Parque Temático da Nina Brejuí no Facebook
      Arquivos de Jonatas Atquivos -blogspot.com
      Arquivos do Site:Guia dos elementos do tungstênio
      Arquivos do Vento Nordeste
      Fotógrafo Identificado: Canindé Soares
      Um abraço - e muito obrigada pela visita ao Vento Nordeste.

      Excluir
  2. Tenho um amigo que tem interesse em comprar "pedras" tantalita, columbita,sheelita, etc, pois ele é colecionador
    Quem souber entrar em contato pelos Telefones:

    (85) 99779-6909-(85) 3034-0779 - Falar com Arilo Veras.

    ASSINA LÍGIA SILVA - MOSSORÓ/RN

    ResponderExcluir