Estive recentemente em algumas praias do Litoral Norte do Estado, entre as praias de Muriu e Pititinga. Fiquei chocada e perplexa diante do que ví: um mar revolto pedindo passagem. exigindo seu espaço tomado pelo homem! As construções desordenadas à beira mar, os paredões construídos para deter a fúria da maré alta, a destruição da vegetação de fixação das dunas, o desmatamento da flora nativa e dos imensos coqueirais à beira mar, foram mudando o cenário das nossas mais belas praias. e mudando para pior, o que é mais triste e lamentável!
PRAIA DE MURIÚ
Conheço Muriú desde a década de 60. Um vasto coqueiral tomava toda orla e o mar se espraiava livre sem obstáculos. As algas perfumavam o ambiente, ninguém reclamava - era o cheiro do mar invadindo as casas - não era cheiro de esgoto ou de águas fétidas acumuladas pela maré alta, porque não encontram espaço para escoarem. No local em frente a Igreja um coqueiral emoldurava o cenário; cansei de assistir à missa com pés descalços, porque se a maré estivesse alta, as águas chegavam a umedecer o areal.Hoje dizem assustados que o mar avançou,ou que é tudo culpa do aquecimento global, o que não passa de uma redundância, porque o aquecimento só existe por causa da intervenção destruidora do homem. O fato é que o mar em Muriú, pede passagem para ocupar o que era seu...
Os antigos moradores de Muriú tentaram o que puderam para preservar a praia, tanto que proibiram a construção da avenida à beira mar- a entrada de carros se dava por uma rua aberta por trás das casas de veraneio. Mas o progresso chegou e com a construção da BR-101, o acesso a praia, antes privilégio de poucos moradores da cidade de Ceará Mirim, se tornou bem fácil.Teria sido perfeito, se essa democratização do espaço em Muriú, tivesse seguido um plano,um projeto, de respeito e preservação do meio ambiente, o que não ocorreu. Hoje assistimos temerosos ao espetáculo enfurecido das águas na maré alta, como um grito de protesto da natureza pedindo socorro!
Em Caraúbas a mudança de cenário não é propriamente de responsabilidade do efeito estufa. As construções desordenadas, a destruição da flora nativa são evidentes.O rio que deságua no mar, antes cercado de manguezais, hoje é um pequeno córrego que se espreita entre os terrenos pertencentes aos moradores.Em frente ao mar, lagos fétidos de águas paradas, cheias de girinos,onde os urubus fazem a festa.É um exemplo de total descaso com um lugar de natureza exuberante.Basta um pouco de vontade política para que Caraúbas ganhe destaque no cenário turístico do Estado.
Fontes:
Vídeo
Enviado ao You Tube por maricremonini
BARRA DE MAXARANGUAPE
Em barra de Maxaranguape o problema é mais complexo como mostra a reportagem. O avanço do mar mudou a rotina dos moradores de Barra de Maxaranguape e Pititinga, no litoral norte do RN.As entrevistas foram feitas em março de 2009 e veiculadas na Rede Tropical/RN e Rede Record / Fala Brasil
PRAIA DE PITITINGA
Em Pititinga o cenário é sinistro.Em alguns locais, a praia mais parece uma cidade fantasma: ruínas, escombros, e muitas casas fechadas, até abandonadas. Segundo dados obtidos mais de 20 casas foram destruídas. Duas ruas e uma quadra de esportes já foram “engolidas” pelo mar.
O que vi nessas praias do Litoral Norte é assustador! Mas, o mais preocupante. é a ausência de um projeto do governo para essas áreas.O pouco que foi feito tem sido muito mais, por iniciativa particular de moradores e veranistas, que constroem paredões para impedir que o mar continue destruindo as casas.Infelizmente isso é muito pouco.Ao invés de se ficar colocando a culpa do que aconteceu, nos fenômenos da natureza ou no aquecimento global, urge que se tome medidas mais objetivas.A beleza do Litoral Norte é indiscutível, precisa ser preservada, assim como a população nativa carece de atenção e de soluções imediatas para os problemas decorrentes desse avanço das águas.
S.O.S LITORAL NORTE JÁ!
Fontes:
. Reportagens do Jornal Tribuna do Norte- Natal-RN
. Conversa informal com moradores das praias visitadas
Fotos:
. Acervo pessoal
. Imagens Google
Vídeo
Enviado ao You Tube por maricremonini
Em 10/12/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário