Quem é potiguar sempre se orgulhou de mostrar aos turistas o belo recanto da praia de Pirangi do Norte onde está localizado o cajueiro detentor do título de Maior Cajueiro do Mundo conferido pelo Guiness Book ( Livro de Recordes) em 1994. Recentemente a Embrapa Meio Norte divulgou um artigo comprovando a existência de um cajueiro, localizado no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. A árvore que tem mais de 200 anos, possui atualmente 8,810m², o que lhe confere o título de maior Cajueiro do Mundo, desbancando assim o do Rio Grande do Norte.
DADOS COMPARATIVOS
CAJUEIRO DO PIAUÍ X CAJUEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE
CAJUEIRO DO PIAUÍ
CAJUEIRO DO RN
Quando as autoridades piauienses divulgaram em 2010 que o município de Cajueiro da Praia possuia uma árvore maior que a da praia de Pirangi em Parnamirim/Rio Grande do Norte, tratava-se de declaração embasada em estudos do engenheiro agrônomo Wellington Rodrigues de Souza. Segundo ele o Cajueiro de Pirangi no Rio Grande do Norte tem 8.500 m² de área ocupada e cercada, sem perspectiva de continuar crescendo e o Cajueiro da Praia no Piauí possui 8.810 m², portanto com 310 m² a mais, tendo uma área livre de até 12.000 m² para continuar cescendo.
O Cajueiro Rei como é chamado o cajueiro do Piauí está localizado em áreas de terrenos privados pertencentes a famílias tradicionais do municipio de Cajueiro da Praia.Para os mais antigos pescadores, descendentes dos primeiros habitantes do povoado, o nome do município "Cajueiro da Praia" foi uma homenagem ao bicentenário do cajueiro em questão. Nas sombras do velho Cajueiro foram encontrados vestígios arqueológicos (cacos e peças de cerâmica), provavelmente deixados por povos indígenas que há centenas de anos circulavam pelo lugar
Em maio de 2002 foi criada uma lei municipal visando proteger o cajueiro, uma vez que, segundo relatos dos moradores, o cajueiro já foi bem maior e a área bem mais livre. Hoje o cajueiro se encontra cercado de casas e terrenos nas proximidades da beira mar.
Para o historiador Danilton Nóbrega é urgente que se faça o tombamento do local, ou seja fazer com que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reconheça o cajueiro como partimônio do Piauí e depois fazer uma grande campanha de divulgação com objetivo de impulsionar o turismo sustentável, como no caso do cajueiro de Pirangi.
O FENÒMENO DA ANOMALIA GENÉTICA
Para os especialistas o Cajueiro Rei é uma clonagem multiplicada galho a galho, esparramando cópias genéticas idênticas ao tronco principal que lhe deu origem. Isso acontece porque originalmente o cajueiro espalhou-se em ramificações por reprodução não-sexual, chamada alporquia de solo, método que os chineses conhecem há séculos. A multiplicação por alporquia de solo naturalmente acontece quando os galhos tocam o chão, são recobertos pela terra úmida e ganham raízes próprias, em média, depois de dois anos ou dois invernosseguidos. Quando o galho brota, reforça seu tronco, emite novas ramificações e recomeça tudo outra vez. Isso proporciona uma soma biológica na captação geral de energia solar, água e nutrientes minerais distribuídos por toda a planta-mãe, tornando o cajueiro de milhares de galhos e milhões de folhas uma árvore única, resultado de múltiplas propagações.
POLÊMICA EM TORNO DO TÍTULO
DE MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO
Muito tem se dicutido sobre quem realmente é merecedor do título de maior Cajueiro do mundo. Para a bióloga Michele Carboni, que esteve no local do Cajueio do Piauí não tem como desbancar o do Rio Gande do Norte. Michele foi contratada pela asssociação que administra o cajueiro de Pirangi. Segundo afirma, o cajueiro do Piauí reúne numa mesma conecção três árvores da mesma espécie.Deses três pés, um deles possui a mesma anomalia que o de Pirangí."Estivemos lá, conversamos com moradores e verificamos que a copa não é oriunda de um único tronco, mas de três. Um deles tem a mesma característica que o daqui, mas isso não o torna maior”, Ela explica que identificou três troncos diferentes, ou seja, não se trata de uma única árvore. “São três cajueiros e os próprios moradores locais afirmam que os cajus produzidos são diferentes e com castanhas diferentes”.
A bióloga explica que os cajueiros têm raiz pivotante, que se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. “No nosso cajueiro, esta raiz só foi encontrada no tronco principal. Como os galhos entram em contato com o chão, ramificam e retornam à superfície, mas sem desenvolver a raiz pivotante”.
Enquanto isso, no Piauí, o governo decidiu contratar a Universidade Federal do estado (UFPI) para fazer um estudo genético e comprovar que o cajueiro gigante é uma única árvore. Depois, pretende bancar auditorias independentes para pleitear o título de maior cajueiro do mundo no “Guinness Book”.
FONTES - PESQUISAS GOOGLE - SITES:
- http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/07/piaui-diz-ter-maior-cajueiro-do-mundo-e-tenta-derrubar-titulo-do-rn.html
- http://www.tribunadopiaui.com.br/noticias/cajueiro-rei-o-maior-do-mundo-esta-no-litoral-do-piaui-728.htm
- http://www.turismo.pi.gov.br/pt-br/video/cajueiro-rei-do-piaui-e-destaque-nacional
- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1649053-cidades-do-nordeste-brigam-por-titulo-de-maior-cajueiro-do-mundo.shtml
FOTOS - IMAGENS GOOGLE - SITES:
- http://www.meionorte.com/cidades/pi/parnaiba/pi-supera-rn-e-possui-o-maior-cajueiro-do-mundo-311019
- http://incrivel.meionorte.com/sem-categoria/cajueiro-rei-do-piau-iacute-o-maior-do-mundo-eacute-daqui-2
- http://guiameds.com.br/2015/06/29/piaui-e-rio-grande-do-norte-brigam-por-titulo-de-maior-cajueiro-do-mundo/
VIDEOS - DO YOU TUBE
- https://youtu.be/ckG8JClq8vM
- https://youtu.be/MY-PZ4bDBBg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário