FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

domingo, 13 de setembro de 2015

COROA DO AVIÃO - A ENCANTADORA E PARADISÍACA ILHOTA DO LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO




Coroa do Avião é um desses lugares que encanta logo no primeiro momento. Me apaixonei assim que fiz a pequena travessia da praia do Forte Orange até a Ilhota - uma travessia tranquila, num mar quase sem ondas. Uma vez chegando, fizemos opção de ficar logo no primeiro quiosque - o bar da Lu e não nos arrependemos. Um local simples, um bom atendimento, petiscos de qualidade, redes para relaxar, cenários lindos a nossa volta. Provei dos pratos  mais típicos da Ilhota: Ensopadinho de Marisco, catatos ali mesmo na Ilhota e Agulhinha frita com uma cervejinha bem gelada! Desejar mais o que da vida naquele momento?Parecia tudo tão perfeito! E foi! Saí de lá com a certeza de que quero voltar!








A ilhota Coroa do Avião  pertence ao município de Igarassu no estado de  Pernambuco. Tem como limites: ao norte a Ilha de Itamaracá (município de Itamaracá); ao sul a praia de Maria Farinha (município de Paulista); a leste o Oceano Atlântico; e a oeste o Canal de Santa Cruz (município de Igarassu).






Situada a cerca de 50 km da cidade do Recife, a Ilhota foi formada, entre os anos 70 e 80 pelo aporte de sedimentos originários do rio Timbó e do Canal de Santa Cruz (com as obras de proteção da orla de Olinda, as marés e correntes marítimas levavam os detritos e sedimentos até a Coroa do Avião, ampliando a área). Mas a Ilhota só passou a ser vista como um ponto turístico a partir dos anos 80, quando o antigo Hotel Gavôa construiu um restaurante, e o governo passou para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) o controle administrativo da área.






Coroa do Avião está localizada, mais precisamente, na desembocadura do canal de Santa Cruz, entre Forte Orange e o pontal de Marinha Farinha.Na baixa da maré, é possível ir a pé a partir da ilhota até as praias do Capitão - conhecida, como Mangue Seco - e do Gavôa. Quando o mar está mais alto, a Coroa do Avião ainda dispõe de dois hectares de área não inundável.







A origem do nome "Coroa do Avião" é cercada de histórias. O local antes, apenas uma pequena formação geológica constutuída de crôas era  conhecida desde 1640 com o nome de Coroa de Passarinho, como pode-se ver no mapa de Albernaz. Tempos depois recebeu o nome de Ilha do Amor e atualmente Ilhota de Coroa do Avião.





Com o surdimento do banco de areia que formou a Ilhota, na década de 70, passou a ser chamada de Coroa do Avião. Para Maxi de Oliveira  diretor de Turismo da Prefeitura de Igarassu, não deveria de chamar  “Coroa” e sim ‘crôa’, que é como se denominam esse tipo de formação  geológica. Já o "Avião foi acrescentado mais tarde. Uns dizem que a Ilhota vista de cima, parece um avião. Mas segundo conta o historiador e diretor do Museu Histórico de Igarassu, Jorge Barreto, um monomotor da Força Aérea Brasileira fez um pouso forçado na ilhota, nos anos 50. “Com a queda, o aparelho ficou enterrado na areia, e foi preciso desmontá-lo para levá-lo ao Recife”, diz Barreto. Daí para “Coroa do Avião” foi um pulo.



A ESTAÇÃO DE ESTUDOS SOBRE  AVES MIGRATÓRIAS E RECURSOS AMBIENTAIS


                     Estação de Estudos Sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais


Desde 1994, a ilhota abriga a Estação de Estudos Sobre Aves Migratótias e Recursos Ambientais (EARA - Igarassu/PE), de responsabilidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco.O objetivo principal da estação é estudar e conservar os recursos ambientais costeiros de Pernambuco. São realizados estudos sobre Ornitologia especialmente de aves limícolas que migram do Ártico até o litoral brasileiro, para então seguir sua rota migratória. A Estação realiza também outras pesquisas nas áreas de Cartografia, Engenharia de Pesca e Fontes Alternativas de Energia, em especial a Energia Solar.



AS AVES MIGRATÓRIAS






Em Coroa do Avião foram registradas 17 espécies migratórias originárias do Hemisfério Norte. Os primeiros bandos chegam a partir de setembro e permanecem até abril, em virtude da riqueza e disponibilidade de invertebrados marinhos encontrados lá durante a baixa-mar, As aves movimentam-se pela costa da América do Norte e América do Sul e nesse sítio migratório, as várias especeis de maçaricos (maçarico-de-papo-vermelho maçarico-branco maçarico-rasteirinho maçariquinho mar, maçarico-de-sobre-branco) e gaivotas  realizam mudas, trocam a plumagem e ganham massa corpórea para o retorno às áreas reprodutivas migratórias.



OUTROS ANIMAIS MARINHOS ENCONTRADOS NA ILHOTA

                    Cavalos Marinho - A Tassoca - Os Mariscos da Ilhota


Duas especieis de Cavalo- Marinho podem ser vistas nas águas da Ilhota, bem como a Tassoca ou Tamaru, um parente do camarão, muito utilizado como isca pelos pescadores da região. Já nas areias alagadas da baixa-mar fervilham vidas marinhas e os Mariscos aparecem em abundância. A presença dos Catadores de Mariscos ou Marisqueiros como gostam de ser chamados, é notada, quando trabalhando de forma bem rudimentar, recolhem os mariscos para o seu sustento. Os mariscos catados são colocados em grandes sacos e levados para o continente para serem comercializados.



OS MARISQUEIROS DE COROA DO AVIÃO





A INFRAESTRUTURA PARA RECEBER O TURISTA




Apesar de não ter energia elétrica a  Ilhota conta com série de bares no estilo palhoças,mais ou menos padronizadas, na cor laranja, onde o turista encontra petiscos e pratos deliciosos à base de frutos do mar, além de água, refrigerante e bebidas alcoólicas.









A Ilhota Coroa do Avião é um dos principais atrativos turísticos do litoral norte pernambucano, não só por sua beleza, mas por se encontrar em uma excelente situação geográfica  bem próxima do continente e de fácil acesso. Uma das opções para se chegar na coroa é pegar um barco a partir da praia do Forte Orange ou no Pontal da praia de Maria Farinha.









OUTRA IMAGENS DA PARADISÍACA ILHOTA









FONTES: PESQUISAS GOOGLE - SITES:


  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa_do_Avi%C3%A3o
  • http://ww4.ufrpe.br/pagina.php?idConteudo=34
  • file:///C:/Users/Arilza/Downloads/148-573-1-PB.pdf
  • http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=ilhota+de+Coroa+do+Avi%C3%A30,+Pernambuco&ltr=id_perso=1858
  • http://www.consertion.org.br/publicacoes/files/avesmigratoriasnordeste/Aves_coroapdf
  • http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1219221-pequenas-jangadas-levam-a-ilhota-coroa-do-aviao.shtml
FOTOS
  1. Acervo do Vento Nordeste - Fotos de Arilza Soares
  2. IMAGENS GOOGLE - SITES:

  • https://www.facebook.com/IlhotaCoroaDoAviaoigarassupe?fref=ts
  • http://hotsites.pernambuco.com/turismo/2012/praias-pernambuco/litoral-norte/#
  • https://turismopebrasil.files.wordpress.com/2010/10/coroa-aviao_432.jpg
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa_do_Avi%C3%A3o#/media/File:Sanderling_(Calidris_alba)_RWD2.jpg
  • https://plus.google.com/106106976797632612727/photos/photo/6115662508994100930?pid=6115662508994100930&oid=106106976797632612727 - Foto de Fernando Melo
  • http://donaxyyca.blogspot.com.br/2013/08/pedra-que-canta.html
  • http://www.djibnet.com/photo/coroa+do+avi%C3%A3o/coroa-do-aviao-crown-of-the-airplane-2978889838.html
  3 - EDIÇÃO DE FOTOS: Programa PicMonckey



2 comentários:

  1. Visitei a Croa do Avião no início do século, ali por 2004, há 20 anos. Um paraíso de fato. Nosso acesso foi a partir do Forte Orange no serviço prestado por barqueiros dali.
    Recomendo muito; vou voltar já já.🤗

    ResponderExcluir