FOTO DE CAPA

PRAIA DE MARAGOGI - ALAGOAS
Foto da Fan page do Salinas de Maragogi - Hotel-Resort

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DO LAMBEDOR ÀS GARRAFADAS - O PODER MEDICINAL DAS PLANTAS DA CAATINGA!






Mastruz com Leite, Lambedor de Hortelã-da-Folha-Larga, Chá de Capim Santo, de Cidreira, de Boldo, de Quebra-Pedra, são remédios caseiros que fizeram parte da minha infância no Nordeste. No quintal da casa da minha mãe nunca faltou essas ervas, que ela cultiva até hoje com o maior carinho. Acho que é por isso que tenho mania de chás, e estou sempre recorrendo a eles quando estou com alguma indisposição física.
A Medicina Popular sempre me interessou. Pesquisar sobre as Ervas Medicinais da Caatinga foi muito prazeroso e mudou o meu olhar sobre as nossas plantas; me fez mais consciente da importância de lutar para a preservação dessa Flora tão rica, mas  pouco cuidada ,do nosso Bioma.







O comércio de ervas nas ruas, nas feiras livres e os mercados regionais constituem um espaço privilegiado de expressão da cultura de um povo. Nas regiões mais pobres do país e até mesmo nas grandes cidades brasileiras, é lá que plantas medicinais são comercializadas, mas essas plantas podem ser  encontradas e cultivadas nos quintais das casas,  pois elas representam, muitas vezes, o único recurso terapêutico de muitas comunidades.


 O USO PLANTAS MEDICINAIS 


 A utilização de plantas medicinais pelo homem é relatada desde a pré-história. Na caatinga nordestina estas plantas são amplamente utilizadas na medicina popular pelas comunidades locais. O homem sertanejo possui um vasto conhecimento dos recursos terapêuticos de boa parte dos vegetais encontrados. Ele sabe como ninguém,  como onde encontrar a planta, qual a parte que deve ser utilizada  e  principalmente o modo de preparar das espécies nativas, seja sob a forma de chá, lambedor ( xarope caseiro), caldo,  pomadas, tintura,  garrafada, inalação, gargarejo ou compressas.      
   OS RAIZEIROS


 “Para males do espírito só Deus cura, mas para todo o resto, temos ervas” (Sueli Campos-vendedora do Mercado Albano Franco em Aracaju/SE)


A figura do raizeiro, pessoa já consagrada pela cultura popular, garante o conhecimento sobre o preparo, indicação e comercialização de plantas medicinais. Os produtos comercializados pelos raizeiros são cascas, raízes, folhas, frutos e sementes que  armazenam no próprio local de trabalho (barraca), em caixas de papelão ou em sacos colocados no chão. Na barraca onde vendem as plantas, quando encerra o expediente, eles cobrem os produtos  com uma  lona de plástico e amarram. As condições sanitárias de manutenção e estocagem dos produtos comercializados mostraram-se bem precárias.


GARRAFADAS: MALES PARA TODAS AS CURAS





De todos os produtos da medicina popular um chama a atenção: as garrafadas! Tem garrafada praticamente pra tudo, com indicações quase mágicas para todos os males. Garrafadas são produtos  produzidos pela maceração de plantas medicinais em cachaça ou vinho branco. Na composição das garrafadas são utilizados frutos, folhas, cascas, raízes e flores, verdes ou secos. No preparo da garrafadas à base de água, esta é fervida com as  ervas; quando preparada com a cachaça, toda a composição fica algum tempo em infusão; no vinho, também é posta em infusão, havendo os  que deixam a composição enterrada na lama, por alguns dias, por considerarem a temperatura mais adequada.



VÍDEO 1 - GARRAFADA
PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS



Sua comercialização e uso compõem o repertório de medicamentos populares presentes em diversas regiões do país e podem ser encontradas em feiras, casas de ervas, barracas de ambulantes, comercializadas por raizeiros e até produzidas por familiares e amigos. Os  raizeiros, receitam as garrafadas para os mais diversos tratamentos. Um exemplo disso são as famosas garrafadas de avelós ou de babosa para tratamento do câncer e as garrafadas de Viagraprodutos estes que ainda não têm comprovação científica, mas que são encontrados facilmente em todos os confins do Nordeste.
VÍDEO 2 - 
VENDEDOR DE GARRAFADA NO CEARÁ


LAMBEDOR - O PODEROSO
XAROPE CASEIRO




Outro  medicamentos muito usado  a medicina popular é o Lambedor. Estes xaropes caseiros são ervas cozidas preparadas com muito açúcar, rapadura ou mel, e utilizados geralmente para o tratamento de dores de garganta, tosse e bronquite. Os lambedores apresentam uma grande importância para a população devido seu fácil preparo e a eficácia no tratamento. Geralmente é feito a partir de plantas propícias para problemas respiratórios, como a hortelã da folha larga,  o alecrim-pimenta e a malva entre outras. Em alguns mercados e feiras nordestinas é possível encontrar o lambedor já pronto.


ALGUMAS PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGA E SUAS INDICAÇÕES





Folhas e casca de Aroeira - Inflamação
Casca de Araticunzeiro -  Próstata 
Folhas de Boldo - Problemas Estomacais
Fruto da Cabacinha -  Sinusite e Abortivo 
Casca da Faveleira -  Intestino e Fígado
Fruto e Raiz da Batata de Purga - Laxante, Gripe e Vermes.



 

Folha e casca do Mulungu - Nervos, Insônia, Dores de Cabeça, Pressão Alta.
Frutos do Pau Ferro - Gripe, Asma e Anemia
Flor e semente de Marcela -  Problemas Estomacais
Casca do Barbatimão - Inflamação, Gastrite 
Casca de Pimenta de macaco -  Dores 
Casca da Jurema preta -  cicatrizante


 

Flor da Craibeira - Dentição 
Folha e Casca da Carqueja - Colesterol
Casca do Pau de leite -  Infertilidade Feminina, Inflamação.
Casca de Mororó - Diabetes e Colesterol 
Folha de Orelha de Onça - asma
Aveloz 


 

Flor da Catingueira - Útero, Ovário e Próstata
Folhas de Alecrim-Pimenta - Inflamação na Garganta - Pano Branco - Impigem.
Casca da Catuaba - Impotência Sexual 
Cascas de Umburana de Cheiro - Problemas Estomacais, Pressão Alta e Gripe. 
Casca da Quixabeira - Rins, Inflamação
Casca da Ameixa - Inflamação, dores 








O poder medicinal de algumas plantas encontradas na Caatinga, tem provocado a extração descontrolada de algumas espécies. A retirada pode causar a extinção de espécies como a Umburana, muito conhecida e considerada um dos símbolos do Sertão.
A umburana de Cheiro  é muito procurada por ter grande efeito anti-inflamatório, antioxidante e broncodilatador, indicada para as afecções pulmonares, asma, astenia, bronquite, cólicas intestinais e uterinas, febre, gripe, hemorragias, inflamação. resfriado e tosse.
Além da semente, a casca é também muito usada,por isso é muito comum encontrar árvores sem casca, o que faz com que a planta morra. Atualmente a Embrapa está com um projeto para diminuir o risco de extinção  da Umburana.


Alertas Sobre o  Uso de Plantas e Ervas Medicinais:


1 - As plantas e ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais, podem intoxicar, cegar, provocar coma e até matar!
2 - Todas as plantas têm mais de um princípio ativo. Algum dos princípios ativos pode ser contra indicado para o usuário.
3 - As informações deste site têm apenas os fins educacional, de pesquisa e de informação. Elas não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar, mitigar ou prevenir qualquer doença muito menos substituir cuidados médicos adequados.
4 - Consulte sempre um especialista!
5 - Tome cuidado especial ao manusear ervas e as mantenha longe das crianças.



FONTES:

  • Revista Brasileira de Biociências- Os raizeiros e a comercialização de plantas medicinais em São Miguel, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • http:/saude.abril.com.br/edicoes/0329/medicina/plantas-curam-604100.
  • http:/ empautafs.wordpress.com/.../a-cura-do-corpo-e-da-alma - Texto deDaniela lapa - A cura do corpo e da alma através de ervas medicinais.
  • II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica-João Pessoa - PB - 2007.
  • plantas da Caatinga de uso terapeutico: Levantamento Etnobotânico- Erbs Cintra de Sousa Gomes -Jusciélio Barbosa-Flavia Cartaxo Ramalho Vilar-Jane Oliveira Perwz - Ricardo Cartaxo Ramalho.
  • Curare - Ciências das Plantas Medicinais - Coletivo de Pesquisadores de Plantas Medicinais - Crônica da Farmacovigilância - Julino Soares.


FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos -Site Pic Monkey

VÍDEOS:
  1. Garrafada: pesquisa da Universidade Federal de Alagoas - Postado no You Tube por "chrischrisduart" em 22/05/2009
  2. Garrafadas de Ervas Medicinais- Raizeiro vendedorno Ceará´postado no You Tube por " heddye" em 19/08/2007.              







13 comentários:



  1. Edi Germano eu cresci a base de lambedor...rsrrsrssrsrrrrr


    Vento Nordeste Eu também, e achava bom demais da conta!


    Marilda Nascimento
    Não tinha tosse que durasse, era lambedor de tudo que são ervas , que coisa boa, eu tomava e adorava kkkk


    Aldenize Reis Vixiiiii tomei mto já mas ficava logo boa

    Comentário via página do Vento Nordeste no facebook.

    Rivaneide Medeiros tomo e recomendo amiga ...

    ResponderExcluir

  2. Alessandra Gomes
    TÔ TOMANDO LAMBEDOR CUPIM DE CAJUEIRO!!


    Arilza Pereira
    Taí um que não conheço Alessandra - Cipim de cajueiro! Menina e isso é bom pra que?

    Alessandra Gomes TOSSE!!!!

    Arilza Pereira
    Como faz Alessandra?

    Alessandra Gomes VISHHHHHH, MINHA MÃE QUE COMPROU!!

    Arilza Pereira Ah! Bão! Tem lambedor de tudo nessa vida! rsrsrs

    Alessandra Gomes
    MAS É BOM, SÃO VÁRIAS ERVAS!

    ResponderExcluir


  3. Margarida Macedo

    Minha avó Elza, de Caicó, claro, sempre fazia Lambedor.Cansei de tomar E como a filharada lá era grande, tomávamos todos em carreirinha, um após o outro, na mesma colher, certamente.

    ResponderExcluir
  4. como eu consigo esse Lambedor? algum contato?

    ResponderExcluir
  5. Lambedor? Essa palavra não existe em São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é lambedor ?

      Excluir
    2. Lambedor ? Não existe isso aquí no Estado de São Paulo . Estranho lambedor

      Excluir
  6. Uma dica para as mulheres que sofrem com inflamação no útero e ovário tomar garrafada das cascas de babatimão, ameixa preta e arueira. Podem confiar é uma receita indígena que peguei a 12 anos e não esqueço.

    ResponderExcluir
  7. eu gostaria de comprar esses lambedor para revenda como faço? e o preço .

    ResponderExcluir
  8. Como comprar, saber os endereço eletrônico e postal dos raizeiros que fazem as famosas garrafadas(para impotência sexual)o famosos viagaras naturais.
    LAFS - luis_luis104@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, ver matérias a respeito de nossa Flora. E melhor ainda, é ver pessoas que se preocupam em eternizar nossa caatinga e o poder curativo de suas plantas. Me criei conhecendo e fazendo uso de chás, lambedores... Criei meus filhos assim e continuo até hoje buscando ajuda nestas plantas que amo. Parabéns por sua contribuição!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...