FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

LENDAS DO FOLCLORE POTIGUAR :A LENDA DA ANTA ESFOLADA E A ORIGEM DA CIDADE DE NOVA CRUZ/RN









Acabei de reler "Geografia dos Mitos Brasileiros" de Câmara Cascudo, leitura  obrigatória para quem se interessa em pesquisar sobre o assunto. É fascinante mergulhar nesse mundo de histórias fantásticas, onde a maioria dos acontecimentos se tornam  sobrenaturais e onde é possível se acreditar em tudo e em todos. Nessa viagem cheguei até o meu estado, o Rio Grande do Norte, mais precisamente na cidade de Nova Cruz, cuja origem está intimamente ligada a um desses episódios tão peculiares do povo brasileiro, narrados pela tradição oral, de forma tão convincente que se propaga de geração em geração. A lenda da Anta Esfolada ainda desperta curiosidade entre os habitantes de Nova Cruz tanto que um filme foi feito tendo por enredo a lenda e uma cruz foi erguida no Marco Zero da cidade numa homenagem aos acontecimentos sobre a Anta Esfolada que deu origem a cidade.








A atual cidade de Nova Cruz no Rio Grande do Norte originou-se de um núcleo de colonização, inicialmente chamado de Urtigal, mas que no início do século XIX era conhecido pelo nome de Anta Esfolada.
Historicamente a povoação de Anta Esfolada pertencia ao Município de Vila Flor.   "Como Anta Esfolada foi o Distrito da Paz em  27 de outubro de 1843. Em 1846 já os documentos oficiais mencionam Anta Esfolada ou Nova Cruz. Daí em diante aparece sempre  Nova Cruz ,vila em 1868 e cidade em 3 de dezembro de 1919. Mas anta esfolada não foi esquecida e reaparece, teimosa, nas estórias, nas palestras, ressuscitadoras do passado" (Câmara Cascudo- Geografia dos Mitos Brasileiros)








Desde os finais  do século XVII, a região banhada pelo rio Curimataú, povoada por fazendas de gado,  a caça Anta (tapirus americanus) e posteriormente sua esfolação, era muito frequente porque  couro desse animal era bem resistente e apropriada para a fabricação de alpercatas e bruacas.
"O costume de se esfolar animais ainda vivos é muito antigo. Os animais recebiam pauladas na cabeça. Alguns morriam na  hora, outros só ficavam atordoados ou desmaiados. Quando o animal parava de se mexer começavam a cortar  a pele a qual era arrancada sobre a cabeça dos animais. Alguns ainda vivos era descartados e jogados em local próximo, enquanto o esfolamento continuava com uros animais. Como a morte ainda demorava a chegar pra alguns, não raro um ou outro animal ainda tinha força pra se levantar antes de morrer, mesmo depois de esfolados, gerando uma terrível imagem de sofrimento banhado em sangue.
Pela quantidade de antas que foram abatidas no local, e possível que algo semelhante tenha ocorrido  que logo virou de conhecimento público e, como sempre acontece nesses casos, a história foi acrescida de algum fato sobrenatural" . (Isabel Pinto - Genealogia sertaneja blogspot.com)




A LENDA DA ANTA ESFOLADA






Segundo a tradição oral, a  região do vale do curimataú era o habitat  natural de muitas antas, muito propício portanto para a caça desses animais. Conta-se  havia por aí uma delas que diziam possuir um espírito maligno que assombrava os moradores. Um caçador conseguiu prender a referida anta numa armadilha, numa sexta-feira e resolveu, para lhe tirar o feitiço. esfolá-la viva. Mas assim que recebeu o primeiro golpe, o animal deu um pulo enorme deixando a pele nas mãos do caçador e embrenhou-se, assim esfolada, mata a dentro, assumindo assim a forma de um animal feroz e fantástico.
Daí em diante a anta esfolada passou a aparecer em todos os recantos. Diziam que  corria como um relâmpago, desorientando os caçadores e arrodeava as casas roncando muito alto, pulando, circulando as fazendas criando um pavor enorme. Tornou-se o terror dos moradores.Ninguém ousava sair de casa  depois do pôr do sol. 






O terror causado pela anta e se espalhou de tal forma que o povoado  passou a ser conhecido como Anta esfolada  e assim permaneceu anos e anos enquanto a famigerada anta reinou por aquelas paragens. Certos de se tratar de uma proeza diabólica os habitantes mandaram buscar um missionário para exorcizar  o animal demoníaco. Veio um missionário capuchinho. " A tradição diz ter sido frei Serafim da Catânia, catequista famoso e de prestigiosa memória popular,Não deve ter sido. Frei Serafim esteve missionário em 1851  ja em 1846 a região se chamava Anta Esfolada ou Nova Cruz denunciando a passagem de um outro sacerdote" diz Câmara Cascudo em seu livro Geografia dos Mitos Brasileiros.
O padre escolheu uma encruzilhada, rezou as orações que o ritual exigia e espalhou água benta nos lugares que a anta costumava visitar. Depois mandou erguer uma grande cruz feita de inharé e benzeu-a. Em seguida declarou quede agora em diante todos os cristãos deveriam chamar o povoado de Nova Cruz e jamais Anta Esfolada. Conta-se então que a anta expulsa do seu reino não voltou mais a atormentar o povoado.
Já Manoel Dantas no seu livro "Denominação dos Município" relata que o caçador que prendera a anta, receoso de malefícios enterrou o couro nas areias do rio cujas águas tornaram-se salobras. Só ficarão boas e potáveis no dia em que conseguirem desenterrar o couro da anta com todos os seus cabelos.



A LENDA DA ANTA ESFOLADA 
 O FILME










A produção da película teve o apoio da Prefeitura e o roteiro relata a história dos primórdios do povoamento do município, quando uma anta assombrava o vilarejo causando pânico na população residente na localidade. O filme foi produzido pelo Instituto Técnico de Ensino e Cultura (ITEC) dentro da iniciativa Ponto de Cultura para Todos, que se trata de um projeto que tem o objetivo de preparar profissionais para atuar nas várias áreas do cinema.








A obra cinematográfica é de iniciativa da Patota de Cinema de Nova Cruz e conta com a participação de atores e figurantes residentes no município e que participaram da capacitação de cinema ministrada na cidade pelo ITEC. O trailer de divulgação do filme mostra a alta qualidade das imagens, som, iluminação e fotografia, confirmando que no processo de produção foi utilizado equipamentos de alta resolução e de moderna tecnologia. Também é possível constatar o bom desempenho dos atores e a dinâmica do roteiro, que prende o telespectador ao desenrolar dos acontecimentos gerados no relato.



A CRUZ CHANTADA DO MARCO ZERO EM NOVA CRUZ







Na Praça do Marco Zero em Nova Cruz foi erguida uma Cruz simbolizando  o episódio referente a Anta Esfolada. Segundo a lenda foi neste local que o missionário capuchinho  fincou a cruz feita com os galhos de inharé para espantar a anta. Fincada a cruz a anta esfolada nunca mais apareceu para aterrorizar os moradores e, a partir dessa data, o local passou a se chamar Nova Cruz.





FONTES

Livros:
  • Geografia dos Mitos Brasileiros - Luís da Câmara Cascudo - Editora Global -SP/2002
  • Historia do Municípios - Grandes Vultos Políticos do RN - Aristides Siqueira Neto - 2ª Edição- RN/2001

Pesquisas Google - Sites:

  • http://genealogiasertaneja.blogspot.com.br/2014/10/anta-esfolada-atual-nova-cruzrn.html
  • http://palaciolauroarrudacamara.blogspot.com.br/2008/02/historias-da-fundação-da-cidade-de novacruz.html
  • http://www.novacruz.rn.gov.br/prefeitura-exibe-a-lenda              da-anta-esfolada-em-lagoa-limpa/
  • http://agresteemfoco.blogspot.com.br/2014/02noticias-do-rn-nova-cruz-localizada.html

Edição de fotos: Programa PicMonkey

FOTOS

Imagens Google - Sites:

  • http://www.gutenberg.org/files/43396/43396-h/images/i_330_lg.png
  • http://blogicarogomes.blogspot.com.br/2011/06/antas-pintoras.html
  • http://www.novacruz.rn.gov.br/prefeitura-exibe-a-lenda-da-anta-esfolada-em-lagoa-limpa/
  • http://agresteemfoco.blogspot.blogspot.com.br/2014/02noticias-do-rn-nova-cruz-localizada.html
  • http://novacruzrncantinhodocemei.blogspot.com.br/2011/10/semana-da-crianca-passeio-turistico.html

-VÍDEO - DO YOU TUBE
  • https://www.youtube.com/watch?v=yfuZ9Mup-kE





Um comentário: