FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 18 de março de 2013

FARÓIS DO RIO GRANDE DO NORTE - ILUMINANDO CAMINHOS!






"O homem do mar é quem mais sabe sobre a felicidade de avistar um farol. É como rever um amigo. Na costa desse Brasil continental existem centenas desses amigos feitos de luz, aço, concreto e madeira guiando aqueles que vivem do mar." - Ney Dantas

Sempre tive uma visão romanceada sobre faróis e, vê-los me encanta. Lembro quando criança, indo com meu avô para o Farol de Mãe Luiza, perguntei a ele pra que servia farol, e obtive como resposta uma frase que soou bonito aos meus ouvidos: "serve para iluminar o caminho dos homens que vão pro mar". Com certeza vem daí minha paixão por faróis - benditas torres que iluminam e guiam homens! Uma imagem suficientemente motivadora que me faz querer ver de perto todos os faróis, conhecer seus mecanismos, e principalmente apreciar os lindos cenários que suas varandas descortinam.




FAROL DO CALCANHAR - MAIOR FAROL DO BRASIL
                                                                                                 

Farol é toda armação, torre ou coluna, construída na costa ou ao largo, tendo no alto um aparelho capaz de emitir luz, num alcance de 10 ou mais milhas. A luz pode ser fixa, ou em relâmpagos, com tempos distintos de luminosidade e obscuridade, e com uma potência que varia em função do sistema óptico e da distância do observador.
Durante anos o Farol foi o principal instrumento de auxílio à navegação. Atualmente, muitas embarcações utilizam aparelhos com orientação geoespacial (GPS), mas os barcos de pequeno porte ainda são orientados pelos faróis.


PRINCIPAIS FARÓIS DO RIO GRANDE DO NORTE






Com uma extensão de 410 quilômetros de costa, o Rio Grande do Norte possui ao longo dela, sinais sinalizadores auxiliares à navegação, como faróis, faroletes, balizas, entre outros. Dos faróis, oito se destacam como principais, à saber:


  1.  Farol Ponta do Mel
  2.  Farol Upanema
  3.  Farol  de Galinhos
  4.  Farol Santo Alberto
  5.  Farol do Calcanhar
  6.  Farol São Roque
  7.  Farol de Natal ( Farol de Mãe Luiza) 
  8.  Farol Bacopari

O FAROL PONTA DO MEL EM AREIA BRANCA






O farol de 16 metros de altura, entrou em operação no dia 30 de abril de 1898. A  torre, fincada no topo de uma falésia na praia de Ponta do Mel em Areia Branca, possui três partes em ferro pintado em duas cores: preto e branca.O referido farol tem um alcance geográfico de 21 milhas e, alcance luminoso de 41 milhas. O sinal luminoso é de 30 segundos, ficando 3,5 segundos acessos lampejo longo - e 29,5 segundos de ocultação. Com relação a sua latitude é de 106 metros acima do nível do mar.



FAROL PONTA DO MEL EM AREIA BRANCA



O FAROL UPANEMA EM AREIA BRANCA




Um farol pequeno, bonito que compõe junto com a Igreja Matriz, os dois maiores símbolos da cidade.
Farol da praia de Upanema em  Areia Branca possui característica diferentes do outro farol dessa mesma cidade. Em Upanema o sinal luminoso é vermelho com três lampejos (pisca), a cada intervalo de 15 segundos, com alcance de até 13 milhas.



FAROL DE UPANEMA EM AREIA BRANCA



O FAROL DE GALINHOS





O Farol de Galinhos, no município de mesmo nome foi construído em 1931, no pontal leste onde deságua o  rio água-maré. A primeira torre construída de "treliça de ferro" não agradou a população.Treze anos depois, com a estrutura metálica corroída pela maresia e com as sapatas de sustentação ameaçadas pelo constante avanço do mar, uma nova torre foi construída em  concreto armado, de forma cilíndrica, com faixas horizontais encarnadas e brancas.O farol tem 13 metros de altura, uma altitude de 14 metros e alcance luminoso de 14 milhas náuticas,
Depois de reconstruído um  problema com a luminosidade, que ficou em parte obstruída  pela varanda do farol,  exigia  solução. Os engenheiros sanaram o problema aumentando a altura da lanterna existente. Para isso colocaram sobre a varanda, uma torre cilíndrica de alvenaria, fazendo com que a luz ficasse fora do farol. Essa solução deu ao Farol de Galinhos uma característica muito peculiar e distinta, diferente de qualquer outro encontrado no Brasil.


FAROL DE GALINHOS


O FAROL SANTO ALBERTO 






O Farol de Santo Alberto está localizado entre os municípios de São Bento do Norte e  Caiçara do Norte, no litoral leste potiguar. É tido como o ponto de referência de onde acaba um e começa o outro.Tem 42 metros de altura, alcance luminoso de 20 milhas e alcance Geográfico de 18 milhas náuticas. Emite lampejos brancos de a cada 15 segundos,  acionados automáticamente. Suas cores são preta e branca, pintados em retângulos.



FAROL SANTO ALBERTO



O FAROL DO CALCANHAR EM TOUROS




O Farol do Calcanhar ou Farol de Touros está localizado estrategicamente numa região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo - a chamada "esquina do continente" ou a curva do Rio Grande do Nortre como querem alguns.
A construção data de 1912, mas a torre foi passou por algumas transformações ao londo do tempo até ser  substituida por uma nova no período das Segunda Guerra Mundial, inaugurada pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, em 1943.
A torre cilíndrica em concreto armado, pintada com faixas horizontais brancas e pretas, tem 62 metros de altura - o equivalente a um  prédio de 16 andares - e uma escadaria de 298 degraus. O farol emite um facho luminoso que avança no mar até uma distância de 70 quilômetros da costa. A lâmpada responsável por isso tem 1000 watts de potência
O Farol do calcanhar é considerado o maior farol do Brasil e está relacionado como um dos mais altos do mundo, ocupando a 26ª colocação no ranking mundial.


FAROL DO CALCANHAR


O FAROL SÃO ROQUE NA PRAIA DAS GAMELEIRAS





O Farol de São Roque foi  inaugurado em 1011. Localizado no Cabo de São Roque, mais precisamente na praia das Gameleiras,município de Maxaranguape, possui uma estrutura quadrangular de vigas de concreto armado e alvenaria, com faixas horizontais encarnadas e brancas, Tem 32 metros de altura com  alcance geográfico de 17 milhas  e  alcance luminoso de 21 milhas náuticas.
A localização desse farol chama a atenção por se  o ponto mais próximo do continente africano


FAROL DO CABO DE SÃO ROQUE


O FAROL DE MÃE LUIZA EM NATAL




Erguido em 1949, foi inaugurado dois anos depois, em 15 de agosto de 1951. Oficialmente recebeu o nome de Farol de Natal, mas é conhecido como Farol de Mãe Luiza por se encontrar localizado no morro, hoje bairro, com o mesmo nome.
Consiste numa torre de alvenaria branca com 37 metros de altura, e está a 87 metros acima do nível do mar (altitude) e com um alcance de de 39 Milhas Nauticas. O Farol de Natal é o principal auxílio aos navegantes que demandam o Porto de Natal, devido a sua posição privilegiada, possibilitando uma segura aproximação à barra do Rio Potengi. É idestificado por um grupo de cinco lampejos brancos a cada 25 segundos.


FAROL DE MÃE LUIZA


O FAROL DE BACOPARI EM BAÍA
FORMOSA




O Farol de Bacopari, no município de Baía Formosa, recebeu esse nome por está situado na praia do mesmo nome.Inaugurado em 1919 consta de  uma Torre octogonal de alvenaria, com retângulos brancos e pretos. Tem uma altura de  17 metros com alcance luminoso de 15 milhas náuticas e alcance geográfico de de 16 milhas. Sua altitude é de 30m. De acordo com a Secretaria de Turismo do município, as cores pretas do farol significam pedras e as cores brancas as dunas. É mantido sob os cuidados da Marinha do Brasil.


FAROL DE BACOPARI



OUTROS SINALIZADORES ENCONTRADOS NA COSTA DO RN



O FAROL DA PANÇA EM MARACAJAÚ



               

O Farol da Pança de Maracajaú foi construído no final da década de 30, batizado em lembrança ao naufrágio de um navio italiano de nome “Tereza Panci” ocorrido no local. É de Propriedade da Marinha do Brasil, fazendo parte do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste. Localiza-se no litoral norte a uma distância de 1,8 milhas náuticas da costa. 
Trata-se de uma edificação mista de alvenaria de tijolo maciço/estrutura de concreto armado, com 1,20 metros de diâmetro interno, espessuras das paredes de 55cm e 12 metros de altura, fundada sobre um anel metálico fixado em afloramento de rocha (arrecifes). Na sua parte superior localiza-se a plataforma protegida por guarda corpo em concreto armado.



FAROL DE MARACAJAÚ



FAROL NOS PARRACHOS DE RIO DO FOGO




Rio do Fogo tem suas formações de corais, mais conhecidos como parrachos, distantes oito quilômetros da costa e que são sinalizados por um pequeno farol, que avisa o perigo para as grandes embarbacações. A torre quadrangular de concreto armado, nas cores branca e encarnado, tem  12 metros de altura , um alcance geográfico de 10 MN  e alcance luminoso de 11 milhas náuticas, emitindo lampejos em períodos de seis segundos.



FAROL DE RIO DO FOGO


SINALIZADORES NA BOCA DA BARRA DO RIO POTENGI


SINALIZADORES NA BARRA DO RIO POTENGI



FONTES:

  • Praias Potiguares - Miguel Dantas - Editora Foco - Natal / 2001
  • Pesquisas Google - Sites:
  1. http://faroisbrasileiros.com.br -Faróis Brasileiros
  2. http://diariodoavoante.worppress.com - Farol de Santo Alberto
  3. http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisa escolar - Semira Adler(pesquisadora) - farol de Galinhos
  4. http//papjerimum.blogspot.com.br - Farol de Mãe Luiza e Farol de Bacopari
  5. http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/3500 - Universidade Federal Rural do Semi-Arido-Portal de Noticias - Farol da Ponta do Mel e Farol de Upanema
  6. http//www.brasilrn.com - Brasil Rn Turismo - Farol do Cabo de São Roque
  7. http://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_do_Calcanhar - Farol do Calcanhar
  8. http://www.psengenharia.com.br - Farol da Pança em Maracajaú
  9. http://riodofogo.blogspot.com.br - Farol de Rio do Fogo


FOTOS:

  • Imagens Google
  • Fotógrafos:
  1. Esdras Rebouças Nobre
  2.  Mario Dantas Alex Uchôa
  3. Cláudio Abdon

  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey





9 comentários:

  1. Olá Arilza : como vai?
    existem algumas fotos de faróis que são de minha autoria. Abs.

    ResponderExcluir
  2. olá amiga... corrija aí o nome do Farol... Localizado no bairro de Mãe Luiza, fica o Farol de Natal.

    ResponderExcluir
  3. O nome do farol de rio do fogo nao é esse coloca o nome verdadeiro

    ResponderExcluir
  4. O Farol do Cabo de São Roque foi construído em 1998.

    ResponderExcluir
  5. vcs. tem alguma foto do farol antigo de cabo de são roque?

    ResponderExcluir
  6. Que texto legal. muito dedicado e feito com amor. parabens. quero ir em todos eles. siga lá nosso instagram e vamos juntos? @nordesteporcima

    ResponderExcluir
  7. 👽🔰🇧🇷🌐🌎👥💺♀️🔻🔺♂️🛰️📡♥╣[-_-]╠♥ BETUME /PIMCHE/AREIA; UNIÃO SÃO; ASFALTO. IMPERMEÁVEIS. NO MAR , OCEÂNICO; MAÇARICO; SOLDAGEM;SEUS BLOCOS; MELHOR QUE CONCRETO..🌐👥💺⚖️🈳🈂️❓❓🛰️📡

    ResponderExcluir
  8. A principal fonte não foi consultada...sugiro, sempre que for falar acerca de faróis, procurar alguma OM (Organização Militar) de SN (Sinalização Náutica), e principalmente, consultar um FAROLEIRO. Parabéns pelo trabalho em divulgar os faróis do RN. Que a sociedade possa reconhecer a importância marítima de nossa costa, e também a importância em preservar a Sinalização Náutica brasileira!!!

    ResponderExcluir