FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 27 de maio de 2014

NO ALTO DE SANTA RITA DE CÁSSIA A MAIOR ESTÁTUA CATÓLICA DO MUNDO





"Ela é maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro" diziam os amigos, cada vez que eu chegava em Natal, com um ufanismo bem peculiar de quem se orgulha do que temos de melhor no nosso estado. Mas só esse ano tive oportunidade de  ir a Santa Cruz, ver a tão famosa Estátua. De perto a imagem impressiona pela tamanho da obra e riqueza de detalhes, como a Cruz  e a Folha que segura em ambas as mãos. Imponente e exuberante, do alto do seu patamar, no topo do morro do Carmelo, Santa Rita de Cássia abençoa e saúda a todos que chegam ou simplesmente passam pela cidade. E eu estava lá para ser abençoada também.
.



No Estado do Rio Grande do Norte, a cidade de Santa Cruz, na Borborema Potiguar, zona agreste do estado, despontou no cenário turístico religioso brasileiro. Localizada a 115 quilômetros de Natal, capital do Estado, Santa Cruz conquistou o título de Cidade Santuário em outubro de 2009. Seu ícone é o monumento em homenagem à padroeira Santa Rita de Cássia. A estátua  tem atraído fieis e curiosos de todo o País, se firmando como um dos principais destinos turísticos religiosos do Brasil.









A estátua, situada no topo do monte Carmelo é tida como a mais alta do Continente Americano e a maior imagem católica do mundo. Medindo 56.0 metros de altura total ( 42.0 m de altura da imagem mais 14.0 m de pedestal) a imagem é vista por praticamente toda cidade











SANTA RITA DE CÁSSIA PADROEIRA DA CIDADE DE SANTA CRUZ







Considerada a advogada das causas impossíveis, a devoção a Santa Rita de Cassia chegou ao Brasil, desde a época da colonização, pelos portugueses.
O primeiro templo dedicada à Santa foi construído no Rio de Janeiro. Hoje são inúmeros os Santuários e paróquias dedicados a Santa Rita. Em solo potiguar, mais precisamente na cidade de Santa Cruz, a primeira capela data de 1826, construída de forma rústica pelos fundadores do povoado que eram devotos da Santa.



IGREJA MATRIZ DE CURRAIS NOVOS 
TEMPLO DEDICADO A SANTA RITA DE CÁSSIA DESDE A FUNDAÇÃO DA CIDADE







O ALTO DE SANTA RITA DE CÁSSIA




O complexo turístico e religioso idealizada pelo Deputado Estadual Tomba Farias, está localizada às margens da BR-226, no município se Santa Cruz. Sua construção teve inicio em novembro 2007 e foi inaugurada em 26 de junho de 2010. A obra é do engenheiro escultor Alexandre Azedo de Lacerda, que contou com o engenheiro Argemiro Brito de França para sua execução.












O Alto de Santa Rita está aberto para visitas diariamente, das 7.00 h às 18.00 h, com celebração de missas na quarta-feira às 16.00 horas, no sábado às 11.00 horas e no domingo com duas celebrações: às 10.00 h e ás 14.00 horas.








O Complexo Alto de Santa Rita conta ainda com uma capela, sala de ex-votos, auditório com capacidade para 225 pessoas, lojinhas de artigos religiosos, restaurante, lanchonete, banheiros e estacionamento.













    
       
A CONSTRUÇÃO DO TELEFÉRICO
                   
                                 

A Prefeitura de Santa Cruz construirá um Teleférico, com o objetivo de colocar o município de Santa Cruz entre os principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte. A obra, que reúne uma estrutura moderna, foi idealizada pelo Deputado Tomba Farias, o mesmo que planejou o Alto de Santa Rita, será entregue em breve à população.
       Vejam algumas imagens da maquete que foi entregue à Prefeitura

                 







FONTES

  • Jesiel Bezerra da Silva - Santa Cruz a Gente não Esquece - KMP Gráfica e Editora Ltda. - 2012/RN
  • Pesquisas Web/Google:

  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/?Est%C3%A1tua_de-santa_Rita_de_C%C3%A1ssia
  2. http://santacruzdotrairiemdestaque.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html
  3. http://tribunadonorte.com.br/noticia/mtur-aprova-projeto-de-estimulo-ao-turismo-n0-rn/254292
  4. http://www.facebook.com/AltoDeSantaRitaDeCassia




FOTOS

  • Imagens Google
  • Site:http://www.skscrapercity.com/showthread.php?t=596696
  • Tribuna do Norte - foto de Alex Régis
  • Acervo do Site Alto de Santa Rita no Facebook
  • Acervo do Site da prefeitura de Santa Cruz
  • Arquivo do Vento Nordeste






2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É um lugar lindo!!! Santa Rita de Cássia é poderosa! Fiz uma promessa e alcancei!

    ResponderExcluir