Você conhece o doce dos deuses ? Em Natal tem, e é conhecido como Cartola. Pra mim não existe doce melhor para se saborear no lanche da tarde, ou como sobremesa. Simples, saborosa, nutritiva, a cartola sempre consumida em Natal, pelo menos entre as pessoas da minha geração. Atualmente já não é tão fácil encontrá-la. Mas no centro da Cidade Alta, tem um local ainda é possível comer a cartola na sua forma tradicional - banana, queijo, açúcar e canela, ou de forma mais incrementada com outros ingredientes como, chocolate, creme de leite ou sorvete.
Mas essa deliciosa iguaria, não é prato típico da gastronomia potiguar. É considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco, documentada pela Lei 13.751 da Assembléia Legislativa, datada de abril de 2009.
Não se sabe precisar ao certo a origem do nome Cartola. Alguns pesquisadores acreditam que o nome se deve provavelmente à cor escura da canela e o formato alto do queijo sobre a banana, que remotamente lembra uma cartola, hipótese que, para muitos não passa de especulação.
A receita, que combina banana madura, queijo de manteiga, canela e açúcar é uma mostra de miscigenação dos três principais povos formadores da nossa cultura, sendo produzida pela primeira vez nas casas-grandes dos engenhos. O prato, portanto, como tantas outros, nasceu da mistura de ingredientes, técnicas, experiências e hábitos culturais do colonizador português, do índio e do escravo africano.Dos nossos índios herdamos o hábito de comer banana -uma espécie nativa-a pacova ( pa´kova ) Dos negros escravos o queijo de manteiga.
Receita da Cartola
INGREDIENTES
3 bananas maduras
3 colheres de açúcar
200 gr de queijo do sertão
Manteiga de garrafa
MODO DE FAZER
1º Aqueça uma assadeira antiaderente com um pouco da manteiga e frite as bananas que foram fatiadas ao meio no sentido longitudinal
2º Enquanto as bananas estão sendo fritas, misture o açúcar com a canela e coloque num prato formando uma cama.
3º Retire as bananas fritas e deite sobre o açúcar e a canela. Passe um pouco de manteiga no queijo e na mesma assadeira que fritou as bananas, doure o queijo dos dois lados.
Fontes:
Fotos:
- Jornal Diário de Natal
- Dicionário do Folclore Brasileiro - Luís da Câmara Cascudo- Ediouro Publicações/SP
Fotos:
- Imagens Google
- Edição de Fotos:programa Pic-Nic - Yahoo?BR
Parabéns! Essa sobremesa é simplesmente maravilhosa, simples, barata e prática com um sabor muito especial.
ResponderExcluirmaravilha. papai adora. Mamae fazia para ele quando eram namorados.
ResponderExcluirNão deixo nunca de comer uma Cartola e sempre no mesmo restaurante no centro da cidade-lá ainda se encontra essa forma tradicional e eu gosto dessa !
ResponderExcluirBoa tarde Arilza! Em qual restaurante do centro, encontramos essa cartola?
ExcluirBeta Lima Arilza vou sair para comprar o queijo e vou fazer. Nao estou conseguindo me segura
ResponderExcluirNo facebook
Kelvin adora...é o doce preferido dele e ele sabe fazer.
ResponderExcluirSaudades de você!
Um beijão!
Ai que delícia Arilza...será que acerto fazer esse "bicho" rsrsrsr?Tudo que tem banana eu amooooooooo de paixão!Onde acho esse queijo do sertão?Estou com água na boca só de pensar nesta sobremesa.
ResponderExcluirGente, nao existe sobremesa melhor no mundo!!!
ResponderExcluirSimples, pratica, barata e com um sabor mais que especial!!! Além de deliciosa, ainda vem com uma recordação de vovo Gigi no fogão (coia rara)preparando pra gente!
Cartola é de comer rezando - é bom demais!
ResponderExcluirCOMENTÁRIOS NO VENTO NORDESTE - NO FACEBOOK
ResponderExcluirCleia Brasil hummm que delicia!
Kantinhos de Natal Eu é que agradeço a você Arilza Pereira, por divulgar tão bem nossa cultura diariamente.
Jacqueline Albuquerque Muito bom!!!
Rejane Maria Paiva da Silva nossa e tudo de bom,quanto tempo que não como.
Carlos Frederico Soares Eugenio Faço, pelo menos, uma vez por semana! cuidado com as calorias! rs rs rs
Lucia Oliveira A cartola que conheço, além da banana e do queijo, vai sorvete. Comi muita cartola na LOBRAS ( Lojas Brasileiras ) quando ainda morava na minha querida Natal. Faz muito tempo que não como uma.........
Andresa Lima Neves Adoroooooooo
Humm estoy com agua na boca..
ResponderExcluirNao conheço e nem nunca comi.Mas une duas coisas que amo muito! Banana e queijo, alem da canelinha e acucar!!
Nossa !irei fazer hoje!!!