FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sábado, 10 de dezembro de 2011

CARLOS ZENS - "UM FLAUTISTA DE OURO" - ORGULHO POTIGUAR

  
                                       CARLOS ZENS POR LENILTON LIMA



Conheci a música de Carlos Zens há bem pouco tempo - infelizmente! Esse "flautista de ouro" tem anos de estrada - como foi possível não conhecer um músico desse quilate? Uma falha imperdoável nos meus conhecimentos sobre os valores musicais da minha terra! Eu juro que estou tentando me redimir, depois que vi o Carlos Zens no maravilhoso show no Teatro Riachuelo. Foi amor ao primeiro acorde. A música de Carlos Zens é a síntese do que temos de melhor, entre tantos instrumentistas da flauta nesse país. Seu repertório, navegando entre o clássico e o regional é um alento para quem, como eu se encanta com essa mistura de sons. Isso sem contar com o carisma de Zens, que encanta o público e o mantém cativo durante todo show.



                                                         A Obra Prima 
                       O Clássico Nordestino "Asa Branca"
                       com o Clássico Erudito " A Primavera"
                           das Quatro Estações de Vivaldi
                     LUIZ GONZAGA / HUMBERTO TEIXEIRA  / VIVALDI
                                          DO CD O TOCADOR DE FLAUTA                                           
                                       


Cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista, o potiguar Carlos Zens, fez da flauta o seu instrumento de trabalho. Melhor definindo, reescrevo o que encontrei em alguns  Sites  da Internet, quando se referem ao músico: "Carlos Zens é daqueles músicos natos que nasceu para tocar música, porque não dizer - nasceu para tocar flauta - e fez dela sua profissão e expressão de vida."
Nascido no bairro de Santos Reis, criado entre as ruas do seu bairro e ruelas do bairro das Rocas, Carlos Alberto de Freitas, Carlinhos Zens ou Carlinhos para os mais íntimos, iniciou sua formação musical aos quinze anos, quando entrou para a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Posteriormente fez o Curso de Bacharelado no Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo.



        O TOCADOR DE FLAUTA ZEN

                                Entrevista de Carlos Zens 
                                Programa Cores e Nomes
                                      Inter TV Cabugi



Uma flauta que além do Clássico toca xaxado, baião, xote, cirandas... Assim é a Música de Carlos  Zens, que ao longo desses 30 anos de vida artística, já viajou pelo Brasil afora em projetos importantes como o Projeto Pixinguinha, participou de Shows e Recitais pelo Nordeste, fez a direção musical do CD "Ciranda de Ritmos de Lia de Itamaracá  e assinou a trilha sonora  de eventos importantes como o Auto de Natal, em Natal, no ano de 2007.




                             PROJETO PIXINGUINHA - RIO DE JANEIRO








"O tocador de Flauta" é um documentário sobre Carlos Zens. O vídeo é o produto final da disciplina de Linguagem em Rádio e Televisão do curso de Radialismo da UFRN.




Alguns Momentos Marcantes na Carreira Artística de Carlos Zens


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
  • Projeto Seis e Meia em Natal - Ao lado de Roberto Menescal e Wanda Sá (1996) e Hermeto Pascoal (1998).
  •  Projeto "Nação Potiguar" ao lado de Oswaldinho do Acordeon, numa homenagem aos 400 anos da Cidade de Natal.
  • Em São Paulo, no Programa "Gereba Convida" em noite de homenagens ao compositor potiguar Sebastião Barros (K-ximbinho) tocando a música "Eu quero é Sossego", música de K-ximbinho e Hianto de Almeida.( 1998)
  • Ainda em São Paulo no Programa "Viola Minha Viola De Inezita Barroso (1997) e mais recentemente  gravou no Sesc Pompéia para o programa Sr. Brasil, da TV Cultura, sob o comando de Rolando Boldrin (2011).                               

PRÊMIOS E TROFÉUS

  • Prêmio Hangar- categoria: Melhor Instrumentista do Ano ( 1998)
  • Trofeú "O Poty"  - Prêmio Cultural do Diário de Natal, na Categoria: Música" (2005)


DISCOGRAFIA


                   
                                Obs. - o 2º CD - Carlos Zens, o Tocador de Flauta, a imagem
                                                   aqui colocada não corresponde a capa original


  • OUVINDO CORAÇÃO (2010)
  • ARAPUÁ NO CABELO (2008 - 2ª Edição)
  • O MENINO DA PAZ  (Trilha do Auto de Natal - 2007) 
  • FUXICO DE FEIRA (2004 - 3 Edição)
  • CARLOS ZENS, O TOCADO DE FLAUTAS ( 2001)
  • POTYGUARA ( 1995 e 1997)


                                     CHORO MAXIXE : DO CD POTYGUARA
                                                MÚSICA DE CARLOS ZENS



CARLOS ZENS POR CARLOS ZENS
          
Fragmentos da entrevista concedida a Sergio Vilar. para o Caderno Muito do  Diário de Natal, edição de terça-feira, 24 de maio de 2011.


   
                                                
           "Uni a melodia da Flauta e o ritmo da percussão"

"A flauta chegou pra mim naturalmente. Queria ser percussionista. Já dava canja no grupo Impacto Cinco, que depois virou Flor de Cactus. Era época do Aero Clube,  e eu sonhava mesmo seguir  essa carreira na percussão. Quando entrei na Escola de Música da UFRN só havia aula para instrumento de orquestra. Entrei como oboísta. Mais tarde," curtando" como diz o matuto - achei uma flauta no armário. Uni a melodia da flauta e o ritmo da percussão em meu trabalho".


INFLUÊNCIAS MUSICAIS

MÚSICA FUXICO DE FEIRA DE CARLOS ZENS
    DO CD FUXICO DE FEIRA


"Desde a banda holandesa Focus, do progressivo dos anos 60, ao Quinteto Violado. A música erudita de Vivaldi, mesclada ao baião de Luís Gonzaga, a 5ª Sinfonia com a ciranda, minhas origens nordestinas, modinha, maxixe, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, Hermeto Pascoal, até ouvir a Bossa Nova de Johnny Alf, Tom Jobim... Na canção Imagens Primordiais se vê o piano de Tom Jobim lá no fundo. São infinitas as influências a quem cria e está aberto a novas experiências".

O PROFESSOR DE MÚSICA

                          Carlos Zens com seus alunos no Projeto
                                               Conexão Felipe Camarão.


"São oito anos com meus alunos do Projeto Conexão Felipe Camarão. Levo para eles um pouco da minha experiência, de Jards Macalé, Jorge Mautner, Lia de Itamaracá, Bule Bule, Luiz da Paixão.Sem esquecer que eles também tem suas experiências e que aprendemos juntos. Mas quando um chega com o celular tocando Lady Gaga, mostro a ele que existe um Manoel Marinheiro, um Patativa de Assaré. O Celular martela muito o juízo".
  
   SHOW NO TEATRO RIACHUELO

  
                                  MÚSICA  "ARAPUÁ NO CABELO'
                             J.N.MACIEL / PETRÔNIO AGUIAR / CARLOS ZENS
                                             DO CD ARAPUÁ NO CABELO

Na sua apresentação no Teatro Riachuelo, Carlos Zens esteve acompanhado de músicos maravilhosos, que junto com sua flauta, fizeram um espetáculo impecável.
Na Bateria: Kleiber Viana.; na Percussão: Dudu Campos / Del do Pandeiro; no Teclado: Geraldo Marcelino; no Acordeon: Ademir Adriano; no Violão e viola de 10 cordas: Pedro Paulo; e no Cavaco: Gustavo Medeiros.


                    "FLORES DA PRIMAVERA" MÚSICA DE   CARLOS ZENS
                                   DO CD OUVINDO CORAÇÕES                                                  
                                              

CARLOS ZENS NO CANTO DA LIRA


      "O canto da Lira" da apresentadora Lucinha Lira, tem por objetivo divulgar os Artistas Potiguares. Esse ano, no dia 14 de janeiro foi a vez de Carlos Zens e seus músicos: Kleber (bateria) Valquiria (voz e percussão) Ademir Adriano (acordeon) e Pedro Paulo (violão)          
              

     CARLOS ZENS E O ABC FC




O cidadão Carlinhos Zens é  torcedor  apaixonado pelo ABC FC. Fiel ao seu time, é desses que que vai aos jogos com frequência, não se preocupando se o jogo é, ou não, do campeonato de 2ª divisão. Deixou registrado sua paixão  pelo seu time, na composição, em que  também são seus, o arranjo e a letra,  " O ABC é o meu amor!






FONTES:
Pesquisas web: 1- Site de divulgação do Carlos Zens
2 - Site "Grande Ponto"  Blog Cultural do RN de Alex Gurgel
Jornal "Diário de Natal" Caderno Muito- Edição de 24/Maio/2011
Jornal "Tribuna do Norte" Publicação de Novembro/2011

Fotos:
Imagens Google
Acervo Pessoal de Carlos Zens
 ( Facebook-Foto com crianças)
Acervo de Lenilton Lima

Vídeos:
1 - Asa branca - enviado  por Robertmorim em 06/06/20
 2 -Programa Cores e Nomes -Enviado pelo coresenomes em  24/06/2010
 3 - Choro Maxixe - enviado por IorisCortez em 27/08/2011
 4 - Fuxico de Feira - Trabalho do curso de Rádio e TV da     UFRN Produzido por Alex Costa, Diego Wilker, Emanuelle Borges, Gabriella Gerber, Jocielle Lira e Robert Amorim.
5 e 6- Arapuá no cabelo e Flores de Primavera- enviados por Ioriscortez em 27/08/2011
7 - ABC é o meu amor - enviado por abcnatal em 24/05/2011



5 comentários:

  1. VENTO NORDESTE"Arilda Pereira"
    Vi com carinho e estima teu blog,mas com profunda gratidão,á sua generosidade quanto ao meu trabalho com a música.Minha dedicação é sempre porque acretido que podemos vivenciar um Brasil que queremos começando pela educação e cultura,com valores humanos,assim sigo com amor por onde passo,levando a música brasileira e universal,com alegria e bom humor,como uma bandeira hasteada,bem firme.Um forte abraço,com carinho Carlos Zens.

    ResponderExcluir
  2. Ter meu trabalho reconhecido e comentado por você é muito gratificante, e também um estímulo para continuar divulgando os valores e as coisas bonitas dessa nossa terra.Melhor ainda é constatar que além de músico de primeira grandeza você é também um cidadão exemplar, o que só reforça a minha opinião sobre você, que deu título a minha postagem :"FLAUTISTA DE OURO -ORGULHO POTIGUAR! Um grande abraço com muito carinho. Arilza

    ResponderExcluir
  3. E eu, agradeço aos dois!
    Inspirador a atitude de ambos! Pretendo levar à frente o exemplo de vocês!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada André.Carlos merece todo nosso respeito, como cidadão e como músico.Vamos divulgar o seu trabalho. O Brasil inteiro precisa conhecer! Um abraço.

      Excluir
  4. Sempre que faço pesquisa me deparo com vocês e quero registrar aqui minha gratidão pelo carinho e respeito que vocês tem demonstrado pelo meu trabalho.

    ResponderExcluir