Berço de muitos potiguares, o belíssimo casarão onde funciona a Maternidade Escola Januário Cicco, antiga Maternidade de Natal, teve sua construção iniciada em janeiro de 1932. O terreno foi doado pelo então prefeito O'Grady mas a inauguração só ocorreu em 12 de fevereiro de 1950. No início da década de 40 a Maternidade já estava pronta para funcionar, mas durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada como "Quartel General das Forças Aliadas e Hospital de Campanha".
Com o final da guerra e após intensa campanha, Januário Cicco conseguiu retomar o prédio, restaurá-lo colocá-lo para funcionar.
De características neoclássicas, de elevado valor arquitetônico e histórico, a Maternidade Januário Cicco, como é conhecida pelos natalenses, é uma das raras exceções, nesta cidade, de uma construção que permanece até os dias atuais desenvolvendo as atividades para as quais foi planejada. Hoje a Maternidade Escola é referência na cidade e funciona como campo de pesquisa, ensino e aplicação prática dessa área de saúde, além de prestar atendimento a população pobre.
A história da primeira maternidade de Natal tem um nome, um idealizador. O médico, escritor e humanista, Januário Cicco, nascido em São José de Mipibu, em 30 de abril de 1881. Falecido em 1952, Januário Cicco foi um pioneiro da Medicina Social. Seu legado para a Medicina potiguar é incalculável! A Maternidade surgiu graças ao sonho desse homem e as frequentes campanhas públicas, festas, desfiles, quermesses, sorteios e rifas para arrecadar dinheiro para a sua construção. Além do seu grande envolvimento com a área de saúde, Januário Cicco escreveu importantes obras científicas e literárias, como " O Destino dos Cadáveres" (1906) "Como se Higienizaria Natal" (1920) " Memórias de um Médico de Província" ( 1928) e "Eutanásia" (!932).
Em primeiro de novembro de 1952, vítima de um ataque cardíaco, morre o fundador da Saúde Pública do RN
Não poderia terminar essa postagem sem falar da música " Maternidade Januário Cicco" do compositor potiguar, Alínio Rosa. Ninguém melhor que um músico-poeta para prestar uma homenagem tão bonita ao lugar que o viu nascer.
Maternidade Januário Cicco
Letra da Música
Compositor: Alínio Rosa
Dentro da Maternidade Januário Cicco
Quantos filhos potiguares ilustres nasceram lá!
Dentro da Maternidade Januário Cicco
Quantos seios que ficaram
a seus pequeninos amamentar!
A nossa Maternidade Januário Cicco
Em Natal, é como uma grande mãe...
Mãe de mães que lá estiveram
Ou que ainda hão de estar
Para poderem bebês gerar
II
A Maternidade Januário Cicco,
tal como um presépio está,
Permanentemente aguardando
que haja berços para embalar
E a lembrar a manjedoura
que serviu Maria, ao nascer Jesus
Semelhante minha mãe,
na Januário Cicco, trouxe à luz,
Um menino que hoje vem
Uma canção oferecer
Ao lugar que um dia o viu nascer.
FONTES:
Site - "Natal de Ontem"
Livro " Por amor a Natal - Poesia, história e Arte"- Severino Vicente -Ed. RN/Econômico-2010
FOTOS: Imagens Google
VÍDEO: Enviado por Arilza Soares
Marilda Nascimento
ResponderExcluirArilza, eu tenho o maior orgulho e prazer em dizer que nasci na Maternidade Januário Cicco, em 26 de abril de 1954. Bela homenagem, que vc fez, muito merecida, obrigada pela parte que me toca rsrsrsrs bju
Arilza Pereira
Privilégio seu! Eu sou bem mais velha, não tive esse prazer!
há 2 segundos no Facebook
Aldenize Reis
ResponderExcluirEu nasci nessa maternidadeeeeeeeeeeeee!!!!
há 37 minutos ·no Facebook
Aldenize Reis via Arilza Pereira
ResponderExcluirJanuário Cicco a maternidade onde eu nasci!!!!!!! Emoção!!!!
Ademílton Santhos Já nasceu numa escola?!?! rsrsrs
Arilza Pereira É mesmo Ademilton.Predestinada!
Fico feliz de ter nascido nesta maternidade em 23 de março de 54
ResponderExcluirEstou muito feliz em descobrir a história linda dessa maternidade, onde eu nasci, e dei a luz aos meus dois filhos, muito honrada por fazer parte dessa história, a maternidade que me viu nascer, e me viu ser mãe!
ResponderExcluir