FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 17 de maio de 2011

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO






Se as dunas representam o cenário mais marcante da minha infância, a antiga Catedral de Natal e os bancos da praça "André de Albuquerque" formam o cenário mais marcante da minha adolescência. Aqui durante quatro anos foi o ponto de encontro de amigos queridos, alguns deles presentes na minha vida até hoje. A missa das cinco horas da matriz era o pretexto para o encontro de um grupo de jovens pertencentes a JEC ( Juventude Estudantil Católica ) movimento do qual eu fazia parte. Era um ritual diário, um encontro espontâneo pontilhado de sonhos e a vontade de mudar o mundo, de construir uma sociedade mais justa e mais fraterna.







 História da Matriz de Nossa
Senhora da Apresentação



A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, conhecida por ser a antiga catedral de Natal, foi o primeiro templo que se construiu na cidade, tendo sua construção iniciada por ocasião da  sua fundação em 1599, quando foi celebrada a primeira missa. em 1599. Constituída inicialmente apenas da Capela Mor, passou por sucessivas ampliações sendo concluída em 1862, quando da edificação de sua torre.   






                                                                   


Câmara Cascudo assim  descreve a origem da matriz: “a capelinha, de barro socado e coberta de palha, ramos secos entrançados (nesse tempo não havia coqueiros, que foram introduzidos mais tarde pelos jesuítas), teria apenas uma entrada, sem sino nem aparato. Em 1614 não possuía ainda portas. Em 1619 estava pronta. Os holandeses tomaram a cidade em dezembro de 1633. A 18 de dezembro daquele ano, um domingo, o pastor luterano Johannes, fez sua pregação no recinto católico, erguido pelas mãos portuguesas. E tornou-o templo de doutrina luterana. Até fevereiro de 1654, quando os flamengos foram expulsos, não há notícia maior da humilde casa de orações. Em sua derrota, os batavos, não podendo abater os insurgentes, vingaram-se destruindo o que podiam. A capelinha foi abaixo, bestialmente.”







Em 1672 o Padre Leonardo Tavares de Melo inicia a reconstrução da igreja que fica pronta apenas em 1694; até hoje, na soleira da porta principal, há uma pedra gravada com esta data.  Em 1862 a torre foi construída, em 1871 ganhou piso novo, em 1874 veio um sino pequeno que às 21h dava o toque de recolher.A partir do final do século XIX sofreu modificações e acréscimos na sua arquitetura original, adquirindo feições neoclássicas. Em 1995 passou por uma cuidadosa restauração que lhe devolveu as características coloniais. Por ocasião dessa restauração foram encontradas pinturas do século XVII, encobertas por 17 camadas de tinta.








 A IGREJA  MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA
 APRESENTAÇÃO





Localizada no outeiro do sítio onde Jerônimo de Albuquerque Maranhão implantou a cidade, na antiga rua Grande  dos primórdios de Natal, hoje a atual Praça Andre de Albuquerque. Por sua importância histórica o templo é tombado pelo Governo do Estado e pertence a Arquidiocese de Natal, um monumento que o RN orgulha-se de possuir. 









A  Antiga Catedral de Natal é um templo dedicado a Nossa Senhora da Apresentação denominação dada a Nossa Senhora do Rosário na cidade de Natal. Recebeu esse nome por ter sido encontrada nas águas do Rio Potengi no dia  da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém. Vale ressaltar que Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde a introdução do Cristianismo na sociedade natalense, antes mesmo da aparição da imagem no rio.




A Padroeira da Cidade








"Tu quiseste um dia trazer alegria ao nosso cantar  / E vieste Maria com Jesus nos braços, nas ondas do mar.../ Pescadores te  acharam, com amor te acolheram, ó Mãe sem igual / Entre o Potengi e as águas tranquilas do mar de Natal - (Refrão): 
Escolheste por amor nossa terra pra aqui vir morar/ Virgem Mãe do Senhor /Aos seus pés nós iremos rezar"

                                 ( Hino de Nossa Senhora da Apresentação)









A história da Padroeira de Natal baseia-se na tradição oral. Não há nenhum documento que registre a aparição da imagem nas águas do rio. 
Segundo a fé potiguar, um grupo de pescadores contam que na manhã de 21 de novembro de 1753, encontraram na margem direita do rio, um caixote encalhado entre as pedras. Nele estava uma imagem da Mãe de Jesus com o Menino Jesus; em uma das mãos segurava o menino e a outra estendida, parecia segurar algo - um rosário talvez, foi o que imaginaram. Os pescadores trataram de avisar ao Vigário da Paróquia, que logo conduziu a imagem para a Matriz , ciente de que era um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Coincidentemente, o dia 21 de novembro, no calendário católico, é o dia em que é celebrado a Apresentação de Maria ao Templo. Por esse motivo a imagem foi chamada de Nossa Senhora da Apresentação - a Padroeira da cidade.


                                                



Os festejos em honra a Nossa Senhora da Apresentação acontecem no período de 11 a 21 de novembro. As celebrações se realizam nas duas catedrais da cidade, e a programação de maior destaque fica por conta da Missa celebrada às cinco horas da manhã, na Pedra do Rosário local onde a imagem apareceu. 
A programação sócio cultural é realizada à noite, após a novena, no pátio da catedral Metropolitana.  
                                              

Clique no link abaixo para ouvir o Hino dedicado a Nossa Senhora da Apresentação:

   http://www.youtube.com/watch?v=jIo8zQVdgvE&list=UUJtpL-8RRL90KqBaxXizqvA




Fontes:
  • Luís da Câmara Cascudo - História da Cidade de Natal
  • Severino Vicente - Por Amor a Natal-Poesia, História e Arte Ed. RN/Econômico - 2010
  • Diógenes da Cunha Lima - Natal Uma Nova Biografia- Infinita imagem 2011
  • Jornal Diário de Natal - Natal/RN

Fotos:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos´Programa Pic-Nic- Yahoo/Brasil



Essa postagem é dedicada a Otávio Tavares, um amigo querido, que durante um determinado tempo da minha adolescencia, foi meu grande parceiro, companheiro de todos os momentos, com quem dividi alegrias, tristezas, sonhos e projetos.
Obrigada Otávio por tudo que você representou e ainda representa na minha vida. A minha história não seria contada sem a sua presença marcante, desde o incentivo para que passasse no vestibular ( lembra que era você que ia saber das minhas notas?)  e a insistência para que eu arranjasse meu primeiro emprego, substituindo seu pai - o grande Professor Álvaro - no Colégio das Neves.
Com você não só aprendi, como vivênciei o verdadeiro sentido da palavra amizade. Pra você eu posso cantar em alto e bom tom os versos da música de Roberto Carlos: "Você meu amigo de fé meu irmão camarada / Amigo de tantos caminhos, de tantas jornadas...
                          Um grande abraço com todo meu carinho e amizade - Arilza
                  





6 comentários:

  1. Arilza vc faz a gente viajar no tempo e que tempo bom pra recordar.Cresci indo a missa aos domingos com minha mãe minha e avó nessa Linda Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, lembro da quermesse com o Parque São Luiz armado e eu querendo andar em todos os brinquedos rsrsr qdo criança, comendo aquelas iguarias que se costumavam vender naquela época, umas barquinhas de cartolina muito bem enfeitads cheias de farinha de castanha rsrs só nas quermesses que costumava aparecer, depois que sai de Natal tive a prazer de já ter passado 2 festas da Padroeira no mes de novembro que o dia dela é 21 de novembro, valeu Arilza todos nós que estamos longe agradecemos por vc nos proporcionar esta felicidade de rever e de recordar momentos especias das nossas vidas.bj

    ResponderExcluir
  2. Essa Igreja tem uma importância grande pra mim.Meus primeiros filhos foram batizados nela.È uma linda Igreja, muito mais bonita que a nova catedral de Natal

    ResponderExcluir
  3. Na cidade de limoeiro-PE. ela tanbem e padroeira e a historia da cidade o seu nome começa a partir do sumisso desta santa e o seu encontro em cima de um pé de limão e ficou chamada limoeiro de nossa Senhora da Apresentação. mas tarde só LIMOEIRO. tem quase 300 anos de historia.

    ResponderExcluir
  4. o nosso templo e muito belo a casa de nossa senhora e belissima sua festa e muito bonita.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto!! Vou casar nessa igreja e penso em passar aos meus convidados um pouco de nossa história.

    ResponderExcluir
  6. Grande matéria, Arilda! Parabéns pelo representativo blog!

    ResponderExcluir