Que nordestino não fica feliz, de encontrar uma Asa Branca em pleno sertão, num período de grande estiagem? Comigo não foi diferente! Ao acordar e encontrar um casal de Asa Branca, no telhado da pousada onde estava hospedada, no sertão do Quixadá- Ceará, uma alegria enorme tomou conta de mim - finalmente ia chover por ali, pensei! É interessante como essa ave tornou-se símbolo de esperança no imaginário do nosso povo depois que Luiz Gonzaga cantou a a alegria da Volta da Asa Branca ao ouvir um ronco do trovão, depois de ter ido embora com a seca. E para a felicidade de todos nós, naqueles dias, choveu no Quixadá!
A nossa ave mais famosa. eternizada pelo Rei do Baião, não é endêmica do Nordeste. É uma ave migratória, encontrada na América do Sul, em países como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina. No Brasil estende seus domínios do Nordeste até o Rio Grande do Sul.
NOMES POPULARES E O NOME CIENTÍFICO
Asa Branca é o nome popular, dado no Nordeste, para a maior espécie de pombos encontrados no Brasil. Foi assim chamada devido a uma faixa branca, na parte superior das asas, que a ave exibe quando em voo. Em outras regiões recebe outros nomes como: Pombão, Pombo ou Pomba do ar, Pomba-trocal, Pomba-trocaz, Pomba -saleira, Pomba-carijó, Pomba-pedrês, Jacaçu. Pomba verdadeira.
O nome científico Patagioenas Picazuro tem uma origem curiosa: Patagioenas é uma palavra de origem grega, que pode ser traduzida como “pombo que faz barulho”. O motivo para isso se deve ao som do ruflar das asas dos pombos quando eles levantam voo. O nome Picazuro, vem do guarani (língua falada até hoje por alguns povos indígenas do Paraguai – país onde a asa-branca foi catalogada pela primeira vez por cientistas, no século XIX. Lá os indígenas davam a esta espécie o nome picazú-ró, que significa “pombo amargo”. Segundo eles, a carne desta ave ficava amarga se ela se alimentasse de certos frutos.
CARACTERÍSTICAS E HÁBITOS
DA ASA BRANCA
DA ASA BRANCA
Algumas características são bem marcantes na Asa Branca: O círculo avermelhado ao redor dos olhos, o pescoço de cor cinza- azulado, a faixa branca na parte superior das asas, o que explica seu nome popular.
Vive em campos com árvores, cerrados, caatinga, florestas de galeria e até em áreas urbanas. Alimentam-se de sementes e grãos coletados, a maioria das vezes, no solo. Por vezes são vistas em roçados de milho e feijão.
A REPRODUÇÃO E CRIAÇÃO DO FILHOTE
A Asa Branca pode nidificar em todos os meses do ano. Para atrair a fêmea, o macho emite um canto característico, composto por um chamado inicial, grave e gutural, seguido por sequências de três chamados longos e mais suaves. Os casais fazem ninhos em territórios demarcados pelo macho em voos altos e com batimento especial das asas. Constrói o ninho em árvores e a cerca de 3 metros do solo ou na parte baixa de uma árvore de cerrado na borda de cerradão, o ninho é achatado com gravetos frouxamente entrelaçados. O material do ninho é quebrado dos ramos secos no topo de árvores ou pego no chão.
Põe um único ovo, branco, é incubado por 16 a 19 dias pelo casal que também se ocupa da criação do filhote. O filhote é alimentado pelos pais com o “leite de papo ou de pombo”, massa queijosa composta pelo epitélio digestivo do papo, que é fortemente desenvolvido em ambos os sexos durante a época da criação. Esta substância é regurgitada para ser recolhida pelos filhotes nos bicos dos pais. A medida que os filhotes vão crescendo são adicionados sementes em ordem crescentes. O filhote saindo do ninho é semelhante aos pais, um pouco menor e com a faixa branca da asa quase inexistente.
A ASA BRANCA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
No dia 3 de março de 1947 a dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira compôs a canção batizada de “Asa Branca”. É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido a canção, considerada um dos hinos da música popular brasileira. Gravada por tantos artistas, Asa Branca foi eleita em 1997, pela Academia Brasileira de Letras, como sendo a segunda canção brasileira mais marcante do século XX. Nela os autores retratam o sofrimento e a fuga do nordestino para outras paragens devido às longas estiagens.
"Até mesmo a Asa Branca / Bateu asas do sertão.
Então eu disse adeus Rosinha / Guarda contigo meu coração."
Posteriormente Luiz Gonzaga gravou "A volta da Asa branca”, do compositor Zé Dantas outro grande parceiro do "rei do baião”. A letra dessa música fala da alegria do povo do sertão nordestino, com a volta das chuvas, trazendo com ela a Asa Branca que fugira de lá durante a estiagem. Asa Branca no Sertão, se torna então no imaginário popular, prenúncio de boa invernada e com ela a fartura e a riqueza.
"Já faz três noites / Que pro norte relampeia
A Asa Branca ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas e voltou pro meu sertão
Ai, ai eu vou me embora / Vou cuidar da prantação"
"Rios correndo / As cachoeira tão zoando
Terra moiada / Mato verde, que riqueza
E a Asa Branca / Tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre / Mais alegre a natureza"
FONTES
PESQUISAS GOOGLE - SITES:
- http://chc.cienciahoje.uol.com.br/asa-branca-nos-versos-do-baiao/
- https://msgteresa.wordpress.com/2013/10/11/mae-de-passarinho
- http://jesselopesfotografia.blogspot.com.br/2012/06/pomba-asa-branca-nome-popular-pomba-asa.htm
- http://www.alagoasnanet.com.br/v3/luiz-gonzaga-o-homem-que-cantou-encantou-e-defendeu-o-brasil/
- http://www.une.org.br/2012/12/patagioenas-picazuro-pomba-pedres-ou-asa-branca
FOTOS
IMAGENS GOOGLE - SITES:
- http://chc.cienciahoje.uol.com.br/asa-branca-nos-versos-do-baiao/
- https://msgteresa.wordpress.com/2013/10/11/mae-de-passarinho
- http://jesselopesfotografia.blogspot.com.br/2012/06/pomba-asa-branca-nome-popular-pomba-asa.htm
- http://www.alagoasnanet.com.br/v3/luiz-gonzaga-o-homem-que-cantou-encantou-e-defendeu-o-brasil
- http://www.une.org.br/2012/12/patagioenas-picazuro-pomba-pedres-ou-asa-branca
- http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/bosque-dos-constituintes/avifauna/asa-branca
- Edição de Fotos:Programa PicMonckey
VIDEOS - DO YOUTUBE:
- https://www.youtube.com/watch?v=zxakklYlbI8
- https://youtu.be/cWiJL0_yj9c
Que lindo
ResponderExcluirAlguem sabe me dizer até que município do agreste Pernambucano vemos e encontramos a asa branca?
ResponderExcluirÓtima💖 apresentação do passarinho
ResponderExcluirAsa-Branca✌🏻
Existe uma entrevista de Luiz Gonzaga onde ele narra o dia em que conheceu Zé Dantas. Gonzaga diz que Asa Branca foi mostrando a ele por Zé Dantas nesse dia. A composição é só de Zé Dantas.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirComo que a ave asa branca se simboliza com mudanças humanas
ExcluirAí ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiijjiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluirParabéns por toda informação.
ResponderExcluir