quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BOLO DA MOÇA - DELÍCIA QUE VEM DE NATAL





Há quem não goste por causa da sua aparência de bolo solado. Quem nunca experimentou, por simples preconceito, não sabe o que está perdendo! Bolo da Moça, como é conhecido em Natal é delicioso. De consistência quase cremosa, simples de fazer, esse bolo faz parte do cotidiano do natalense, seja para ser consumido no café da manhã ou no lanche da tarde. Eu não dispenso uma fatia quando estou em Natal, principalmente quando é feito por Ceiça, uma amiga muito querida, que faz esse bolo como ninguém. É dela a receita aqui postada.






O Bolo da Moça é uma versão adaptada do Bolo de Leite que chegou até nós pelos portugueses que vieram povoar a região. O Bolo de Leite original leva leite de coco entre os ingredientes. Com o surgimento do Leite Condensado, algumas pessoas acrescentaram à receita, o leite condensado. A alteração foi aceita com sucesso e o bolo passou a ser conhecido como Bolo da Moça em alusão "à moça da latinha"  do Leite Condensado da Nestlé.
Segundo um comentário colocado nessa postagem há uma outra versão para a origem do bolo da moça: esse bolo é sim a nossa versão do bolo de leite português, porém a adição de leite condensado e ovos é uma versão moderna para aumentar a cremosidade e o nome "da moça" não lhe foi atribuído em referência a moça da lata, mas sim por não levar ovos. 


RECEITA DO BOLO


FOTO DE RUBÉLIA MAIA GUEDES ROSA




INGREDIENTES


2 xícaras de farinha de trigo sem fermento
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 medida da lata de leite de vaca (usar a a lata de leite condensado como medidor)
  • 1 medida de leite de coco fresco ( ou 1 vidrinho pequeno)
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 2 xícaras de açúcar.



MODO DE PREPARAR


  • Coloque todos ao ingredientes no liquidificador ( primeiro os ingredientes líquidos, depois os secos)
  • Bata por aproximadamente 2 minutos( a massa deve ficar na consistência de um creme)
  • Unte uma forma com furo no meio - passe manteiga para untar e depois polvilhe com farinha de trigo.
  • Despeje a massa na forma e leve ao forno brando por mais ou menos 1 hora. (Esse tempo pode variar dependendo da temperatura do forno)
  • Quando a parte de cima do bolo estiver dourada, enfie um palito para ver se a massa está cozida. Se ao retirá-lo o palito sair sequinho, o bolo já está no ponto.



FOTO DE RUBÉLIA MAIA GUEDES ROSA





                                                    
    DICAS IMPORTANTES

    • Esse bolo requer paciência, não deve ser colocado em forno quente, pois a massa é líquida e ele pode deformar ou estourar.
    • Desenforme com cuidado, depois que esfriar totalmente para evitar que se quebre.






    O Bolo da Moça tem uma textura semelhante ao pudim, porém mais duro. É excelente acompanhamento para Café. Experimente! E bom apetite!




    FONTE:

    • Maria Marluce Gomes - História da Gastronomia do Rio Grande do Norte- Natal/RN - 2004
    • Receita de Ceiça Nunes - Natal/RN
    • Pesquisas Google - Receitas da Internet

    FOTOS:
    • Imagens Google
    • Acervo de Rubélia Maia Guedes Rosa
    • Acervo do Vento Nordeste






    16 comentários:

    1. Maravilha das maravilhas, ainda bem que os ingredientes tem em todo lugar portanto em qualquer parte do Brasil, comemos é só fazer , e eu faço sempre. Valeu Arilza!!!

      ResponderExcluir
    2. Fiz hoje de tanto ver essa delicia por aqui!

      ResponderExcluir


    3. Sônia Seiblitz
      Hummmmmm! Quero um pedaço...
      Comentário na página do Vento Nordeste no facebook

      ResponderExcluir
    4. Ri muito com o comentário que vc colocou sobre pessoas que não gostam pelo preconceito do bolo ser solado. Aqui em casa Dioberto é uma delas e a Marcele também: eu e a Dani comemos sozinhas ! kkkkkkk

      Marilda Nascimento na página do Vento Nordeste no Facebook

      ResponderExcluir
    5. Muito gostosooooooooooooooooooooooo

      ResponderExcluir
    6. Sou de Natal e sempre gostei muito de bolo da moça, hoje resolvi fazer mais não tinha a receita entrei no google e pesquisei, fiz está no forno agora é esperar a hora para saborear, huuuummmm que delícia.

      ResponderExcluir
    7. Manda me dizer se ficou bom Diego. E muito obrigada por visitar e comenbtar Vento Nordester. Um abraço

      ResponderExcluir
    8. Moro em São Paulo,mas passo as ferias todo ano em Natal na casa de minha mãe,foi la que conheci esse bolo.Agora que achei a receita vou tenta fazer adoro bolo da moça...

      ResponderExcluir
    9. amo de paixão toda comida nordestina , estou maravilhada pois encontrei as minhas preferidas, bolo da moça,paçoca meu muito querido bolo preto o legitimo , que eu comia quando era criança obrigada querida por este site, como faço para fazer parte dele??????

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lucia,
        fico muito feliz de saber que as pessoas encontram no Vento Nordeste, motivos paras matar a saudade do nosso Nordeste. Muito obrigada pela visita ao blog e pelo comentário tão carinhoso. Para seguir Vento Nordeste vc vai até a págima inicial e num canto à esquerda vc encontra no local onde estão as fotos dos seguidores: participar desse Site. É so clicar e seguir o que se pede. Se tiver dificuldade pede a alguem que entenda pra lhe orientar. Mas eu acho que não dece ser complicado não, Bjos. Quero ver sua foto entre os seguidores. E mais uma vez obrigada!
        Arilza Pereira/ Vento Nordeste

        Excluir
    10. Moro em Natal, me chamo Lenilda, minha filha mora no Chile com minha neta.. estou aqui com elas e resolvi fazer bolo da moça, procurando no Google encontrei Vento Nordeste. adorei o site e a receita também.. Parabéns!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada Lenilda pela visita ao Vento Nordeste e pelo comentário tão gentil. Espero que vocês aprovem a Receita. Um grande abraço. Arilza Soares/ Vento Nordeste

        Excluir
    11. O bolo da moça, é sim a nossa versão do bolo de leite de Portugal, porém, a adição de LEITE CONDENSADO e OVOS é uma versão moderna para aumentar a sua cremosidade e, o nome "DA MOÇA" não lhe foi atribuído em referência a moça da lata, mas sim, por não levar OVOS.

      ResponderExcluir
    12. esa receita não leva farinha de trigo?

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...