FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CAJU TESOURO NORDESTINO - UMA FRUTA ABENÇOADA E VERSÁTIL - RECEITA DE CARNE DE CAJU


Tenho paixão por caju: pelo sabor, pela cor, pelo formato da fruta, pelo aroma que exala! Desde criança que essa fruta  está  vinculada aos meus hábitos alimentares, seja em forma de doce, suco, ou mesmo  "in natura", que  na verdade, é a que mais gosto; isso sem falar na "castanha" seja ela assada, confeitada, ou transformada em farinha Se venho à Natal na época da safra do caju é felicidade em dobro - caju é fruta obrigatória no meu cardápio diário.


 


Rico em vitaminas e sais minerais o caju é uma benção para o povo nordestino, muito contribuindo para aplacar o nosso déficit nutricional. A castanha torrada,doce ou salgada, confere  um sabor especial às receitas.O suco é bebida quase obrigatória nas nossas mesas.O doce é sobremesa apreciada, seja em forma de compota, em pasta ou cristalizado e até mesmo em forma de caju-passa.Há aqueles que gostam da "cajuína" bebida adocicada e natural de grande valor nutritivo. Ah! e os biriteiros? Esses sem dúvida dirão que o caju é o mais indicado tira-gosto para acompanhar uma boa dose de  cachaça.





Planta nativa brasileira o caju já era usado pelos nossos indíos,, desde os tempos da colonização ,A palavra "caju", provém da palavra indígena  "acaiu" que, em tupi, significa “noz que se produz”. Na Venezuela o cajueiro é denominado ‘merey’, mas em outros países da América Latina é chamado ‘marañon’, provavelmente devido ao nome da região onde foi visto pela primeira vez, o estado do Maranhão, no meio norte do Brasil.Encontrado em quase todo território brasileiro, o cajueiro adapta-se melhor ás condições ecológicas do litoral do Nordeste.




Além de refrescante e suculento,o caju (leia-se o pedúnculo) confere mais que perfume, sabor e beleza às mesas tropicais. É também sinônimo de saúde, pois é rico em vitamina C, fibras e compostos fenólicos. Esses compostos têm potencial antioxidante – propriedade associada à prevenção de doenças crônico-degenerativas, como problemas cardiovasculares, câncer e diabetes.


 PROJETO CAJU - SESI/BRASIL





Há no país uma tradição do aproveitamento da castanha, hoje beneficiada em larga escala industrial e do pedúnculo que é usado na transformação de produtos  como sucos, sorvetes, doces licor, mel, geléias, cajuína, refrigerantes gaseificados e aguardente. Parece muito, mas esse pseudo fruto é muito mais versátil, e pode ser usado como prato salgado na nossa alimentação diária. Na Cartilha do Projeto CAJU do SESI-COZINHA BRASIL*, encontramos receitas maravilhosas feitas à base da "Carne do Caju".
  Projeto Caju- Cozinha Brasil - SESI


FONTES:

  • Pesquisas Web - Site da EMBRAPA
  • Cartilha do Projeto Caju - Cozinha Brasil do SESI - Conselho Nacional

FOTOS:  Imagens Google







4 comentários:

  1. Marilda Nascimento
    Cajú bom demais !!!!!!!!!!!!!
    há ± 1 hora no Facebook

    ResponderExcluir
  2. Aldenize Reis
    É a minha fruta preferida!!!!
    há 8 minutos no Facebook

    ResponderExcluir
  3. Beta Lima
    A Minha também há 10 minutos no Facebook

    ResponderExcluir
  4. O Caju já tem até no Museu. Venha um dia nos visitar.
    Parabéns pela postagem! Excelente!
    face Book: Museu do Caju

    ResponderExcluir