HOJE É O DIA DOS SANTOS REIS!
Esse ano como estava em Natal decidi participar da Festa de Santos Reis. E apesar de encontrar tudo muito diferente do que eu imaginava, gostei muito de ter ido. Das minhas lembranças só a Igrejinha permanecia a mesma. Na praça poucas crianças e um movimento enorme de adultos nas barracas comendo e bebendo. Uma festa profana bem ao gosto dos dias atuais. No lugar do parque de diversão, um palco enorme com um som muito alto, tocando "axé" e "pagode" "forró" e samba". Não era bem isso que eu esperava*, mas estava feliz porque logo na entrada encontrei umas barraquinhas vendendo os tais barquinhos coloridos e as cestinhas com castanha. Em outras barraquinhas uma quantidade enorme de "bonecas de pano" lindas, baratíssimas! Nem preciso dizer que comprei várias e saí com elas e com meu barquinho na mão, feliz da vida com os meus achados, afinal eu tinha encontrado um tesouro perdido em meio as minhas recordações...
A Igreja estava lotada de fiéis assistindo a Missa e do lado de fora um aglomerado de gente começava a se formar. Para a minha alegria um auto-falante anunciava a "Encenação do Nascimento de Jesus e a Adoração dos Reis Magos" nas escadarias da Igreja e, em seguida, o Balé Popular da Cidade faria uma apresentação de danças folclóricas típicas do ciclo natalino.Com a câmara na mão e muito emocionada, entrei na Igreja para agradecer aos Santos Reis aquela oportunidade - agora sim eu estaria diante do que eu buscava: uma festa religiosa! E por mais de uma hora misturada aos fiéis, assistindo aquele belo espetáculo,coreografado pelo competente Carlos Dimas, me senti novamente envolvida naquele clima religioso, fazendo parte daquela festa que tanto me encantara na infância. Só faltava voltar no dia seguinte para acompanhar a procissão!
Mesmo tendo gostado muito de ter ido fiquei muito irritada em alguns momentos, por causa do barulho e da bagunça generalizada que se instalou ao lado da Igreja. Os palcos e barracas montados para apresentação de grupos musicais com o som muito alto,atrapalhava e muito os festejos religiosos, como a linda apresentação do Auto de Natal, no patamar da Igreja. Lamentável!
Pórtico da Cidade - Uma Homenagem aos Reis Magos
Santos símbolos da capital potiguar (Belchior, Gaspar e Baltazar) são co-padroeiros da cidade, junto com nossa Senhora da Apresentação.
Foi no Dia dos Reis Magos de 1598 que deu início a construção da Fortaleza dos Reis Magos, em pai-a-pique, barreados com lama do mangue, O dia também celebra a epifania cristã, a manifestação de Deus na humanidade por meio do nascimento do Menino Jesus. De acordo com a história católica, os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e guiados poe ela, chegaram ao local onde Jesus tinha nascido. Eles representavam as diferenças entre os povos e simbolizavam as três nações existentes naquela época.
IMAGENS DO AUTO DE NATAL
APRESENTAÇÃO DO BALÉ
POPULAR DA CIDADE
FOTOS:
- Imagens Google
- Acervo Pessoal
- Edição de foto: Programa Pic-Nic - Yahoo/BR
Carlos Zens
ResponderExcluirO lugar da minha infância,um chêro de alegria.