FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ROBERTA SÁ - UMA VOZ QUE CANTA E ENCANTA!



Vento Nordeste hoje presta mais uma homenagem. Dessa vez a uma artista potiguar com quem tenho total identificação. Essa identificação se deve em primeiro lugar ao fato dela ser nordestina, nascida em Natal, e disso se orgulhar. São suas as palavras: "Ser nordestina sempre teve uma importância enorme pra mim, mesmo depois de ter mudado para o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, pela qual me apaixonei" Em segundo lugar, pelo repertório maravilhoso, um tanto quanto nostálgico, escolhido a partir  de suas vivências afetivas.


BIOGRAFIA



Natural do RN, radicada no Rio de Janeiro desde os nove anos, Roberta concluiu o curso de Jornalismo, mas sempre estudou canto com hobbie. Fez suas primeiras apresentações em 2001, abrindo shows dos grupos "Liquidificalouca" e "Paula Leal e os Infiéis" no Planetário da Gávea. Apareceu para o grande público pela primeira vez como uma das concorrentes do programa "Fama" da Rede da Rede Globo, mas não foi classificada. Durante o programa conheceu o preparador vocal Felipe Abreu, que a incentivou a montar o seu primeiro  show realizado no ""Mistura Fina" em 2002.
Em pouco mais de três anos, a música, passou de coadjuvante à protagonista na vida de Roberta, desde que ela teve a certeza de que era esse o caminho. Aos 24 anos Roberta apresentou seu "Braseiro" com jeito de veterana. Está casada com o músico e compositor Pedro Luis. .


                                                                                                                                                                     

Até se consagrar como uma das melhores intérpretes da MPB na atualidade, Roberta mostrou toda sua garra nordestina batalhando sozinha para divulgar seu trabalho: gravou uma Demo com cinco canções e saiu nas portas das gravadoras e das pessoas que considerava influentes. Ela mesmo confessa como foi parar na trilha sonora de novela da TV Globo: " Depois de pronta, resolvi fazer a demo chegar às mãos de Gilberto Braga, que estava por estrear a novela Celebridade, e Mariozinho Rocha (o todo poderoso produtor musical da TV Globo. Na cara de pau mesmo! As músicas da demo não casavam com os personagens, mas o Gilberto queria incluir o samba "A vizinha do lado" de Dorival Caymmi, e me convidou para gravá-lo".






Em 2008, a música "Mais Alguém" entrou na trilha sonora de "Negócio da China". Mais tarde em 2009, a mesma canção também entrou na trilha da novela "Viver a Vida" Por sua vez, em 2010, a canção "Fogo e gasolina" entrou na trilha sonora de "Passione". Em 2011, convidada por Gilberto Gil, gravou com ele, a canção "Minha Princesa Cordel"  tema de abertura da telenovela  "Cordel Encantado".




DISCOGRAFIA


                                 1. SAMBAS & BOSSAS



                               

Seu primeiro disco gravado em 2003 "Sambas & Bossas foi produzido por Rodrigo Campello, mas não foi comercializado, sendo apenas distribuido pela Empresa Sonoco do Brasil

                                     2. BRASEIRO




Em 2005 lançou o CD "Braseiro" também produzido por Rodrigo Campello, cantando basicamente sambas, com as participações de Ney Matogrosso, Pedro Luís e a Parede e MPB-4. O CD logo chamou atenção da crítica sendo Roberta apontada como uma das melhores aparições do cenário artístico em 2005.


                        3. QUE BELO E ESTRANHO DIA
                                    PRA SE TER ALEGRIA



Lançou seu terceiro disco em 2007  "Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria" muito bem recebido pela crítica, sendo agraciada com os prêmios de melhor cantora e melhor disco do ano pela APCA  (Associação Paulista dos Críticos de Arte).


4. PRA SE TER ALEGRIA




EM 2009 Roberta lança seu primeiro DVD gravado ao vivo, no show realizado no Vivo Rio. Nele, ela faz um apanhado dos seus dois primeiros discos e conta com as participações de Chico Buarque, Pedro Luís, Ney Matogrosso, Yamandú Costa, Antonio Zambujo, Hamílton de Holanda e Marcelo D-2.


5. QUANDO O CANTO É REZA





Em 2010 seu álbum "Quando o Canto é Reza" é inteiramente dedicado ao compositor baiano Roque Ferreira. Nesse trabalho Roberta conta com a parceria do fenomenal grupo de instrumentistas "Trio Madeira do Brasil"


 6. SEGUNDA PELE


Em 2012 Roberta volta renovada e se volta um pouco para o Nordeste. Segunda Pele traz canções inéditas escritas por diversos compositores. Produzido por Roberto Campelo, o disco tem; Pedro Luis (Lua), o uruguaio Jorge Drexier (Esquirlas), Rubinho Jacobina (Bem a Sós) e Lula e Yuri Queiroga, que assinam o primeiro single do disco "Pavilhão de Espelhos!


OUTROS MOMENTOS DE ROBERTA

1. SHOWS


" No Canecão"- Música: Ah, se eu vou!






"No Teatro Rival-RJ 
Música : Samba de Um Minuto






  "Cem anos de Carmem Miranda"
Música: Taí



  "Cem anos de Ataulfo de Paiva"
Música: Mulata Assanhada 



"Era iluminada - Homenagem à Tropicália"
Música: Baby





2. DUETOS

Com Chico Buarque - Mambembe


Com MPB-4 - Cicatrizes

 

 Pedro Luís e a Parede - Girando a Renda




ENTREVISTAS


Com Marília Gabriela




Na TV  TPM




Na TV  Cabugi-Natal /RN



Belíssima voz, afinação impecável, simpatia. Ouvir Roberta Sá faz bem a alma! Seu repertório é uma declaração de amor a MPB e a todos aqueles amantes da música de boa qualidade. Conhecer um pouco mais da vida dessa conterrânea, me tornou sua fâ incondicional, não somente pelo excelente trabalho que apresenta, mas por sabê-la Natalense, e de certa forma tê-la mais próxima de mim. Gerações nos separam mas, coincidentemente trilhamos os mesmos caminhos entre Natal, Ceará Mirim, Muriú, Rio de Janeiro, Ipanema...! 
Vida longa  e muito sucesso pra você Roberta. Que você continue cantando e encantando a todos nós!




Fontes:

  • Pesquisas Web - Site de Roberta Sá
  • Jornal do Brasil - Rio de janeiro -RJ
  • Jornal A Folha de São Paulo-SP
Fotos:
  • Imagens Google
  • Edição de Foto: Programa Pic-Nic- Yahoo/BR
Vídeos:
  • Do You Tube

4 comentários:

  1. Amoooooooo...
    Uma voz perfeita, Seleção de músicas sempre impecável, simpatia à flor da pele...
    Uma das minhas cantoras preferidas!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa menina canta muitooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  3. Marilda Nascimento
    Ela é maravilhosaaaaa!!!!
    há ± um minuto no facebook

    ResponderExcluir
  4. Edi Germano

    Rio Grande do Norte exporta talentos, Roberta é um desses,maravilhosa!
    há 2 minutos no facebook

    ResponderExcluir