Uma árvore majestosa de fruto delicioso. Fruta-pão sempre fez parte do café da manhã da minha família, servido cozido, ainda quente, com manteiga do sertão. Não conhecia outra forma de saborear essa fruta até viajar, já adulta, para Valença na Bahia. Lá, pela primeira vez experimentei um mingau de fruta-pão, preparado com leite de coco - uma delícia! Hoje, pesquisando um pouco mais sobre essa fruta, me deparo com uma variedades de receitas na Internet, tendo como base o fruta-pão uma das mais importantes frutas alimentares do mundo.
ORIGEM DO FRUTA-PÃO
A fruta-pão pertence à família Morácea, conhecida nos meios científicos como Artocarpus. É originária da região indomalásia principalmente das ilhas de Java e Sumatra, sendo cultivada em todas as ilhas do arquipélago asiático e espalhadas em regiões de todo o mundo.
No Brasil, seu cultivo foi introduzido no século XIX, sendo D. Francisco de Souza Coutinho, governador do Pará, quem mandou adquirir em Caiena - Guiana Francesa, em 1801. Nesse mesmo ano remeteu sementes e mudas ao Maranhão, originando assim, a dispersão da planta que, aclimatando-se tão bem em algumas regiões, como no Pará e na Bahia, se tornou praticamente espontânea. É também encontrada no litoral dos demais estados nordestinos e, em número reduzido, na região Sudeste e extremo Norte do Brasil, desenvolvendo-se melhor nas regiões baixas e chuvosas.
Árvores de crescimento rápido, atingindo em média 25 a 30 metros de altura, com copa mais ou menos frondosa. Suas folhas são grandes, variando de 40-75cm de comprimento e 25-45cm de largura. As flores masculinas (estaminadas) crescem dentro de uma espécie de clava flexível, de 20 a 30 centímetros de comprimento, de coloração amarelada, enquanto que as femininas (pistiladas), agrupam-se em inúmeras flores unicarpelares, envolvendo um receptáculo. Seu fruto é globoso, de conformação e peso variável, podendo conter ou não sementes, razão pela qual existem duas variedades de fruta-pão: a apyrena, sem sementes, conhecida como “fruta-pão de massa”, e a seminífera, com sementes, é a “fruta-pão de caroço”
A FRUTA-PÃO DE MASSA
O Artocarpus altilis Apyrenaé mais conhecido por fruta-pão sem sementes, ou fruta-pão de massa, cujo fruto de forma globosa tem 15 a 20cm de diametro, atingindo de 1 a 3 kg de peso. Sua casca inicialmente é áspera, recoberta por placas poligonais, cada uma correspondendo a uma flor, tornando-se lisa e amarelecida ao amadurecer.
O Artocarpus altilis Seninifera é a fruta-pão com semente, bastante semelhante à anterior, cuja diferenciação encontra-se no fruto, por apresentar na parte externa da casca, inúmeros "picos" e coloração verde-amarelada quando madura, cujo aspecto é muito semelhante ao da jaca. Contém um númeno variável de sementes bastante semelhantes com a castanha européia, podendo atingir de 50 a 60 por fruto. Convém ressaltar que as plantas de frutos com sementes apresentam um porte mais elevado e vigoroso que as sem sementes.
Sua polpa não tem valor alimentício, limitando-se sua importância ao consumo de sementes assadas, fervidas em água e sal ou torradas, como a castanha européia, com as quais se parecem em gosto, sabor e forma. São, também, bastante valiosas, por possibilitar a extração de uma farinha alimentícia bastante nutritiva. Em alguns Estados, as sementes são utilizadas no preparo de guisados ou ensopados, em substituição ao feijão. O gado por sua vez, consome facilmente suas folhas,
NOMES POPULARES DO FRUTA-PÃO
1. Para a variedade típica ou seminífera
Fruta-pão de caroço, fruta-pão de castanha (Brasil) - Arbre à pain chataigne, Foux arbre à pain (França) - Arepa-arepa (Filipinas) - Castanha del Malabar (Cuba) - Dug-Dug (Arquipélago Marianas) - Pana de pepita (Espanha)
Fruta-pão de massa (Brasil) - Arbre à pain igname (França)
Buen pan, Pan de Fruta (República Dominicana) - Fruta de pan (Panamá) - Mazapan (Honduras) - Arbol de pan, Fruta de pan, Pan de pobre, Pan - de todo ano (Venezuela) - Rimas (Filipinas e várias ilhas dos mares do sul) - Pana, Panapen, Arbel deI pan (Espanha) - Breadfruit (EUA
FRUTA-PÃO
1 - Raiz são antidiarréicas e seu cozimento é útil
contra o reumatismo, beribéri e entorpecimento das pernas.
2 - Flores quando novas (frescas) são considera das emolientes e formam a base de uma conserva acidulada e comestível.
3 - Frutos reduzidos a pasta e bem quente, constituem-se num bom supurativo, principalmente para tratamento de tumores e furúnculos.
4 - Sementes são consideradas como um bom tônico para o estômago e rins. Postas em emulsão, são recomendadas para combateros corrimentos do aparelho genito-urinário.
5 - Látex é usado como cicatrizante e considerado eficaz contraferidas hérnias das crianças, quando aplicado com cinta própria.
APROVEITAMENTO DA ÁRVORE
DA FRUTA-PÃO
1. Casca - A maceração dos ramos novos ou do caule de plantas jovens possibilita a extração de fibras que são utilizadas para confecção de cordas, esteiras etc.
2 - Madeira - É considerada resistente aos insetos e relativamente fácil de trabalhar, principalmente para forro, portas, marcenaria, certos instrumentos musicais etc. Considerada também madeira de boa qualidade para fabricação de carvão destinado à produção de pólvora.
3 - Látex - é utilizado pela viscosidade que serve, para captura de pássaros e, quando associado a qualquer fibra,emprega-se para calafetar barcos.
CURIOSIDADES A RESPEITO
DA FRUTA-PÃO
Muitas histórias e lendas são contadas a respeito da fruta-pão. Há relatos de que a fruta fazia parte do cardápio de imperadores chineses, principes da India, Sultões da Persias. Fala-se que na Ilha de Lesbos, a poetisa Safo em reunião suas ninfetras comiam fruta-pão com camarão antes de declamar seus versos, cantar e tocar lira. As Sacerdotisas do oráculo de Cumas, na Itália,e as do óráculo de Delfos, só se alimentavam de fruta-pão e mel sisvestres.Na India conta-se que depois das cerimônias amorosas do Kama Sutra e do tantra Yoga, os praticantes se alimentavam com uma sopa nutritiva de fruta-pão, para energizar o corpo e fortalecerem a mente cansada pelos combates amorosos. Em Roma, conta-se também que nos monumentais banquetes romanos, não podia faltar a sopa de fruta-pão, que se apreciava como afrodisíaco.
FONTES:
- http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/383722/1/DOCUMENTOS41CPATU.PDF
- http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/27696/1/Com.tec.187.pdf
- http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/58183/1/DOCUMENTOS-41-CPATU.pdf
- http://pt.wikipédia.org/wiki/?Artocarpus_incisa
- http://confrariadobaraodegourmandise.blogspot.com.br/2012/03/voce-conhece-fruta-pao.html
- http://www.sunnet.com.br/Noticias/fruta-pao-O-Alimento-dos-Deuses.html
FOTOS:
- Disponíveis no Google Imagens
- Edição de Fotos: Site Pic-Monkey
eu gostaria de adquirir um pé de fruta pão de massa, como faço?
ResponderExcluirPode-se comer fruta-pão diariamente substituindo o arroz ou feijão, ou só de vez em quando porque faz mal a saúde se comer todo dia?
ResponderExcluirGostaria de saber a receita do mingau com leite de coco, tem algo especial nela? ou seja algum tempero diferente? tem como conseguir?
ResponderExcluirOnde posso encontrar a fruta _pão?
ResponderExcluirNo pé.
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluirnossa fruta pão
ResponderExcluirpRECISO DE UMA MUDA DO FRUTA-PÃO. Moro em Itanhaém, SP e retiro onde for necessário.
ResponderExcluirGostaria de comprar uma muda do fruta-pão. Moro em Vinhedo-SP.
ResponderExcluirRetiro onde for necessário.
Aqui no norte de minas gerais,nao é difícil encontrar a muda.
ResponderExcluirAqui no norte de minas gerais,nao é difícil encontrar a muda.
ResponderExcluirTenho um pé de fruta pão, o de massa, e ele está carregado, mas está caindo muito fruto, alguém pode me ajudar, como cuidar deste problema ?
ResponderExcluirNa minha região Rondônia esta é tradição dá culinária local.
ResponderExcluirQuero plantar uma árvore da Fruta-pão, para fazer sombra no quarto que recebe sol na parte da tarde. Não pretendo deixar a árvore crescer. Alguém pode me falar sobre a raiz desta árvore?
ResponderExcluirA raiz fica enterrada no chão.
ExcluirMuito gostoso gostei muitooo
ResponderExcluirAmo este fruto ! Como com manteiga ! Recebo a fruta como um grande presente!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguem sabe como fazer o processo de torrar as castanhas? Pois ja tentei e não deu certo.
ResponderExcluircozinha primeiro
ExcluirAcho que é no fogo.
Excluirexelente alimento para a saude, principalmente para a prostata, a furto com semente tem alto teor de selenio.
ResponderExcluirexelente alimento para a saude, principalmente para a prostata, a furto com semente tem alto teor de selenio.
ResponderExcluirAnde encontramos o fruta-pão de caroço
ResponderExcluirPreciso de mudas de fruta pão sem sementes
ResponderExcluirEm que mês o fruta pão está maduro, pronto para consumo ?
ResponderExcluirResido em Americana,e próximo da minha casa tem um pé enorme. O primeiro que vejo por aqui.