Um blog nostálgico não poderia deixar passar uma ocasião como essa - a vernissagem do artista plástico e poeta Pedro Grilo, na Pinacoteca do Estado, merece destaque em Vento Nordeste. Oitenta quadros desse artista maravilhoso, retratando uma Natal que eu pouco conheci era tudo que eu queria ver nesse momento. Como a distância não me permite, vou me contentar em navegar virtualmente diante do colorido vibrante de Pedro Grilo, enquanto faço a minha parte de divulgar seu trabalho.Viaje com Vento Nordeste nessa postagem e se delicie com as cores e as paisagens da cidade vista, vivida e retratada por Pedro Grilo.
Poeta e pintor, Pedro Grilo faz sua primeira exposição individual aos 75 anos. Em "Grilo Borratela" o artista imortaliza imagens da cidade que fizeram parte da sua infância e compartilha essas memórias com o público nessa vernissagem. A exposição retrata detalhes de uma Natal que poucos conheceram ( da Fundação aos anos 50). Suas telas tem um colorido vibrante e misturam realismo com elementos da Arte Naif. Para fazê-las ampliou fotografias antigas e aplicou sobre elas espessas camadas de tintas de cores variadas - "gosto de cores" diz. Os quadros de bom tamanho, estão todos a venda e João Grilo sonha em encontrar uma empresa que compre toda a sua obra e doe para o Instituto Histórico e Geográfico do RN.
FONTES:
Segundo o próprio artista, ele começou a retratar a cidade, quando um colega lhe apresentou umas fotografias do bairro das Rocas, sem muita definição e pediu que ele as fizessem em telas."Elas estavam muito desbotadas, havia muitos clarões nelas" explica ele. Essas lacunas serviram de impulso criativo para buscar na imaginação uma Natal que ele viveu e foi muito feliz.
Pedro Grilo se considera um "borrador de telas" dispensando o título de artista plástico. Afirma que que não segue nenhuma escola: " Não sou copiador de ninguém. Meu trabalho não é pior nem melhor do que os demais. É apenas uma questão de estilo próprio".
Pedro Grilo na lente de Carlos Morais dos SantosPedro Grilo se considera um "borrador de telas" dispensando o título de artista plástico. Afirma que que não segue nenhuma escola: " Não sou copiador de ninguém. Meu trabalho não é pior nem melhor do que os demais. É apenas uma questão de estilo próprio".
Figura inconfundível na cidade sempre protegido por seu sombreiro e amparado por um cajado, Pedro Grilo ou simplesmente Grilo como é conhecido, nasceu em Natal/RN no dia 30 de setembro de 1936. Passou um período em Goianinha morando com a avó e, aos sete anos retornou à Natal, onde vive até hoje. Morou no Areal e atualmente na Guanabara. Frequentou a escola até o curso primário. Autodidata, começou a escrever aos 15 anos. Para ganhar a vida, foi pintor de parede e de letreiros comerciais. Nas horas vagas dedicava-se à poesia e às trovas. Foi idealizador do jornal alternativo, mensal, O Pitiguari, no qual apresenta suas trovas e as trovas de outros autores potiguares. Lançou em 2000 o livro Mel e Cicuta e é membro efetivo da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, ocupando a cadeira de número 35, cujo patrono é Ponciano Barbosa. Também integra a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, a União Brasileira de Trovadores e é membro do Poetas Del Mundo.
A CIDADE E AS CORES DE PEDRO GRILO
A Cidade Provinciana de de Pedro Grilo e Alínio Rosa
Veja o vídeo abaixo e se encante com a Natal de Pedro Grilo ao som da Natal Provinciana de Alínio Rosa. Em seguida vá correndo para o Palácio Potengi, ou melhor da Cultura, onde está acontecendo a exposição, prestigiar o nosso talentoso artista. A exposição que tem o nome de "Grilo/2012 - Borratela" fica em cartaz até o dia 26 de maio/2012. Não percam!
- Jornal Tribuna do Norte - Reportagem de Yuno Silva -Natal/RN
- Pesquisas Web - Sites:
- PoTiGuArte - José Carlos - Natal/RN
- Educação e Cultura - Maria Efigênia - Natal/RN
- ViviCultura - Natal/RN
- Assessoria de Imprensa da Fundação José Augusto - Governo do Estado do RN
- Acervo da Tribuna do Norte - Natal/RN
- Imagens Google
- Edição de Fotos: Site PicMonkey
- Enviado ao You Tube por Ariza Soares em 29/04/2012 - Musica "Provinciana" de Alínio Rosa - Imagens : Reprodução das Telas de Pedro Grilo (do Acervo da Tribuna do Norte e outras imagens encontradas no Google ).