FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LITORAL NORTE: PRAIAS PARADISÍACAS MUDAM DE CENÁRIO COM O AVANÇO DO MAR





Estive recentemente em algumas praias do Litoral Norte do Estado, entre as praias de Muriu e Pititinga. Fiquei chocada e perplexa diante do que ví: um mar revolto pedindo passagem. exigindo seu espaço tomado pelo homem! As construções desordenadas à beira mar, os paredões construídos para deter a fúria da maré alta, a destruição da vegetação de fixação das dunas, o desmatamento da flora nativa e dos imensos coqueirais à beira mar, foram mudando o cenário das nossas mais belas praias. e mudando para pior, o que é mais triste e lamentável!


PRAIA DE MURIÚ




Conheço Muriú desde a década de 60. Um vasto coqueiral tomava toda orla e o mar se espraiava livre sem obstáculos. As algas perfumavam o ambiente, ninguém  reclamava - era o cheiro do mar invadindo as casas - não era cheiro de esgoto ou de águas fétidas acumuladas pela maré alta, porque não encontram espaço para escoarem. No local em frente a Igreja um coqueiral emoldurava o cenário; cansei de assistir à missa com pés descalços, porque se a maré estivesse alta, as águas chegavam a  umedecer o areal.Hoje dizem assustados que o mar avançou,ou que é tudo culpa do aquecimento global, o que não passa de uma redundância, porque o aquecimento só existe por causa da intervenção destruidora do homem. O fato é que o mar em Muriú,   pede passagem para ocupar o que era seu...



Os antigos moradores de Muriú tentaram o que puderam para preservar a praia, tanto que proibiram a construção da avenida à beira mar- a entrada de carros se dava por uma rua aberta por trás das casas de veraneio. Mas o progresso chegou e com a construção da BR-101, o acesso a praia, antes privilégio de poucos moradores da cidade de Ceará Mirim, se tornou bem fácil.Teria sido perfeito, se essa democratização do espaço em Muriú, tivesse seguido um plano,um projeto, de respeito e preservação do meio ambiente, o que não ocorreu. Hoje  assistimos temerosos ao espetáculo enfurecido das águas na maré alta, como um grito de protesto da natureza pedindo socorro!




PRAIA DE CARAÚBAS

Em Caraúbas a mudança de cenário não é propriamente de responsabilidade do efeito estufa. As construções desordenadas, a destruição da flora nativa são evidentes.O  rio que deságua no mar, antes  cercado de manguezais, hoje é um pequeno córrego que se espreita entre os terrenos  pertencentes aos moradores.Em frente ao mar, lagos fétidos de águas paradas, cheias de girinos,onde os urubus fazem a  festa.É um exemplo de total descaso com um lugar de natureza exuberante.Basta um pouco de vontade política para que Caraúbas ganhe destaque no cenário turístico do Estado.  





BARRA DE MAXARANGUAPE

   
 


Em barra de Maxaranguape o  problema é mais complexo como mostra a reportagem. O avanço do mar mudou a rotina dos moradores de Barra de Maxaranguape e Pititinga, no litoral norte do RN.As entrevistas foram feitas em março de 2009 e veiculadas na Rede Tropical/RN e Rede Record / Fala Brasil


PRAIA DE PITITINGA




Em Pititinga o cenário é sinistro.Em alguns locais, a praia mais parece uma cidade fantasma: ruínas, escombros, e muitas casas fechadas, até abandonadas. Segundo dados obtidos mais de 20 casas foram destruídas. Duas ruas e uma quadra de esportes já foram “engolidas” pelo mar.



O que vi nessas praias do Litoral Norte é assustador! Mas, o mais preocupante. é a ausência de um projeto do governo para essas áreas.O pouco que foi feito tem sido muito mais, por iniciativa particular de moradores e veranistas, que constroem paredões para impedir que o mar  continue destruindo as casas.Infelizmente isso é muito pouco.Ao invés de se ficar colocando a culpa do que aconteceu, nos fenômenos da natureza ou no aquecimento global, urge que se tome medidas mais objetivas.A beleza do Litoral Norte  é indiscutível, precisa ser preservada, assim como a população nativa carece de atenção e de soluções imediatas para os problemas decorrentes desse avanço das águas.



                 S.O.S LITORAL NORTE JÁ!


Fontes:

                  . Reportagens do Jornal Tribuna do Norte- Natal-RN
                  . Conversa informal com moradores das praias visitadas
                                                           Fotos:
                      . Acervo pessoal
                                       .  Imagens Google
                                                                         
                                                         Vídeo                         
                           Enviado ao You Tube por maricremonini
                                                             Em  10/12/2009






Nenhum comentário:

Postar um comentário