Nesse mês de Junho, todo nordeste está envolvido com as festas típicas,ditas juninas.É época de muito milho verde,canjica.de pé de moleque e de todas as delícias da nossa rica gastronomia.É época de pamonha, muita pamonha! Essa iguaria tem muita aceitação em Natal.Aqui se encontra pamonha o ano inteiro,em padarias,em casas de vendas de produtos regionais ou até mesmo com vendedores ambulantes que passam em carros pelas ruas dos bairros mais populares anunciando pelo microfone:"Olha a pamonha" (detalhe o pregão é uma gravação-tempos modernos! O ambulante só dirige o carro e efetua as vendas).
A Pamonha é muito consumida no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo( com destaque para as famosas pamonhas de Piracicaba )Minas Gerais e Goiás, além da presença em toda Região Nordeste.Sofre alterações regionais,quanto ao sabor( que pode ser doce ou salgada) e recheios usados.Hoje são encontradas pamonhas de queijo,coco ralado,linguiça,frango etc.Inovação é o que não falta, mas a massa básica do seu preparo é a mesma em qualquer lugar: milho verde ralado, misturado ao leite, sal ou açúcar dependendo do gosto.Essa massa é colocada em um "recipiente" feito com a própria casca do milho.
A origem da pamonha é polêmica.Entre as várias vertentes fico com com a que defende que a pamonha tenha surgido da mistura entre as tradições indígenas ( que dominavam o cultivo do milho - a própria palavra pamonha vem do tupi Pa'muña que significa pegajoso) das tradições portuguesas (que teriam trazido para o Brasil uma receita muito semelhante à da pamonha) e dos escravos africanos que teriam feito as adaptações regionais necessárias até chegar a pamonha que conhecemos hoje.
Receita da Pamonha de Milho Verde Nordestina
Ingredientes
8 espigas de milho verde com palha
1colher (sopa) de manteiga
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de leite
1 pitada de sal
Modo de Preparar
1colher (sopa) de manteiga
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de leite
1 pitada de sal
Modo de Preparar
Cortar as extremidades das espigas com uma faca.Limpar as espigas e reservar as palhas maiores para embrulhar as pamonhas.
Em uma panela,levar ao fogo o leite ( que pode ser de coco, se preferir) e a manteiga até derreter. Reserve.
Com uma faca retirar os grãos das espiga. Bater os grãos no liquidificador até obter um creme. Adicionar essa mistura ao leite reservado, acrescentar o açúcar, o sal e mexer bem. Passar as palhas reservadas em água fervente por alguns segundos. Separar duas palhas para cada pamonha. Pegar a primeira, dobrar as laterais e a ponta, formando um saquinho. Encher o saquinho com o líquido da pamonha e cobrir com a outra palha, dobrando as laterais e a ponta. Amarrar as extremidades, de canto a canto, com um barbante. Colocar as pamonhas em uma panela com água, uma a uma, e cobrir com os sabugos. Mantenha no fogo por 1 hora ou até a palha ficar bem amarelada.
Livro de Receitas Digitais -Google
Clique no link abaixo e aprenda a fazer, passo a passo, uma autêntica pamonha nordestina.
Aprenda a fazer e chame os amigos para um lanche típico dessa época de festas.Só tome cuidado para não chamar alguns deles de" pamonha" que é o mesmo que chamar essa pessoa de molenga, abobado, preguiçoso, bobo.